FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Exposição "Retratos efêmeros" da artista plástica Mônica Priori



Quando: de 6 a 10 de junho
Onde: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC
Quanto: Gratuito

A Semana de Letras da UFSC apresenta uma seleção de trabalhos da artista plástica Mônica Priori, acadêmica do curso de Letras Espanhol, de 6 a 10 de Junho no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, com entrada gratuita.

O modo de fazer arte de Mônica Priori de Oliveira não é nada convencional. Suas pinturas não são emolduradas e nem assinadas, e prefere trabalhar com dois itens bem atípicos, papel jornal e tinta PVC. Sendo assim não se preocupa com reproduções, pois seu trabalho é único e carrega a sua identidade. A técnica escolhida a acompanha desde o início de sua trajetória de artista plástica, assim como o desejo de retratar a natureza humana.

As pinturas expostas no CCE datam de 2007 a 2012 e fazem parte de séries – Anônimos, Funcionários da Udesc, Ribeirão, Meninos, entre outras – já expostas pela profissional em outras cidades e até mesmo fora do Brasil.

Nesta seleção, a artista traz, em maior parte, pessoas anônimas em momentos do cotidiano. Os traços são, visivelmente, fortes e precisos, em contraste com à leveza da expressão corporal. Nem o fundo da tela, nem as pessoas ali representadas são por acaso. O papel jornal se contextualiza com o personagem, e vice-versa. Seu trabalho nasce, muitas vezes, no olhar para o lado, onde há alguém com uma história, sentimentos e impressões.

Mônica explica em seu material de divulgação “que o “eu”, as identidades têm a inteireza do jornal de ontem, de hoje ou de amanhã: podem suportar esse vazio deixado por verdades que se vão, assim como podem cobrir mentiras”.

Como já foi dito, o uso de jornal não é aleatório. Mônica comenta que, às vezes, procura uma matéria específica, uma publicação de determinada data que tem relação com o que deseja pintar. Por que jornal? A esta pergunta feita várias vezes à artista, ela justifica pela dinâmica que esse meio proporciona, ao turbilhão de informações, e na tentativa de se aprofundar naquilo que passa tão rapidamente por nós no dia-a-dia.
Exposição "Retratos efêmeros" da artista plástica Mônica Priori


Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Agosto 2018 Prefeitura abre 800 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para jovens
até 21 Agosto 2018 Inscrições para atividades esportivas oferecidas à comunidade na UFSC em 2018/2
até 24 Agosto 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar