FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Mostra em homenagem a Darci, fundador do Cine ART 7



Quando: 5, 19, 21 e 28 de setembro, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/268755776851019

A programação de setembro do Cineclube da Fundação Cultural Badesc será dedicada a Darci Costa, fundador do Cine Art 7, que completa 90 anos neste mês. Nos dias 5, 19, 21 e 28, serão exibidos os filmes prediletos de Darci e um documentário sobre ele. Entrada gratuita.

“Falar da história do cinema de rua de Florianópolis, sem falar de Darci Costa é o mesmo que nada. A história de um está ligada a do outro. Ninguém como ele viveu tão bem aqueles anos dourados em que filas de espera contornavam quarteirões aguardando as sessões seguintes porque a anterior já estava com bilheteria esgotada”, relembra Ricardo Helou, integrante do grupo Art 7.

Darci comandou por 11 anos (1986-1997), ao lado do sócio Alberto Fermiano, o Cine ART 7, localizado no prédio à rua Almirante Alvim, onde hoje é a sede da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Tendo Z, de Costa Gavras, como filme de estreia, foi naquele espaço para 190 lugares, com cadeiras simples e de madeira, que os adeptos do cinema de arte assistiam ao que o mentor do Cine Art 7 escolhia a cada semana. Em algumas sessões, o filme era exibido para apenas cinco espectadores, o que forçava Darci a pagar do próprio bolso o aluguel da fita. A sua paixão fez o cinema funcionar até ser desativado para a instalação da sede central do Badesc. Neste mesmo período, outro endereço dos cinéfilos era no Centro Integrado de Cultura (CIC) comandado por Gilberto Gerlach.

Sobre Darci

Formado em direito, jornalista e radialista autodidata, crítico de cinema do extinto jornal O Estado e bancário por profissão, dedicou grande parte de sua história à sua paixão maior: a sétima arte. No início da década de 60, Darci experimentou um projeto semelhante ao Art 7: o Cine Central, que teve dois anos de duração. O Cine Central funcionou na rua Felipe Schmid, onde hoje funciona as Livrarias Catarinense. Entre as recordações, Darci guarda, em um dos cômodos de sua casa, o maquinário de projeção e alguns rolos de celuloides. Pôsteres de filmes e painéis montados artesanalmente adornam as paredes da sala. Mais de três mil DVDs lotam estantes, com muitos clássicos.

Fã de westerns e musicais, em certa ocasião, para assistir O Intrépido General Kuster (1941), Darci perdeu o último ônibus da noite. Resultado: caminhou do centro até o final do Saco dos Limões, onde morava, debaixo de chuva torrencial e com a cidade às escuras por causa de um blecaute. “Em outra ocasião, sem dinheiro para pagar o ingresso, acomodou-se próximo à sala de projeção, contentando-se em ouvir os diálogos do capítulo final de um seriado de aventura”, acrescenta Ricardo Helou.

Programação

Darci foi personagem do documentário Cine ART 7 - Os Descaminhos da Memória (2007, 34 min), dirigido por Phelipe Janning. Esse e três curtas, de 2 minutos cada, dirigidos por Zeca Pires, para a TV UFSC, serão exibidos no dia 19 de setembro (segunda-feira), às 19h, com a presença de Darci e outros manezinhos cinéfilos que ao final da sessão, participarão de um bate-papo.

Nos dias 5, 21 e 28 a programação traz filmes com Rita Hayworth, grande paixão de Darci: Gild, Modelos e Sangue e Areia são os filmes escolhidos para estas datas.

Dia 5 - Gilda
De Charles Vidor. EUA. 1946. 110min. Drama, romance. 12 anos.
Com Rita Hayworth, Glenn Ford e George Macready.
Dono de clube noturno regressa de viagem casado. O gerente do clube, seu amigo, reconhece na mulher um antigo caso de amor.

Dia 19 - Os Descaminhos da Memória
De Phelipe Janning. Brasil. 2007. 34min. Documentário. Sem classificação
Memória do Cine Art 7 em Florianópolis, contada por seus fundadores: Darci Costa e Alberto Fermiano.

Dia 21 - Modelos (Cover Girl)
De Charles Vidor. EUA. 1944. 107min. Comédia, musical, romance. Sem classificação.
Com Rita Hayworth, Gene Kelly e Lee Bowman
Dançarina de nightclub ganha concurso para ser capa de revista, onde dono da revista fora apaixonado pela avó. Ela entra na alta sociedade sendo cortejada por homem rico.

Dia 28 - Sangue e Areia (Blood and Sand)
De Rouben Mamoulian. EUA. 1941. 125min. Drama. 18 anos
Com Tyrone Power, Linda Darnell e Rita Hayworth
Filho de toureiro, que tenta recuperar a honra da família seguindo os passos do pai, tem seu coração dividido entre duas mulheres. Mostra em homenagem a Darci, fundador do Cine ART 7

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar