FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Exposição "Por uma Arquitetura Sustentável" de Maria Lúcia Mendes Gobbi



Quando: até 29 de setembro
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/251351138598124

Abertura 5 de setembro, às 19h
Visitação até 29 de setembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h

A arquiteta e urbanista Maria Lúcia Mendes Gobbi abre nesta segunda, 5 de setembro, às 19h, a exposição "Por uma arquitetura sustentável" no Espaço Cultural Governador Celso Ramos – térreo da Agência do BRDE, no Centro de Florianópolis, com entrada gratuita.

A mostra convida o público a refletir sobre como o ser humano vive e interage com a natureza e como suas escolhas afetam ou se integram ao ambiente. As obras mesclam técnicas de desenho, pintura em acrílico e aquarelado em releituras de projetos arquitetônicos desenvolvidos em diversos países. Em comum as construções retratadas apresentam o tema da sustentabilidade, otimizando recursos naturais de forma que o impacto ambiental seja mínimo.

Segundo Maria Lúcia, a arquitetura pode contribuir na construção de espaços mais harmônicos com o ambiente, mais preocupados com a integração do homem com seu meio natural. Seja na escolha das formas, do uso de materiais mais orgânicos e até no questionamento sobre a utilidade e a dinâmica do espaço. “Não é apenas olhar os quadros, mas também refletir sobre o que é sustentabilidade” comenta Maria Lúcia. “Projetar e construir são responsabilidades que precisamos repensar. Elas precisam refletir os nossos desejos e vontades para o mundo de hoje”, afirma.

Para provocar uma reflexão mais profunda e também incentivar o público a agir, a arquiteta convidou parceiros que trazem soluções para projetos sustentáveis. A Mostra vai trazer materiais ecológicos e ideias para redução do consumo e eficiência energética; “Arquitetura por si só já é a sustentabilidade, mas existe sempre algo mais que podemos apreender e quem sabe, começar agir”, afirma Maria Lúcia.

O visitante tem a oportunidade de conhecer iniciativas que poderá replicar em futuros projetos, ser apresentado a materiais orgânicos alternativos, ou até adaptar algumas ideias para sua rotina. Entre elas estão o minhocário caseiro, uma composteira doméstica onde se coloca o lixo orgânico gerado pela família em uma caixa com serragem e minhocas que transformam os resíduos em adubo. Outro material exposto é o bloco verde, elaborado por uma engenheira ambiental catarinense que usa cascas de ostras e mexilhões, resíduos de obras (como pó de porcelanato e de vidro), areia e cimento para formar um bloco mais barato e ecológico do que o bloco de concreto convencional. A placa fotovoltaica é mais uma das peças que o espectador poderá observar. Utilizando a tecnologia para a geração de energia limpa e sustentável, a placa é instalada em telhados, capta a energia do sol e a transforma em energia elétrica. Uma opção totalmente biodegradável para a construção de casas são os tijolos de adobe, que também estarão disponíveis para que o público conheça. Feitos a partir da mistura de terra, fibra e água, esses tijolos podem ser assentados na parede com argamassa de terra, formando uma alvenaria estrutural que suporta o peso do telhado ou de uma laje, e dispensa pilares e vigas de concreto armado. Outro material que estará exposto durante a mostra são bambus que podem ser utilizados de maneira versátil, tanto para confecção de mesas, cadeiras, estantes, biombos, corrimãos e forros, como para a sustentação de uma construção. Uma mostra de painel verde também ocupará o Espaço Cultural BRDE, demonstrando a possibilidade de plantar nas coberturas e paredes de casas e edifícios.
Exposição "Por uma Arquitetura Sustentável" de Maria Lúcia Mendes Gobbi


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar