FaceBook Twitter


Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
1ª R.I.S.C.O - Reunião Inusitada de Som, Computadores e Outros, com Oficina e Concerto gratuitos



Quando: 02 Setembro 2016, sexta-feira, oficina às 19h30 e concerto às 21h
Onde: Museu da Imagem e do Som, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/694416774042227

Em parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o coletivo R.I.S.C.O propõe uma Oficina de Computação Musical com Pure Data e um Concerto de Música Experimental no dia 2 setembro, a partir das 19h30, no MIS.

Oficina

A oficina será ministrada pelo compositor e desenvolvedor Tiago Brizolara e terá uma hora e meia de duração, com capacidade para 15 pessoas. É pré-requisito para participar do curso saber utilizar o computador (é altamente aconselhado levar um às aulas).

Utilizado largamente pela comunidade artística, o Pure Data é um ambiente gratuito, de código-fonte aberto, para programação visual de fluxo de dados, como áudio, vídeo e MIDI. Sua facilidade de uso coloca à disposição de músicos, público-alvo da oficina, artistas visuais e performers possibilidades sem fim para uso de recursos computacionais.

Durante a prática serão trabalhados os conceitos básicos do Pure Data e do áudio digital e serão confeccionados pequenos programas (patches), incluindo sintetizadores e efeitos. Serão mostradas diversas aplicações da ferramenta e recursos gratuitos online. Será demonstrado também o SoMo, um instrumento sonoro por movimento em frente a uma câmera, desenvolvido pelo ministrante em conjunto com Marcos Moritz e que será usado no concerto. O material da oficina também será disponibilizado aos presentes.

Concerto

O concerto experimental contará com apresentações compostas pela interação entre performance instrumental, vocal e dispositivos tecnológicos diversos. Serão apresentadas obras abertas com os duos Rodrigo Ramos (live electronics) e Flora Holderbaum (violino, voz e pedais), André Godoy (drum machine, sintetizadores analógicos e sampler) e a atriz convidada Mhirley Lopes (performance corporal com SoMo), além dos VJs convidados Kaue Costa e Bruno Bez nas projeções. O encerramento será uma improvisação com t odos ao final, incluindo Tiago Brizolara (violão 7 cordas).

Sobre o R.I.S.C.O

O grupo pretende incentivar, produzir e difundir a música experimental e contemporânea na cidade. R.I.S.C.O. é um coletivo de artistas voltado para a arte sonora e a música contemporânea. Pesquisa o uso de tecnologias aplicadas às novas formas de concepção sonora e musical, ao provocar interação entre performance e diferentes linguagens e modalidades. É composto por André Godoy, Diogo de Haro, Flora Holderbaum, Rodrigo Ramos e Tiago Brizolara.

Participantes:

Rodrigo Ramos é formado em cinema pela UFSC e atua como sound designer em cinema, teatro e artes visuais. Sua pesquisa recente está na composição de música eletroacústica manipulando ruídos ambientes e de objetos cotidianos, captados com microfones de contato.

Flora Holderbaum é violinista, poeta, compositora e performer da voz. Explora a intersecção da poesia com o som: a voz, a fala, o violino, sons do cotidiano e eletronicamente manipulados. Bacharel em Artes Visuais-Pintura e Gravura (2006) e em Música-Violino (2014), ambos pela Udesc, é mestre em Música -Teoria Estética e Criação pela UFPR (2014) e doutoranda no NuSom - Núcleo de Sonologia da USP-SP. Atualmente é co-editora da revista eletrônica linda (www.linda.nmelindo.com). Participou de eventos como performer e compositora no Brasil e no exterior, entre eles o Festival Mônaco Eletroacoustique 2013, e a II Bienal de Música Hoje de Curitiba (2013).

Obtuso é criação do DJ e produtor André Godoy, um projeto que explora as sonoridades eletrônicas que vão além da pista de dança, uma performance de improvisação livre usando como ferramentas sintetizadores analógicos, baterias eletrônicas, samplers e sequenciadores. O projeto foi apresentado em diversos eventos nos últimos anos, destacando-se o workshop A improvisação na música eletronica como parte do evento Patchbay: conexões eletrônicas do SESC-SC em ju lho de 2014, e a apresentação do espetáculo audiovisual Symbiosis no festival AVAV - audiovisual ao vivo, do Epicentro Cultural(SP) em outubro de 2014, uma criação conjunta com o artista visual Javier di Benedictis.

Diogo de Haro é pianista e compositor, concentrando suas atividades em concertos, performances e registros sonoros que exploram as possibilidades da improvisação musical e composição instantânea, bem como do repertório escrito para piano ao longo da história até a atualidade. Pianista de formação clássica (mestre em práticas interpretativas – piano pelo programa de pós-graduação em música da UFRGS e bacharel em música pela Udesc), é um explorador de sonoridades eletrônicas. Em 2016, lança uma série de videoclipes do concerto “Miragem” realizada nas paisagens serranas de Urubici, trabalho em que utiliza sintetizadores analógicos e um velho piano eletromecânico.

Tiago Brizolara é compositor, mestre em Física (UFSC-SC), especialista em Desenvolvimento de Jogos Digitais (PUC-PR) e bacharelando em Música - Composição Musical (UEM-PR). Vem atuando na área de Computação Criativa, utilizando ferramentas de desenvolvimento livres como Processing e Pure Data e na música popular, instrumental e folclórica.
1ª R.I.S.C.O - Reunião Inusitada de Som, Computadores e Outros, com Oficina e Concerto gratuitos


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Março 2019 Udesc Ceart abre inscrições para cursos gratuitos de flauta doce e técnica Klauss Vianna
até 24 Março 2019 Udesc abre inscrições para oficina gratuita de teatro
até 24 Março 2019 25ª Maratona Fotográfica de Florianópolis
até 24 Março 2019 Inscrições para oficina gratuita de Atelier Livre de Artes Visuais do IFSC
até 24 Março 2019 Inscrições para curso gratuito de Atendente de Ótica
até 24 Março 2019 Inscrições para mais de 1,8 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar