FaceBook Instagram Twitter


Cinedebate sobre Branquitude, Racismo e o Negro no Audiovisual



Quando: 12 Julho 2016, terça-feira, às 19 horas
Onde: Instituto Arco-Íris
Endereço: Travessa Ratcliff, 56 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1760033364279570

Dando continuidade às rodadas de conversa e cine debates da #ocupamincsc, o tema do encontro de terça-feira, dia 12 de julho, é o racismo e a tela de televisão e o cinema. O evento ocorre às 19h na sede do Instituto Arco Íris na Travessa Ratclif com os debatedores Yasser Socarrás González, Lia Vainer Schucman, Maria Emília de Azevedo e mediação de Pedro MC. Entrada gratuita!

Yasser Socarrás González
Cineasta e pesquisador
Formado em Instituto Superior de Arte(ISA) - Cuba
Mestrando em Antropologia Social- PPGAS/UFSC
Integrante do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas - NUER/UFSC

Lia Vainer Schucman
Possui graduação (2003) e mestrado (2006) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012) com estágio de doutoramento como Pesquisadora visitante no Center for New Racial Studies Institute for Social, Behavioral and Economic Research (ISBER) da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Atualmente é bolsista FAPESP e realiza pesquisa de pós doutorado em Psicologia Social pela USP no Projeto de Pesquisa "Famílias Interraciais: estudo psicossocial das hierarquias raciais em dinâmicas familiares". Tem experiência na área de Psicologia e relações raciais. Trabalha como consultora no Instituto Amma Psiqué e Negritude e é Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC

Projeção do curta-metragem
Alva Paixão
(SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’)
Dirigido por Maria Emília de Azevedo, com Zezé Motta, Robson Benta e Édio Nunes
Sinopse: João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flash-back interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.

e trecho do documentário Maciço (2009) de Pedro MC

e + trechos de curtas metragens surpresa

A imagem do cartaz é composta de cenas do filme "Orfeu do Carnaval" (1959, dir. Marcel Camus) que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro com o ator protagonista Breno Mello. Breno terminou a carreira em dificuldades financeiras trabalhando como garçom em Florianópolis, sem chance de continuar atuando.
Cinedebate sobre Branquitude, Racismo e o Negro no Audiovisual


Categorias: Julho 2016
Tags: Cine, Cinema
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar