Concerto beneficente "Crepúsculo da Alma" com pianista Pablo Rossi e mais 30 artistas
Quando: 09 Agosto 2016, terça-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC) Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica Quanto: R$80 inteira e R$40 meia-entrada Evento no FB: www.facebook.com/events/322712601403733 Com uma homenagem a Ludwig van Beethoven, o concerto "Crepúsculo da Alma" trará pelo terceiro ano consecutivo a Florianópolis o renomado pianista catarinense Pablo Rossi, que fará apresentação única junto com trinta artistas ligados às áreas de música, dança, canto coral e lírico, no dia 9 de agosto, às 20 horas, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura. O espetáculo "Crepúsculo da Alma" faz parte dos Concertos Beneficentes Promenade e terá a renda revertida para a Associação de Assistência Social e Educacional Liberdade (Casa de Apoio Liberdade), entidade que se dedica à reinserção social de seus acolhidos. Com extensa experiência em palcos nacionais e internacionais, Pablo Rossi é natural de Florianópolis e atualmente vive em Bruxelas (Bélgica). O músico é um dos idealizadores dos Concertos Beneficentes Promenade, ao lado da coordenadora do projeto, Sandra Ferreira de Mello, e com a participação da R&R Classic, entidade sem fins lucrativos. O objetivo do projeto é oferecer ao público de Florianópolis, anualmente, espetáculos de qualidade, com a finalidade de beneficiar entidades que desenvolvem trabalhos sociais relevantes e que necessitam de ajuda financeira. Em 2014 e 2015, a renda obtida com a venda dos ingressos dos concertos realizados no CIC foi revertida integralmente para as atividades socioeducativas realizadas na comunidade do Morro do Horácio, além da alfabetização e musicalização dos moradores do bairro, sob a coordenação dos Padres Luiz Chang e Philippe Roche. Neste concerto, ao lado de Pablo Rossi, participam voluntariamente cerca de trinta destacados artistas catarinenses, que integram instituições de relevância cultural, como a Orquestra Acadêmica da UDESC, sob a coordenação artística do Professor João Eduardo Titton, e o Polyphonia Khoros, além da atuação das sopranos Masami Ganev e Carla Domingues, do tenor Ricardo Castro e da Dois Pontos Cia de Dança Teatro, com direção artística de Ricardo Tetzner. Cia de dança faz releitura de um clássico que transita pela poesia, pela música e pelo ballet no mitológico do poema “L’après midi d’un faune” (A tarde de um fauno), de Mallarmé, com faunos, náiades, ninfas, o bosque. A cia se inspira na centenária coreografia criada e estrelada pelo bailarino russo Vaslav Nijinski e traz ao palco uma releitura própria. O poema do simbolista francês Stéphane Mallarmé, publicado em 1876, foi a inspiração do compositor Claude Debussy e deu origem, em 1894 ao poema sinfônico “Prelude à l’après midi d’un faune”. Encantado pelas criações de Mallarmé e Debussy, Nijinski levou ao palco, em 1912, uma das mais polêmicas montagens do ballet, criticada por muitos por sua sensualidade e adorada por multidões. Pode-se dizer que a obra, revolucionária, quebrou paradigmas, marcando a transição do ballet clássico para o moderno. A releitura da Dois Pontos é uma apresentação de dança-teatro. Nela, os bailarinos Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha e Ricardo Tetzner interagem sob o solo de Pablo Rossi, que interpretará a peça de Debussy. "Dançaremos, através da linguagem da dança de salão, um conto clássico. Ele vem sendo narrado desde a Grécia Antiga com Ovídio, depois foi pintado por Bouchner em ‘Pan et Syrinx’, passou pela poesia com Mallarmé, foi musicado por Debussy e coreografado por Nijinsky!”, relata Ricardo Tetzner, que assina a direção coreográfica. Segundo ele, que usou a dança de salão como fio condutor, “o trabalho pretende alcançar um lugar cênico no qual as danças sociais podem traduzir todas as linguagens intersemióticas de representação”. A montagem original de Nijinski – considerado por muitos o maior bailarino de todos os tempos – representa a história de um fauno que toca sua flauta nos bosques e fica excitado com a passagem de ninfas e náiades, tentando alcançá-las em vão. Então, muito cansado e fraco, cai em um sono profundo e sonha com as criaturas, dança c om elas, satisfaz desejos idílicos. A polêmica fica por conta do momento em que o fauno se masturba, ousadia que, se por um lado escandalizou parte da sociedade na época, também aumentou a legião de admiradores do coreógrafo. Ficha técnica da apresentação de dança: Conceito e pesquisa: Dois Pontos Cia de DançaTeatro Coreografia: Ricardo Tetzner Elenco: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha e Ricardo Tetzner Figurinos: Alexandra Klen, Carolina Rögelin, Guilherme Rocha e Ricardo Tetzner Iluminação: Ivo Godoi Audiovisual Audiovisual/Imagens: ISO AudioVisuais e Sandra Ferreira de Mello Direção da Dois Pontos Cia de Dança Teatro: Alexandra Klen e Ricardo Tetzner Duração: 12 minutos Recomendação etária: livre Resumo do programa É impossível falar sobre a história da música ocidental sem dedicar uma atenção especial ao gênero artístico Ludwig van Beethoven (1770-1827). Até hoje, popularmente conhecido como o compositor da 9ª Sinfonia e da “Pour Elise”, esta figura grandiloquente utilizou da música como uma ferramenta de transformação da sociedade. Através da sua extensa produção musical, que abrange os mais diferentes gêneros, Beethoven construiu uma ponte entre o divino e o humano, entre o racional e o irracional. Graças à sua personalidade marcante e sua inquietação intelectual, ele pôde abrir o caminho para a “era dos Românticos e, por isso, foi considerado o “pai do Romantismo” na música. Nada mais justo do que homenagear esse gênero das artes no “Concerto Beneficente Promenade 2016 – Crepúsculo da Alma”. Duas obras de extrema importância no repertório pianístico serão executadas na noite de 9 de agosto de 2016: - o Concerto no. 5, em uma versão inédita (pouco executada nos palcos) para piano e quinteto de cordas - a Fantasia Coral, em versão para coro e cordas Essas peças serão o alicerce do programa musica l que transitarão entre os mais diversos gêneros e estilos musicais, desde o classicismo formal de Beethoven até a fantasia etérica do compositor francês Debussy. Será traçada uma linha musical entre os diversos nuances e estados de espírito daqueles que transformaram símbolos em sons celestiais. A evolução pessoal de Beethoven, ao longo da sua carreira musical, será o fio condutor do programa, pois através da transcendência da sua música conseguiu superar uma vida “condenada” pela surdez e incompreensão. Apesar de sua luta para manter-se vivo socialmente, Beethoven conseguiu transmitir, através de sua sublime música, uma mensagem de esperança, consolo e superação a toda a humanidade. Sua fé no ser humano era inabalável; através de sua arte, da sua música, era capaz de transmitir o valor fundamental da solidariedade, da fraternidade e da paz. PROGRAMA DO CONCERTO CRESPÚSCULO DA ALMA Grieg - Peer Gynt, suíte No. 1: 1o mvto. "A manhã" (Piano solo) Strauss - Morgen / Manhã Tchaikovsky - Den li tsarit / "O raiar do dia" (Soprano e piano) Beethoven - Concerto no. 5 para piano "Imperador" (piano e quinteto de cordas) INTERVALO Debussy - Prélude à l'après midi d'un faune/ "Prelúdio ao entardecer de um fauno (Piano e dançarinos) Wagner - Schmerzen/ "Dor" (Soprano e piano) Strauss - 4 últimas canções: III. Beim Schlafengehen / "Adormecendo" (Soprano e piano) Schubert/Liszt - Erlkönig / "Rei dos elfos" (Piano solo) Beethoven - Fantasia Coral para piano, solistas, orquestra e coro (Piano, cantores, coro e orquestra de câmara) Ingressos: R$ 80,00 e R$ 40,00 (meia) - Plateia Inferior R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia) - Plateia Superior |
|
Categorias: Agosto 2016
|
Deixe seu comentário! |
Publicações relacionadas: