FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Apresentação gratuita do espetáculo de dança "1717" no Fiesc Indústria e Cultura



Quando: 21 Julho 2016, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: FIESC
Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/253500488367527

Projeto Fiesc Indústria & Cultura e Dois Pontos Cia de DançaTeatro apresentam “1717” no dia 21 deste mês, às 19h, no auditório da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. A obra tem como tema a história de Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada em outubro de 1717 no rio Paraíba do Sul, região de Guaratinguetá (SP), e que se tornou o primeiro ícone religioso nacional. O evento é gratuito e aberto ao público. Os ingressos são limitados e devem ser retirados na recepção da Fiesc.

A escultura de 40 centímetros, enegrecida pela ação da água, foi retirada do rio em dois pedaços – o corpo e depois a cabeça – pela rede de pescadores que rezavam à Virgem Maria pedindo que a pesca fosse farta. Unidos os pedaços, as redes passaram a trazer muitos peixes e o acontecimento foi considerado a primeira intercessão da santa, mais tarde aclamada padroeira do Brasil.

Prestes a completar 300 anos, a devoção brasileira pela santa instigou os diretores Alexandra Klen e Ricardo Tetzner a desenvolverem este trabalho de dança-teatro, que é a primeira montagem da companhia fundada em janeiro de 2015, na capital catarinense. Para levá-la ao palco, eles a coreografaram em quatro atos: “Anunciação” (a feitura em barro da mãe de Jesus e sua aparição no rio), “Peregrinação” (fé a caminho do santuário ou de si mesmo), “Pedidos e Agradecimentos” (profusão de milagres) e “Destruição e Coroação” (tempestade de pecados e a nova rainha).

“1717” estreou no ano passado, dia 12 de outubro – data dedicada às celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida –, na nave da Catedral Metropolitana de Florianópolis. A apresentação aberta ao público foi a primeira de um número de dança naquele local. Para a apresentação na Fiesc a montagem será adaptada e terá duração de 45 minutos.

Turnê internacional
A Dois Pontos prepara-se para exibir o espetáculo na Itália, no próximo 12 de outubro, a convite do Collegio Pio Brasiliano. A instituição reúne nessa data, todos os anos, brasileiros residentes na Itália e a comunidade diplomática do Brasil em Roma e na Santa Sé. “1717” é a primeira iniciativa artística brasileira a receber o “patrocínio santo” do Conselho Pontifício da Cultura do Vaticano. A chancela não envolve recursos financeiros, mas institucional, em reconhecimento ao valor cultural e artístico da montagem.

Diversidade e inclusão
Uma extensa pesquisa foi empreendida para envolver a plateia nessa história que mescla arte, religiosidade e cultura popular. Ora em grupo, ora em duos, sete bailarinos são conduzidos por uma trilha sonora enriquecida por composições de Chico Buarque a Vivaldi. O cenário, projetado para o caráter itinerante de “1717”, é minimalista e traz uma grande tela de construção que envolve o palco e os dançarinos. Segundo Ricardo, “são características alinhadas com a temática do espetáculo: simplicidade, esforço e construção”.

A coreografia costura vários estilos, como samba, danças urbanas, forró e ainda o improviso com jogos teatrais, refletindo a diversidade cultural das cidades brasileiras, de todos os tamanhos e regiões, que já ouviram falar de Nossa Senhora Aparecida.

O elenco conta com uma tradutora e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que faz parte do contexto e da composição coreográfica. O objetivo é incluir minorias linguísticas no espetáculo e todos os bailarinos também aprenderam um pouco desta forma de comunicação. Conforme Alexandra, “é nos detalhes que a companhia manifesta sua missão de educar e inovar através da arte, além de seus valores, como a diversidade”.

Ricardo Tetzner
Bailarino de dança de salão desde 2005, com vivência na Kirinus Cia de Dança (SC), Mimulus Cia de Dança (MG), Sala B Corpo Escola de Dança (MG) e Ballet Jovem Palácio das Artes (MG). Apresentou-se em festivais por todo o Brasil, na França (Festival des Arts Multiples de Marseille/2011) e na Itália (Oriente/Occidente Festival International de Roceretto/2012). No Ritmo a Dois, concurso nacional de dança de salão em Joinville, conquistou o 1º lugar na categoria dança de salão – samba (2008) e o 1º lugar na categoria dança de salão – salsa (2009). Venceu o Baila Duo, campeonato de duplas promovido pelo Baila Floripa, em 2012. Foi diretor, coreógrafo e bailarino da Andantes Cia de Dança de 2012 a 2014. Cursa Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É diretor da Dois Pontos Cia de DançaTeatro e assina a direção coreográfica e artística do espetáculo “1717”.

Alexandra Klen
Graduada e doutorada em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalhou na Alemanha como pesquisadora convidada, de 1991 a 1994. Realizou pós-doutorados na Alemanha e na Espanha. É consultora de gestão empresarial e gestão da inovação no Brasil e em diversos países da América Latina e da Europa. Entusiasta da cultura, iniciou seus estudos na dança de salão em 2005 e, desde o ano seguinte, dedica-se ao tango, aprofundando sua formação nessa área. Frequentou cursos e especializações no Brasil e no exterior. Em março de 2016 recebeu a Medalha e Diploma Francisco Dias Velho, “demonstração de reconhecimento do povo de Florianópolis, ao cidadão florianopolitano que contribuiu notavelmente à comunidade, Estado e País, nas Artes e nas Ciências”. A honraria foi entregue pela Câmara de Vereadores de Florianópolis. É diretora da • Dois Pontos • Cia de DançaTeatro sendo responsável pela direção artística e geral do espetáculo “1717”.

Ficha técnica
Conceito e pesquisa: Dois Pontos Cia de DançaTeatro
Criação (elenco 2015): Alexandra Klen, Aline Mombelli, Arthur Fernandes, Juliana Querino, Leonardo Reis, Natália Rigo e Ricardo Tetzner
Elenco Fiesc: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Eliza Moritz, Guilherme Rocha, Leonardo Reis, Natália Rigo e Ricardo Tetzner
Tradução e interpretação em Libras: Natália Rigo
Obras de arte: Clara Fernandes
Figurinos: Janete Oliveira
Cenografia: Alexandra Klen e Ricardo Tetzner
Vestido de arame: Josiane WVieira, Gabriel Werlich, Kariny Cândido e Lara Lodi
Iluminação: Dayane Ros
Edição de som: Alexandre Green
Fotografia: Andre Maia, Alan Patrick Rajá e Vanessa Soares
Audiovisual: Hermínio d’Avila
Assessoria de comunicação e design gráfico: Angelita Corrêa
Direção geral e artística: Alexandra Klen e Ricardo Tetzner
Duração: 45 minutos
Recomendação etária: livre
Apresentação gratuita do espetáculo de dança "1717" no Fiesc Indústria e Cultura


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar