FaceBook Instagram Twitter


Exibição do filme "O Verão da Lata" - Cine Canábico no Bosque



Quando: 30 Junho 2016, quinta-feira, às 20 horas
Onde: Bosque do CFH, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1720281618226336

Dia 30 de junho, quarta-feira, às 20h, no Bosque do CFH da UFSC será exibido o filme "Verão da Lata", dirigido por Tocha Alves e Haná Vaisman, com produção da Suju Filmes. Entrada franca.

Direção: Tocha Alves, Haná Vaisman
País: Brasil, Eua
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 59 min

Baseado* em uma história real, documentário contará um dos episódios mais inusitados e curiosos que marcaram a década de 80 nas praias do Brasil: o verão de 1987 e 1988, que marcou uma geração e surpreendeu a polícia brasileira, quando toneladas de maconha foram despejadas, em latas, pelo litoral brasileiro.

Em setembro de 1987 os tripulantes do navio Solano Star, após saber de denuncias e que estava na cola do DEA (a polícia anti-tráfico americana), lançam em alto mar sua carga total de 20.000 latas cheias de maconha, um total de 22 toneladas prensadas a lacradas a vácuo vinda de Cingapura.

As latas boiaram em direção à costa e desembocaram nas praias de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e durante o verão de 1988 e por muito tempo chegavam as latas nas praias, a quantidade era tão grande, que a policia recolheu menos que 10% da carga que fora arremessada, 90% da carga ficou pra Iemanja e pros Loks que tiveram sorte ao longo das praias. Muitos saíram em direção às praias em busca do tesour o que eram aquelas latas. Surfistas que encontraram o paraíso... pescadores que fumaram sem miséria e até tiraram uma grana com a história.

Dizem que era uma erva de primeira, na época Lata virou adjetivo pra coisa boa, "é bom.. é da lata".

"Foi o melhor verão da minha vida! maconha não cai do céu, mas vem do mar!"

"No primeiro dia peguei 38 latas" cada lata tinha em média 1.2Kg de maconha cada.

"Havia a sensação dos usuários de ter escapado da polícia e dos traficantes. A maconha vinha do mar, como dádiva de Deus", Marcelo Dantas.

Naufragado em 1994, Solano Star (Tunamar) se encontra a 8 milhas de Arraial do Cabo, e repousa aos 65 metros de profundidade.
Exibição do filme "O Verão da Lata" - Cine Canábico no Bosque


Categorias: Junho 2016
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar