FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Espetáculo "Encanta meu Jardim" e oficina de pesquisa corporal com bailarina Rosa Primo



Quando: 11 e 12 de julho, às 20 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/189602418109496

Com o espetáculo “Encanta o Meu Jardim”, Rosa Primo, bailarina cearense, se apresenta em Florianópolis, nos dias 11 e 12 de julho, às 20h, no Teatro Sesc Prainha, com entrada franca. Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de cada apresentação no Teatro Sesc Prainha e o espaço está sujeito à lotação.

A bailarina também ministrará uma oficina gratuita sobre pesquisa corporal no dia 12 de julho às 14h na Sala Multiuso do Sesc Prainha, em Florianópolis. O solo foi selecionado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, e circulará por diversas cidades do Nordeste e do Sul.

“Encanta o Meu Jardim” trata sobre o processo de construção de uma possível singularidade corporal. “A motivação para o espetáculo partiu não somente do desejo de encontros a fim de responder a demandas variadas, mas do desafio de tentar apresentar um recorte preciso de um conjunto disperso. Entender no corpo esse processo é vivenciar a busca de uma singularidade possível só porque é diferente em si mesma. Partes, pedaços, restos compõem uma vida, um tempo, um jardim que se reinventa continuamente e mantém o encanto e o estranhamento”, explica a bailarina, ressaltando ainda que o “Encanta o Meu Jardim” é apenas um desejo, “um desejo de existir”.

Criando redes colaborativas para dança de forma a viabilizar o projeto “Encanta o Meu Jardim”, a produção do espetáculo promoveu parceiras culturais com importantes eventos de danças, como festivais, e instituições nos estados. São eles: Conexão Dança, em São Luís; Dança ponto com, em Porto Alegre; Sesc Prainha, em Florianópolis; e Festival Internacional Cena CumpliCidades, em Recife e Natal. Além das apresentações, o projeto premiado prevê também uma oficina, por cidade, sobre pesquisa corporal e sobre o processo criativo do espetáculo, tendo como público-alvo artistas, estudantes, professores e pesquisadores de dança.

Rosa Primo
Bailarina e professora de dança, tem doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com período de estudo em dança pela Université de Paris VIII (França) e mestrado em Sociologia pela UFC. Professora dos Cursos de Bacharelado em Licenciatura em Dança da UFC. Foi coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza e crítica de dança no jornal O Povo.

Dias 11 e 12 de julho, às 20h - Espetáculo “Encanta meu Jardim”, com Rosa Primo (CE)
Local: Sesc Florianópolis (Prainha) – Trav. Siryaco Atherino, 100 – Centro
Sinopse: Partes, pedaços, restos compõem uma vida, um tempo, um jardim que se reinventa continuamente e mantém o encanto e o estranhamento. Reunir em cena situações díspares e apartadas no tempo se justifica, nesse sentido, pelo fato desses artistas partilharem algo que os aproxima uns dos outros. Assim, “Encanta o meu Jardim” mostra um processo coletivo centrado na corporeidade dançante, que se faz singular: um corpo em invenção.
Classificação: 14 anos

Dia 12 de julho, às 14h - Oficina sobre Pesquisa Corporal com Rosa Primo (CE) 2h/aula
Local: Sala Multiuso do Sesc Florianópolis (Prainha) – Trav. Siryaco Atherino, 100 – Centro
Objetivos: Estimular a vivência e troca de experiências em ateliê coletivo, dando ênfase à produção e ao desenvolvimento de processos de criação a partir da observação, experimentação e análise da corporeidade dançante e das possibilidades expressivas do gesto na construção cênica. Conteúdo programático: Estudo e experimentação do ato de improvisação, a forma e sua dinâmica no espaço, o estudo da força da gravidade e suas conexões com os apoios internos e externos, a exploração das qualidades expressivas do movimento em função da combinação dos elementos relacionados ao espaço, ao ritmo, a força e a fluência, bem como suas interferências nos gestos cotidianos, o estudo dos impulsos e dinâmicas da dança. Os temas serão experimentados pelos alunos através de exercícios específicos e improvisações dirigidas, procurando, sobretudo, centrar-se nos aspectos ligados a criatividade e a dramaticidade na cena.
Faixa etária: a partir dos 16 anos
Espetáculo "Encanta meu Jardim" e oficina de pesquisa corporal com bailarina Rosa Primo


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar