FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Curso de Capacitação Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira



Quando: até 20 de julho
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

Estão abertas até 20 de julho as pré-inscrições para o Curso de Capacitação Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC). O curso destina-se a profissionais que estão atuando em instituições museológicas, em Pontos de Memória, Pontos de Cultura e, ainda, a pesquisadores e acadêmicos que atuem na área do Patrimônio Cultural, todos do estado de Santa Catarina.

O curso terá duração de quatro meses, de agosto a novembro, dividido em cinco módulos didáticos, com quatro encontros presenciais mensais de um dia, que serão realizados na cidade de Florianópolis. As atividades complementares a distância serão desenvolvidas com os participantes ao longo de todo o curso, no espaço virtual Saber Museus/Ibram.

A carga horária total é de 80 horas (40 presenciais e 40 a distância). Serão oferecidas 30 vagas distribuídas entre as sete regiões museológicas do SEM/SC, os museus sob responsabilidade do Estado de Santa Catarina e do Ibram, Pontos de Memória e Pontos de Cultura e a comunidade museológica do estado, conforme o edital de seleção disponível para leitura no fim desta matéria.

A capacitação será ministrada pela historiadora, museóloga, doutoranda em Museologia e consultora do Ibram/OEI, Maristela Simão. Segundo ela, “o objetivo principal é promover o processo de educação colaborativa referente às questões sobre Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, envolvendo e estimulando iniciativas e o protagonismo social dos Pontos de Memória e Cultura, e de Instituições Museológicas que tratem da temática em Santa Catarina. O que se pretende é socializar e discutir metodologias, meios e insumos necessários para pesquisar, registrar, preservar e difundir iniciativas culturais sobre patrimônio afro-brasileiro, a fim de garantir sua valorização na cultura nacional, o respeito à diversidade e o fortalecimento de ações e políticas educativas de combate ao racismo e a discriminações”. A pesquisadora ressalta, ainda, que ao longo do curso, para contribuir com a discussão, serão convidados profissionais das temáticas específicas de cada módulo.

A abertura do evento para o público em geral, está prevista para o dia 16 agosto de 2016, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com conferência, mesa-redonda e apresentações culturais. Os encontros terão início no dia seguinte, 17 de agosto, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. A divulgação dos selecionados será publicada no site da FCC até o dia 29 de julho, juntamente com as orientações para inscrição final na plataforma virtual Saber Museus/IBRAM.

Pré-inscrições: http://goo.gl/forms/2ACDpHpkMtR0IinC3

Confira o edital do curso:
www.fcc.sc.gov.br//arquivosSGC/DOWN_140526Edital_Selecao_Museu_Memoria_e_Cultura_Afro.pdf Curso de Capacitação Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira

Categorias: Julho 2016
Tags: afro, Museus, curso
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 23 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Junho 2017 Workshop gratuito de Meditação Mindfulness... >> Educação / Cursos
até 24 Junho 2017 Roteiro Histórico "Floripa Imperial&q... >> Especiais / Outros
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar