FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Lançamento do Portal Catarinas que vai abordar gênero, feminismo e direitos humanos



Quando: 28 Julho 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1100547566686866

O Portal Catarinas, voltado à abordagem de gênero, feminismos e direitos humanos, será lançado na quinta-feira, 28 de julho, às 19h, na Fundação Cultural Badesc. Financiado coletivamente na plataforma Catarse, a rede vai ao ar na mesma data em que será apresentada oficialmente ao público.

A história de Catarinas, projeto para a criação de portal de jornalismo especializado, começou a ser escrita nas atividades do “Março é Delas”, alusivas à luta histórica das mulheres por direitos, com o lançamento em 8 de março da campanha de financiamento coletivo.

O evento contará com as participações das cantoras Dandara Manoela e Renata Swoboda, e do Coletivo Nega – Negras Experimentações Grupo de Artes, com intervenções artísticas do espetáculo Preta-à-Porte​r​. Na oportunidade, a cantora Renata Swoboda lançará música inédita com letra da escritora Clara Baccarin.

Rito de surgimento

Foram 40 dias de campanha com o envolvimento de mais de 160 pessoas que apoiaram o projeto diretamente no Catarse. Outras contribuíram com sua arte, trabalho e mobilização em rede. O destaque ficou por conta do apoio de artistas plásticos e fotógrafos, por meio da doação de obras, ampliando a mobilização e, consequentemente, a arrecadação, com a ação “Leilão virtual Catarinas”.

Desde a criação da página na rede social e publicação do blog somosmuitas.blogspot, Catarinas vem atuando com curadoria de informações, produção de conteúdo regional e observatório dos debates públicos sobre o tema, como se propôs no projeto inicial. Agora com o portal, a atividade toma outra dimensão. Trata-se de uma iniciativa inédita que desponta Santa Catarina no jornalismo especializado nessas temáticas.

Jornalismo com perspectiva de gênero

Segundo a jornalista Paula Guimarães, a receptividade imediata ao projeto mostra a força da demanda social por um jornalismo que promova a reflexão sobre os papeis de gênero construídos de modo a subjugar as mulheres e o feminino. “O feminismo traz a perspectiva dos direitos humanos em várias dimensões e abarca camadas de opressão, seja social, étnica ou de gênero. É uma especialidade que aborda temáticas que confrontam a cadeia de privilégios daqueles que mantém a lógica patriarcal e capitalista”, afirma.

A jornalista Clarissa Peixoto defende que todo jornalismo responsável deveria se pautar pela perspectiva de gênero, o que não significa comprometer a isenção e a imparcialidade, mesmo que essa última seja objeto de controvérsias. “Catarinas faz jornalismo com perspectiva de gênero para trazer à tona temas e personagens sociais que se tornam invisíveis pelo pensamento hegemônico, presente na mídia tradicional. Buscamos o contraditório ao que chega às casas das pessoas cotidianamente”, pontua.

​​Também integram a equipe do portal as jornalistas Ana ​Cláudia ​Araújo e a estudante de Ciências Sociais, Kelly Vieira. O conselho editorial é composto por mulheres de campos de atuação diversos como Clair Castilhos, do​s debates pelos​ direitos sexuais e reprodutivos​; Cristiane Mare da Silva​, do movimento de mulheres negras; Guilhermina Ayres, da pauta LBGT; Lilian Rossi, do programa nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde e a antropóloga Mônica Siqueira. Lançamento do Portal Catarinas que vai abordar gênero, feminismo e direitos humanos

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 05 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar