FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Baile no Lira lança Congresso Brasileiro de Tango com apresentações e aula básica



Quando: 29 Julho 2016, Sexta-feira, das 21h às 2h
Onde: Lira Tênis Clube
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 636 - Centro

Milonga: substantivo feminino. No dicionário, o termo define dança e música das cercanias de Buenos Aires e de Montevidéu no final do século XIX, inspirados na habanera cubana e no tango espanhol e absorvidos pelo tango argentino. Pode também identificar a “música platina de ritmo dolente, cantada com acompanhamento de guitarra ou violão”.

Para os amantes da dança, porém, milonga é sinônimo de diversão: baile de tango. O ritmo que conquista cada vez mais adeptos no Brasil tem uma legião de simpatizantes em Florianópolis, que nesta sexta-feira, 29 de julho, poderão se reunir na milonga Noite de Tango, que acontecerá no Lira Tênis Clube.

O objetivo é lançar oficialmente o III Congresso Brasileiro de Tango, que vai reunir professores de tango atuantes em diversos estados brasileiros de 6 a 11 de setembro, no Rio de Janeiro. O uruguaio Carlos Peruzzo, que há vinte anos se dedica a ensinar tango em Florianópolis, é o representante de Santa Catarina. Peruzzo promoveu o primeiro baile, em 2010, e desde então foram dezenas de milongas realizadas na ilha.

Iniciando - Quem tem curiosidade, mas ainda não deu os primeiros passos, também está incluído: às 21h00 haverá uma aula para iniciantes, ministrada pelo professor Peruzzo, que defende o fim do mito de que é difícil dançar tango. “Todos podem aprender tango, basta saber caminhar”, brinca. O uruguaio radicado em Florianópolis recomenda o tango como uma ferramenta de controle da ansiedade e um exercício de paciência. Para o professor, nesse ritmo não há erros, pois pode-se parar e recomeçar o movimento várias vezes numa mesma música. “É preciso perceber o outro, conectar-se, para desfrutar da dança. Sem isso ela é apenas um movimento mecânico”, alerta. O tango, para ele, é o exercício da tolerância.

Para esta noite especial estão confirmadas apresentações de algumas duplas de tangueiros, entre eles vários professores de dança de salão: Ricardo Tetzner e Alexandra Klen (Cia Dois Pontos), Gabriel Ferreira e Lidiane Emmerich (Cenarium), Eliza Moritz e Alexandre Souza (Casarão da Dança), os argentinos Ricardo Aragon e Susana Realista e também Dalila Gentel. A dupla Natan Nicolas e Verônica Bortolotto Peruzzo se apresenta com a parceira Cristina Rosa, que o acompanhará à capital carioca para as aulas do Congresso.

Aula básica de tango social às 21h
Organização: Centro de Dança Carlos Peruzzo

Quanto: R$ 30 antecipado (de 23 a 28/07); R$ 40 no dia 29/07; entrada Livre para Sócios do Lira
Ingressos: à venda no Centro de Dança Carlos Peruzzo (48) 8411-3195 Baile no Lira lança Congresso Brasileiro de Tango com apresentações e aula básica

Categorias: Julho 2016
Tags: tango, Dança
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar