FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Audiovisual Imagens Negras



Quando: 14 Julho 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/606380246197190

O grupo de pesquisa Cine Imagens Políticas e o Cinega – uma ação do Coletivo Nega (Negras Experimentações Cênicas) – do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Fundação Cultural Badesc, realizam nesta quinta-feira, 14 de julho, a Mostra Audiovisual Imagens Negras, que irá abordar questões relativas à negritude, na sede da Fundação, a partir das 19 horas.

Serão exibidas as produções catarinenses “Cidadão Invisível” e “Agô - o poder da nossa gente”, além da carioca “Cores e Botas”. O evento é gratuito e aberto ao público.

Às 20h, haverá discussão com o público sobre o conteúdo dos filmes. Entre os convidados, está Julianna da Rosa (professora da Udesc Ceart e parte da equipe da série Agô), o Coletivo Nega (atrizes da série Agô e curadoras da mostra), Alexandra Alencar (diretora de Cidadão Invisível), Babyton e Lau Santos (respectivamente, produtor e diretor da série Agô), e o moderador do debate Leandro Batz (ator de Agô).

O objetivo do Cine Imagens Políticas é apresentar ao público filmes que não entram nas grandes redes de circulação. Já o Cinega é uma ação de extensão vinculada ao Coletivo Nega, também da Udesc Ceart.

SOBRE OS FILMES E SÉRIE QUE SERÃO EXIBIDOS:

FILME CORES E BOTAS
Cores e Botas, ficção de Juliana Vicente
Rio de Janeiro. 2010. 16 min. Ficção. Livre
Com Bruno Lourenço, Dani Ornellas e Jhenyfer Lauren

Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

FILME CIDADE INVISÍVEL
Cidadão Invisível, documentário de Alexandra Alencar
Florianópolis - Santa Catarina. 2003. 24 min.

Sinopse: O vídeo trata dos mecanismos que tornam imperceptível a presença do negro em Florianópolis, realidade esta negligenciada por toda sociedade e, muitas vezes, não questionada pelos próprios negros dessas comunidades. Além disso, o trabalho se propõe a descobrir em que lugares e condições mora a maioria dessa população negra da capital. Foram entrevistados moradores das comunidades das comunidades da Ponta do Leal, Mont Serrat e Servidão Batuel Cunha.

SÉRIE AGÔ
AGÔ – o poder da gente na gente, episódio de webserie de Lau Santos
Florianópolis - Santa Catarina. 2015. 7 min. Livre
Com Dalton Madruga, Djavan Nascimento e Eloisa Gonzaga

Sinopse: Após a criação de uma lei que proíbe negros de frequentarem as praias do norte, sete jovens negros decidem organizar ações para responder a política de segregação local. AGÔ é licença, um grito de resistência, é a força ancestral que mobiliza e inspira a luta destes jovens negros.

CONVIDADOS:

1 – Julianna da Rosa
(profa. do DAC-Udesc, roteirista de Agô e curadora da mostra)

2 – Coletivo NEGA
(atrizes da série Agô e curadoras da mostra)

3 – Alexandra Alencar
(diretora de Cidades Invisíveis)

4 – Babyton Santos e Lau Santos
(produtor e diretor da série Agô)

5 – Leandro Batz
(moderador, Coletivo Inclassificáveis, e ator de Agô)

O QUE É A MOSTRA AUDIOVISUAL IMAGENS NEGRAS?

A Mostra Audiovisual Imagens Negras vêm apresentar ao público duas produções catarinenses e uma carioca com temas que abordam a negritude, entre elas uma série criada e rodada em Florianópolis-SC. A proposta é criar espaços de diálogo sobre negritude com a presença de negros e também reconhecer, valorizar e difundir uma linguagem artística própria da negritude. O público pode esperar por momentos de emoção, cultura, diversão e histórias de luta que ficarão na memória da telona da Fundação Cultural Badesc. Em parceria com a Fund. Cultural Badesc há quatro anos o Cine Imagens Políticas traz filmes gratuitos a população de Florianópolis. Nesse mês de julho faz o Cine Imagens Políticas convida o cine-clube CINEGA para juntos apresentarem a Mostra Audiovisual Imagens Negras.

O QUE É O CINEGA?

O CINEGA é uma ação do Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte). Este é um coletivo teatral horizontal de majoritariamente atrizes negras, que faz parte do projeto de extensão Programa NEGA do Centro de Artes da Udesc, coordenado pela Profª. Dra Fátima Costa de Lima. Há cinco anos o grupo pesquisa as questões étnico raciais no campo do teatro e além disso proporciona ações de extensão, uma delas é o CINEGA que propõe mensalmente um filme com temática negra e um debate. Em 2016 o Coletivo NEGA foca em levar seus trabalhos para espaços além do circuito acadêmico.

CINEGA veio somar forças ao contribuir na curadoria, mesa de conversa e ao apresentar-se na série Agô, de Lau Santos, que possui no seu elenco atrizes do Coletivo NEGA. O grupo é formado por Aléxia Arenhart, Franco ,Michele Mafra, Rita Roldan, Sarah Motta, Thuanny Paes e Juan Quaresma.

O QUE É O CINE IMAGENS POLÍTICAS?

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Centro de Artes da UDESC com a Fundação Cultural Badesc. Esse é o quarto ano da mostra, já foram mais de 40 filmes exibidos e mais de 150 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Em 2016 o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Confira algumas das mostras de filmes brasileiros e catarinenses produzidas em 2016: Mostra de Filmes Imagens Indígenas, Mostra de Filmes Imagens Quilombolas, Mostra de Filmes Imagens de Arte e Resistência, Mostra de Filmes Imagens Negras e as próximas mostras de filmes: Imagens de Imigrantes, Imagens Feministas, Imagens da Natureza.

REALIZAÇÃO DO CINE IMAGENS POLÍTICAS:
Fundação Cultural Badesc em parceria com o Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Ceart-Udesc.

EQUIPE DO CINE IMAGENS POLÍTICAS:
Coordenação do Grupo Imagens Políticas: Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel.
Coordenação do Cine Imagens Políticas: Lucas Viapiana e Emanuele Mattiello.
Curadoria Geral: Emanuele Mattiello e Fátima Costa de Lima.
Identidade Visual: Joana Kretzer Bradenburg.

EQUIPE DA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC
Direção Geral - Eneléo Alcides
Produção Cultural - Clarice Dantas
Estágio em Cinema - Gustavo Salvalággio
Administrativo/Financeiro - Jonas Lauriano
Arte Educação - Carolina Ramos Nunes
Design - Bianca de Oliveira Justiniano dos Santos
Estágio em Jornalismo - Eduardo Schmidt Cine Imagens Políticas apresenta Mostra Audiovisual Imagens Negras

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar