FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Curso e palestra gratuitos sobre criação radiofônica



Quando: de 2 a 5 de setembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

De 2 de 5 de setembro, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove um curso e uma palestra em Florianópolis sobre criação radiofônica, abordando as múltiplas possibilidades de se pensar e praticar experiências no rádio, sobre o rádio e para o rádio.

As atividades serão conduzidas pelos professores Janete El Haouli, aposentada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e José Augusto Mannis, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Curso

A terceira edição do curso “Ateliê de Criação Radiofônica” oferecerá 20 vagas e será realizada de 02 a 04 de setembro no Departamento de Artes Cênicas, nos seguintes horários:
• 02 de setembro, das 18h às 22h;
• 03 de setembro, das 10h às 13h e das 15h às 19h;
• 04 de setembro, das 10h às 14h.

As inscrições estarão abertas entre 15 e 28 de agosto, devendo os interessados enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail radiofonias.udesc@gmail.com

Ficha de inscrição:
www.ceart.udesc.br/agencia/arquivos/16363/files/ficha_inscricao_curso_criacao_radiofonica_2016.doc

A lista com os selecionados será divulgada até o dia 31 de agosto.

A oficina é voltada aos alunos de teatro, música, artes visuais, design, e também a escritores e aos que se interessam por temas como áudio-ficção, arte acústica, universo sonoro e pela exploração de outros espaços de criação.

O curso pretende informar, sensibilizar e inquietar as pessoas quanto à experimentação de novos procedimentos estéticos no rádio, tanto em relação à programação musical e sonora, quanto de criação radiofônica envolvendo outras áreas artísticas. Serão abordados temas como voz, poesia sonora, paisagem sonora, ecologia sonora, rádio-arte e escuta, e serão apresentadas, por meio de escuta e análise, produções de artistas, pesquisadores e radialistas que utilizam a radiofonia como expressão artística.

"A ideia central é o uso da voz como recurso expressivo em rádio arte, ou seja, trabalharemos a voz em suas múltiplas possibilidades sonoras de modo que o timbre, a impostação, o ritmo, a entonação constituam elementos expressivos da narrativa, não necessariamente atrelados ao drama radiofônico. A ideia é de uma composição onde o som da voz possa ser agenciado como uma construção poética", afirma Janete El Haouli.

Palestra

Já no dia 05 de setembro, às 10h, os ministrantes apresentam a palestra "O sonoro como elemento de comunicação sensorial", no auditório do Departamento de Música, com entrada gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Organização

O curso é uma das ações do programa de extensão Radiofonias, coordenado pelo professor Guilherme Sauerbronn, do Departamento de Música da Udesc. O projeto visa a veiculação e criação de peças radiofônicas artísticas de diferentes gêneros, tais como arte sonora, paisagem sonora, música concreta, música experimental, poesia fonética, poesia sonora, radioteatro e radioarte.

A equipe central de realização do projeto é formada pelos professores da Udesc Daiane Dordete (Artes Cênicas), Raquel Stolf (Artes Visuais) e Guilherme Sauerbronn (Música); pelos bolsistas João Luiz Medeiros, David Ardigo e pela aluna voluntária Vivian Coronato.

Sobre os ministrantes

Janete El Haouli é musicista, radiomaker, ecologista sonora, produtora cultural e professora aposentada na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Música (piano), mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Artes, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), realizou pós-doutorado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Criou e coordenou o programa radiofônico “Música Nova - rádio para ouvidos pensantes” (1991-2005); o “Núcleo de Música Contemporânea” (1993-2008), além de dirigir a Rádio UEL FM (2001-2005), a Casa de Cultura da UEL (2007-2010) e a Divisão de Informação e Comunicação do Centro Cultural São Paulo (2012).

Publicou o livro-CD “Demetrio Stratos: em busca da voz-música” na Itália em 1999, no Brasil (2003) e no México (2006). Desenvolveu projetos de criação radiofônica para a Orquestra Sinfônica WDR de Colônia, na Alemanha, para a DeutschlandRadio de Berlim, para a Radio Educación, no México, entre outros. Estes e outros trabalhos foram apresentados na Finlândia, Rússia, Itália, Suíça, México, França, Uruguai, Argentina, Áustria, Espanha, Portugal, entre outros.

José Augusto Mannis é professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou estudos de composição na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Engenharia na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Formou-se em composição de música eletroacústica e pesquisa musical pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, e é mestre em Música pela Universidade de Paris VIII e doutor em Música pela Unicamp.

Atuou no Ensemble l'Itinéraire (França) e no Grupo de Pesquisadores Musicais do Instituto Nacional de Audiovisual da França. Planejou, fundou e dirigiu por 17 anos o Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC-Brasil/Unicamp), filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine, Cité de la Musique, Paris. Produziu programas radiofônicos para a Cultura FM de São Paulo, entre 1990 e 1996, e para a Rádio USP, desde 1997. Idealizou, dirigiu e publicou o Guia da Música Contemporânea Brasileira (MUSICON), um banco de dados da música contemporânea brasileira.

Suas pesquisas envolvem criação artística, fundamentos teóricos, heurística e invenção, improvisação e gesto musical, performance eletroacústica, produção fonográfica, conforto ambiental (superfícies difusoras e acústica de salas), ciência da informação aplicada à música (método de catalogação de documentação musical).

Curso “Ateliê de Criação Radiofônica”
QUANDO: 02/09 das 18h às 22h, 03/09 das 10h às 13h e das 15h às 19h, e 04/08 das 10h às 14h.
ONDE: Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart.
INSCRIÇÕES: De 15 a 28/08 enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail radiofonias.udesc@gmail.com
Ficha de inscrição:
www.ceart.udesc.br/agencia/arquivos/16363/files/ficha_inscricao_curso_criacao_radiofonica_2016.doc

Palestra "O sonoro como elemento de comunicação sensorial"
QUANDO: 05 de setembro, às 10h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart.
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Curso e palestra gratuitos sobre criação radiofônica

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar