FaceBook Instagram Twitter


Comemorações do 162 aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina



Quando: 31 Maio 2016, terça-feira, a partir das 14h
Onde: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1722128488062868

No dia 31 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina completa 162 anos de sua criação e para comemorar a data estará com uma programação especial que inclui a abertura de exposição, entrega de jornais digitalizados e o início da digitalização de uma nova coleção de periódicos. A BPSC é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e está localizada no centro de Florianópolis.

As comemorações começam às 14h, com a abertura da Mostra de Jornais Digitalizados, com 16 capas impressas em placas de mdf de jornais catarinenses editados a partir do século XIX, incluindo O Catharinense, primeiro periódico catarinense, de 28 de julho de 1831. Na ocasião, será entregue à Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina o DVD com as edições digitalizadas da coleção do periódico Zero, um dos mais importantes jornais-laboratório do Brasil e um dos mais antigos em circulação, vencedor de diversos prêmios em certames regionais e nacionais. A coleção abrange o período histórico de 1982 a 2015, perfazendo 175 edições, com um total de 2.709 páginas. Todo este acervo estará, também, disponível à consulta pública no site do projeto Hemeroteca Digital (http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/)

Para completar os festejos, serão iniciados os trabalhos de digital ização do jornal A Gazeta: a voz do povo, importante publicação que marcou época na imprensa catarinense. De propriedade do jornalista Jairo Callado, era editado em Florianópolis e circulou no período de 1934 a 1987. Impresso no formato standart, periodicidade diária, dava ênfase ao noticiário político catarinense, notícias nacionais e internacionais, literatura, esportes, publicações oficiais entre outras.

A coleção é composta por 250 volumes encadernados, totalizando aproximadamente 15,5 mil edições, com mais de 90 mil páginas. A finalização dos trabalhos de escaneamento, edição de imagens e disponibilização on-line está prevista para dezembro de 2018.

Sobre a BPSC
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, sendo franqueada ao público em 9 de janeiro de 1855. É considerada a sexta biblioteca do gênero mais antiga do Brasil.

Do seu acervo inicial de 474 volumes obtidos por doação, abriga, atualmente, mais de 115 mil volumes. A BPSC disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos locais e de circulação nacional, livros em Braille, obras raras e a coleção de jornais catarinenses de 1831 até os dias atuais.

14h - Abertura da Mostra de Jornais Digitalizados
15h - Início da digitalização do jornal A Gazeta: a voz do povo
Comemorações do 162 aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina


Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar