FaceBook Instagram Twitter


Lançamento do Portal Catarinas que vai abordar gênero, feminismo e direitos humanos



Quando: 28 Julho 2016, quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1100547566686866

O Portal Catarinas, voltado à abordagem de gênero, feminismos e direitos humanos, será lançado na quinta-feira, 28 de julho, às 19h, na Fundação Cultural Badesc. Financiado coletivamente na plataforma Catarse, a rede vai ao ar na mesma data em que será apresentada oficialmente ao público.

A história de Catarinas, projeto para a criação de portal de jornalismo especializado, começou a ser escrita nas atividades do “Março é Delas”, alusivas à luta histórica das mulheres por direitos, com o lançamento em 8 de março da campanha de financiamento coletivo.

O evento contará com as participações das cantoras Dandara Manoela e Renata Swoboda, e do Coletivo Nega – Negras Experimentações Grupo de Artes, com intervenções artísticas do espetáculo Preta-à-Porte​r​. Na oportunidade, a cantora Renata Swoboda lançará música inédita com letra da escritora Clara Baccarin.

Rito de surgimento

Foram 40 dias de campanha com o envolvimento de mais de 160 pessoas que apoiaram o projeto diretamente no Catarse. Outras contribuíram com sua arte, trabalho e mobilização em rede. O destaque ficou por conta do apoio de artistas plásticos e fotógrafos, por meio da doação de obras, ampliando a mobilização e, consequentemente, a arrecadação, com a ação “Leilão virtual Catarinas”.

Desde a criação da página na rede social e publicação do blog somosmu itas.blogspot, Catarinas vem atuando com curadoria de informações, produção de conteúdo regional e observatório dos debates públicos sobre o tema, como se propôs no projeto inicial. Agora com o portal, a atividade toma outra dimensão. Trata-se de uma iniciativa inédita que desponta Santa Catarina no jornalismo especializado nessas temáticas.

Jornalismo com perspectiva de gênero

Segundo a jornalista Paula Guimarães, a receptividade imediata ao projeto mostra a força da demanda social por um jornalismo que promova a reflexão sobre os papeis de gênero construídos de modo a subjugar as mulheres e o feminino. “O feminismo traz a perspectiva dos direitos humanos em várias dimensões e abarca camadas de opressão, seja social, étnica ou de gênero. É uma especialidade que aborda temáticas que confrontam a cadeia de privilégios daqueles que mantém a lógica patriarcal e capitalista”, afirma.

A jornalista Clarissa Peixoto defende que todo jornalismo responsável deveria se pautar pela perspectiva de gênero, o que não significa comprometer a isenção e a imparcialidade, mesmo que essa última seja objeto de controvérsias. “Catarinas faz jornalismo com perspectiva de gênero para trazer à tona temas e personagens sociais que se tornam invisíveis pelo pensamento hegemônico, presente na mídia tradicional. Buscamos o contraditório ao que chega às casas das pessoas cotidianamente”, pontua.

​​Também integram a equipe do portal as jornalistas Ana ​Cláudia ​Araújo e a estudante de Ciências Sociais, Kelly Vieira. O conselho editorial é composto por mulheres de campos de atuação diversos como Clair Castilhos, do​s debates pelos​ direitos sexuais e reprodutivos​; Cristiane Mare da Silva​, do movimento de mulheres negras; Guilhermina Ayres, da pauta LBGT; Lilian Rossi, do programa nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde e a antropóloga Mônica Siqueira.
Lançamento do Portal Catarinas que vai abordar gênero, feminismo e direitos humanos


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar