FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Exposição "Retratos efêmeros" da artista plástica Mônica Priori



Quando: de 6 a 10 de junho
Onde: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC
Quanto: Gratuito

A Semana de Letras da UFSC apresenta uma seleção de trabalhos da artista plástica Mônica Priori, acadêmica do curso de Letras Espanhol, de 6 a 10 de Junho no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, com entrada gratuita.

O modo de fazer arte de Mônica Priori de Oliveira não é nada convencional. Suas pinturas não são emolduradas e nem assinadas, e prefere trabalhar com dois itens bem atípicos, papel jornal e tinta PVC. Sendo assim não se preocupa com reproduções, pois seu trabalho é único e carrega a sua identidade. A técnica escolhida a acompanha desde o início de sua trajetória de artista plástica, assim como o desejo de retratar a natureza humana.

As pinturas expostas no CCE datam de 2007 a 2012 e fazem parte de séries – Anônimos, Funcionários da Udesc, Ribeirão, Meninos, entre outras – já expostas pela profissional em outras cidades e até mesmo fora do Brasil.

Nesta seleção, a artista traz, em maior parte, pessoas anônimas em momentos do cotidiano. Os traços são, visivelmente, fortes e precisos, em contraste com à leveza da expressão corporal. Nem o fundo da tela, nem as pessoas ali representadas são por acaso. O papel jornal se contextualiza com o personagem, e vice-versa. Seu trabalho nasce, muitas vezes, no olhar para o lado, onde há alguém com uma história, sentimentos e impressões.

Mônica explica em seu material de divulgação “que o “eu”, as identidades têm a inteireza do jornal de ontem, de hoje ou de amanhã: podem suportar esse vazio deixado por verdades que se vão, assim como podem cobrir mentiras”.

Como já foi dito, o uso de jornal não é aleatório. Mônica comenta que, às vezes, procura uma matéria específica, uma publicação de determinada data que tem relação com o que deseja pintar. Por que jornal? A esta pergunta feita várias vezes à artista, ela justifica pela dinâmica que esse meio proporciona, ao turbilhão de informações, e na tentativa de se aprofundar naquilo que passa tão rapidamente por nós no dia-a-dia.
Exposição "Retratos efêmeros" da artista plástica Mônica Priori


Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Setembro 2017 Inscrições de artesãos e trabalhadores man... >> Especiais / Outros
até 21 Setembro 2017 2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis t... >> Exposições
até 21 Setembro 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 21 Setembro 2017 Primavera parisiense com mais de três mil ... >> Exposições
até 22 Setembro 2017 Curso sobre Cinema no Museu Histórico de S... >> Educação / Cursos
até 23 Setembro 2017 Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza - ... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar