FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Projeto CineARQ exibe documentário "Notícias de uma Guerra Particular" e curta com debate



Quando: 01 Setembro 2016, Quinta-feira, às 18h30min
Onde: Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1279624318739061

Retomando as atividades no segundo semestre de 2016, o projeto CineARQ, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, fará uma sessão especial na próxima quinta-feira, 1º de setembro, às 18h30, no auditório do prédio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, contando com a presença de Giovana Zimermann (UFRJ), artista plástica e cineasta, realizadora do curta-metragem “A Juventude Apache do Cinema na Periferia” (8 min.)

A sessão terá a mostra do documentário “Notícias de uma Guerra Particular” (João Moreira Salles e Kátia Lund - 57 min.), seguida de exibição do curta e debate com a professora Giovana. Entrada gratuita.

Giovana Zimermann é artista plástica atuante com arte urbana em Florianópolis, cineasta, e pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro –IPPUR/UFRJ (2016). Utiliza o cinema como dispositivo do discurso sobre os conflitos urbanos.

- O documentário “Notícias de uma Guerra Particular” [João Moreira Salles e Kátia Lund, 1999, 57 min.] retrata recortes do cotidiano de traficantes, policiais e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, alternando entrevistas dos personagens que vivem em meio a este cenário de violência e especialistas em segurança pública.

- O curta-metragem “A Juventude Apache do Cinema na Periferia” [Giovana Zimermann, 8 min.] traz um paralelo entre França e Brasil, refletindo sobre a violência associada à juventude popular nas periferias das cidades de Rio de Janeiro e Paris.

O projeto CineARQ – parceria dos estudantes dos estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo com a Prof. Marina e apoio do CALA – usa o cinema como porta de entrada para a discussão de temáticas relevantes à arquitetura e ao urbanismo, utilizando de sessões de filmes seguidas de debates. Para 2016, a temática "Redescobrindo o cinema nacional" faz aproximações críticas com a produção brasileira e traça paralelos com a nossa sociedade e seu contexto atual. Projeto CineARQ exibe documentário "Notícias de uma Guerra Particular" e curta com debate

Categorias: Setembro 2016
Tags: Cine, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar