FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Curso de Capacitação Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira



Quando: até 20 de julho
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito

Estão abertas até 20 de julho as pré-inscrições para o Curso de Capacitação Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC). O curso destina-se a profissionais que estão atuando em instituições museológicas, em Pontos de Memória, Pontos de Cultura e, ainda, a pesquisadores e acadêmicos que atuem na área do Patrimônio Cultural, todos do estado de Santa Catarina.

O curso terá duração de quatro meses, de agosto a novembro, dividido em cinco módulos didáticos, com quatro encontros presenciais mensais de um dia, que serão realizados na cidade de Florianópolis. As atividades complementares a distância serão desenvolvidas com os participantes ao longo de todo o curso, no espaço virtual Saber Museus/Ibram.

A carga horária total é de 80 horas (40 presenciais e 40 a distância). Serão oferecidas 30 vagas distribuídas entre as sete regiões museológicas do SEM/SC, os museus sob responsabilidade do Estado de Santa Catarina e do Ibram, Pontos de Memória e Pontos de Cultura e a comunidade museológica do estado, conforme o edital de seleção disponível para leitura no fim desta matéria.

A capacitação será ministrada pela historiadora, museóloga, doutoranda em Museologia e consultora do Ibram/OEI, Maristela Simão. Segundo ela, “o objetivo principal é promover o processo de educação colaborativa referente às questões sobre Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, envolvendo e estimulando iniciativas e o protagonismo social dos Pontos de Memória e Cultura, e de Instituições Museológicas que tratem da temática em Santa Catarina. O que se pretende é socializar e discutir metodologias, meios e insumos necessários para pesquisar, registrar, preservar e difundir iniciativas culturais sobre patrimônio afro-brasileiro, a fim de garantir sua valorização na cultura nacional, o respeito à diversidade e o fortalecimento de ações e políticas educativas de combate ao racismo e a discriminações”. A pesquisadora ressalta, ainda, que ao longo do curso, para contribuir com a discussão, serão convidados profissionais das temáticas específicas de cada módulo.

A abertura do evento para o público em geral, está prevista para o dia 16 agosto de 2016, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com conferência, mesa-redonda e apresentações culturais. Os encontros terão início no dia seguinte, 17 de agosto, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. A divulgação dos selecionados será publicada no site da FCC até o dia 29 de julho, juntamente com as orientações para inscrição final na plataforma virtual Saber Museus/IBRAM.

Pré-inscrições: http://goo.gl/forms/2ACDpHpkMtR0IinC3

Confira o edital do curso:
www.fcc.sc.gov.br//arquivosSGC/DOWN_140526Edital_Selecao_Museu_Memoria_e_Cultura_Afro.pdf
Curso de Capacitação Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira


Categorias: Julho 2016
Tags: afro, Museus, curso
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar