FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2016
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Imagens de Arte e Resistência



Quando: 09 Junho 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1744307469187494

Nesta quinta-feira, dia 9 de junho, o projeto Cine Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, a Mostra Imagens de Arte e Resistência, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

Vai rolar filme paulista e catarinense "Teatro contra barbárie" e "O povo da corte". Após a exibição dos filmes, será realizada uma mesa de debate com os diretores e cineastas, com início previsto para as 19h55.

A mostra apresenta a luta de artistas e agentes de cultura em busca de mais respeito e valorização da cultura brasileira através de um documentário sobre a Lei de Fomento em SP e uma ficção sobre a relação dos artistas e governo em SC. O trabalho retrata a relação entre artistas, sociedade e poder público e reflete a situação atual da Cultura e Arte brasileira.

Comentaritas: Emanuele Mattiello – Gr. Imagens Políticas e Dir. de Comunicação da FECATE, Chico Caprário – Diretor, Roteirista e Produtor, Marília Carbonari – Diretora e Profa. Teatro/UFSC, Elaine Sallas – Mestranda em Teatro-MST/Udesc.

CONVIDADOS & CURRÍCULOS:
Convidados:
Chico Caprário (Diretor, Roteirista e Produtor)
Marília Carbonari (Grupo Inclassificáveis, Profa. Teatro/UFSC e Doutoranda em Teatro /Udesc > particou do movimento Arte Contra Barbárie em SP)
Elaine Sallas (Mestranda em Teatro /Udesc onde pesquisa os grupos de teatro do MST-SC e membro do Grupo Casa de Santo)
Jennifer Jacomini (Doutoranda em Teatro /Udesc, Palhaça, membro do Grupo Imagens Políticas e Trio Arroz de Festa)
Esha (Sônia Velloso) (Mestranda em Teatro /Udesc e membro Grupo Arreda Boi)
Moderação:
Emanuele Mattiello (Cine Imagens Políticas)

FILMES:

“TEATRO CONTRA A BÁRBÁRIE”
São Paulo/SP Brasil. 2012. 30 min. Documentário. Livre.
Direção: Evaldo Mocarze
Produção: Casa Azul e Coop. Paulista de Teatro
Com o Movimento Arte Contra a Barbárie
Sinopse: O documentário TEATRO CONTRA A BARBÁRIE, dirigido por Evaldo Mocarzel (“A Margem da Imagem” 2003, “BR-3” 2009, entre outros), foi realizado pela Casa Azul em conjunto com a Cooperativa Paulista de Teatro. O filme parte do surgimento do Movimento Arte Contra a Barbárie para tratar da Lei de Fomento ao Teatro em São Paulo e seus desdobramentos, abordando os avanços no campo político e estético da produção cênica de São Paulo retomando a importância de se consolidar políticas públicas para a Cultura que não estejam submetidas a interesses do mercado e governamentais transitórios.

“O POVO VAI A CORTE”
Florianópolis/SC Brasil. 2006. 15 min. Livre.
Direção: Chico Caprário
Produção: Marco Martins e Renato Cristofoletti
Com Renato Turnes, Álvaro Guarnieri e Valeska Bittencourt
Sinopse: O filme curta-metragem fora criado para integrar o longa Matou o Cinema e foi ao Governador. O longa fora idealizado pelo cineasta Marco Martins para "questionar a forma ditatorial como é conduzida a rarefeita política pública do governo para a cultura", possuí dez episódios, cada um escrito e dirigido por um diretor. Em “O Povo vai a Corte” o cineasta Chico Caprário ironiza as relações do governo catarinense e os artistas nos papéis de Rei e Bobo da Corte.

O QUE É O CINE IMAGENS POLÍTICAS E NOVIDADES PARA 2016?
O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes da UDESC com a Fundação Cultural Badesc. Esse é o quarto ano da mostra, já foram mais de 40 filmes exibidos e mais de 150 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação.

Em 2016, o Cine Imagens Políticas apresenta duas novidades. A primeira é que serão feitas atividades programadas com público específico para cada sessão do filme, antes ou depois da sessão, como oficinas, palestras e mostras em locais específicos. O objetivo é desdobrar o conteúdo do filme e fomentar a formação cultural da comunidade local. Além disso, estamos priorizando a circulação de produções catarinenses e nacionais na mostra, fomentando nossa cultura. Como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Confira algumas das mostras de filmes brasileiros e catarinenses produzidas em 2016: Mostra de Filmes Imagens Indígenas, Mostra de Filmes Imagens Quilombolas, Mostra de Filmes Imagens Negras, Mostra de Filmes Imagens de Arte e Resistência (entre outras).

REALIZAÇÃO DO CINECLUBE IMAGENS POLÍTICAS:
Fundação Cultural Badesc em parceria com o Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Ceart Udesc

EQUIPE DO CINE IMAGENS POLÍTICAS:
Realização: Equipe da Fundação Cultural Badesc
Coordenação: Fátima Costa de Lima
Organização no Grupo Imagens Políticas: Lucas Viapiana e Emanuele Mattiello
Curadoria: Emanuele Mattiello e Fátima Costa de Lima
Identidade Visual: Joana Kretzer Bradenburg
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Imagens de Arte e Resistência


Categorias: Junho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 02 Março 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar