FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Exposição "Registro Ficções Polaroides", de Joana Amarante



Quando: até 16 de junho
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/626631034159419

Abertura 5 de maio, às 19h
Visitação até 16 de junho

A Fundação Cultural Badesc abre no dia 5 de maio, quinta-feira, às 19h, no Espaço 2, a exposição inédita Registro Ficções Polaroides, de Joana Amarante. Por meio de fotografias, escritas e inserções de outros objetos a artista registrou seu trajeto diário por cidades onde passou nos últimos seis anos. “Não significa que a foto e a frase coincidem, muitas vezes as uno, alguns meses e anos mais tarde com anotações realizadas em outras cidades. É um dia fictício e utilizando um dispositivo também falso”, declara a artista.

A exposição contará com aproximadamente 60 fotografias no formato polaroide e com escrita. Todo o trabalho é uma ficção, desde o dispositivo para captar as imagens (fotografias tiradas com câmera digital e posteriormente colocadas no formato de polaroide), assim como as frases (anotadas ao longo dos percursos diários e de viagens, de livros e músicas, de conversas alheias) que são agregadas nessas imagens “fictícias”, de forma a criar uma narrativa de um dia.

“Penso que a memória é um emaranhado de pensamentos e imagens constituídas por aquilo que vivencio, pelo filme que assisti no cinema, um relato ou fala de um estranho que passa pela rua. E, de repente, vejo-me criando uma memória só minha que me faz realmente acreditar que aquela montagem de diversos fatos, que não necessariamente me pertenceram. Diferente das pessoas que guardam as agendas e diários que escreviam na infância, eu joguei todos fora. Toda minha memória no lixo e, a partir disso, criei outra, talvez mais própria. Viajar para outros países, continentes, caminhar pelas ruas desconhecidas dentro da minha própria cidade, sentir temperaturas agradáveis e desagradáveis e criar com essas imagens minhas memórias, o que me lembro daquele tempo, ou melhor, o que eu gostaria de guardar, o que eu gostaria de me lembrar”, comenta Joana.

Nesse conjunto há fotografias de caminhadas por Florianópolis (SC), Antônio Carlos (SC), Uyuni (Bolívia), Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Porto (Portugal), Amarante (Portugal), Barcelona (Espanha), Paris (França), Amsterdan (Holanda), Bruxelas (Bégica), entre outros.

Joana Amarante é Artista Visual e participou de diversas exposições coletivas itinerantes. É mestre em Teoria e História das Artes Visuais e graduada em Licenciatura em Artes Plásticas, ambas pela UDESC. Exposição "Registro Ficções Polaroides", de Joana Amarante

Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 26 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
até 30 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar