FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Projeto CineARQ exibe documentário "Notícias de uma Guerra Particular" e curta com debate



Quando: 01 Setembro 2016, quinta-feira, às 18h30min
Onde: Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1279624318739061

Retomando as atividades no segundo semestre de 2016, o projeto CineARQ, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, fará uma sessão especial na próxima quinta-feira, 1º de setembro, às 18h30, no auditório do prédio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, contando com a presença de Giovana Zimermann (UFRJ), artista plástica e cineasta, realizadora do curta-metragem “A Juventude Apache do Cinema na Periferia” (8 min.)

A sessão terá a mostra do documentário “Notícias de uma Guerra Particular” (João Moreira Salles e Kátia Lund - 57 min.), seguida de exibição do curta e debate com a professora Giovana. Entrada gratuita.

Giovana Zimermann é artista plástica atuante com arte urbana em Florianópolis, cineasta, e pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro –IPPUR/UFRJ (2016). Utiliza o cinema como dispositivo do discurso sobre os conflitos urbanos.

- O documentário “Notícias de uma Guerra Particular” [João Moreira Salles e Kátia Lund, 1999, 57 min.] retrata recortes do cotidiano de traficantes, policiais e moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, alternando entrevistas dos personagens que vivem em meio a este cenário de violência e especialistas em segurança pública.

- O curta-metragem “A Juventude Apache do Cinema na Periferia” [Giovana Zimermann, 8 min.] traz um paralelo entre França e Brasil, refletindo sobre a violência associada à juventude popular nas periferias das cidades de Rio de Janeiro e Paris.

O projeto CineARQ – parceria dos estudantes dos estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo com a Prof. Marina e apoio do CALA – usa o cinema como porta de entrada para a discussão de temáticas relevantes à arquitetura e ao urbanismo, utilizando de sessões de filmes seguidas de debates. Para 2016, a temática "Redescobrindo o cinema nacional" faz aproximações críticas com a produção brasileira e traça paralelos com a nossa sociedade e seu contexto atual.
Projeto CineARQ exibe documentário "Notícias de uma Guerra Particular" e curta com debate


Categorias: Setembro 2016
Tags: Cine, Cinema
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Novembro 2018 Semana Sala Verde UFSC com oficinas gratuitas em comemoração aos 13 anos
até 21 Novembro 2018 Curso gratuito de fotografia básica com câmeras compactas e celulares
até 25 Novembro 2018 2º Aulão Gratuito de Arqueria no Pa-Kua Floripa
até 02 Dezembro 2018 Inscrições para 3.117 vagas em cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar