FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Dia Mundial Sem Carro com passeios ciclísticos



Quando: 22 Setembro 2016, quinta-feira
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1095584570518004

Dia Mundial sem Carro (em inglês: World Car Free Day) é um data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. Criado pelo movimento "Sem Carro" (em inglês: Car Free), tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. Neste dia são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.

Durante todo o dia 22 de setembro – quando é celebrado o Dia Mundial sem Carro – Florianópolis terá reforçada a frota de ônibus do transporte coletivo, que fará viagens extras para incentivar a população a deixar o carro em casa. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com objetivo de incentivar as pessoas a utilizarem o ônibus e auxiliar na melhoria da mobilidade urbana de Florianópolis.

No dia 22/09, às 14h00, as equipes do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, da ViaCiclo/UCB, da Rede Vida no Trânsito e da RITMOS das Cidades estarão reunidas na Av. Beira Mar Norte, ao lado do TITRI, recebendo os candidatos a prefeitura de Florianópolis para entregar-lhes documentos de referência para a construção de um compromisso de implementação de ações de mobilidade, acessibilidade e segurança no trânsito sustentáveis e humanizadas. Sua presença como morador e ativista fará toda a diferença! Venha prestigiar e colaborar!

Às 16h, acontecerá um passeio ciclístico em prol da criação do “Anel Cicloviário”, com saída da avenida Beiramar Norte, organizado pela Ritmos das Cidades. Roteiro: Beiramar Norte, José Mendes, Saco dos Limões, Beiramar Sul, Pantanal, Beiramar Norte, com tempo 60 min e distância 17 km.

Às 19h, dezenas de ciclistas partirão da pista de skate da Trindade na Tradicional Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro organizada pelo Movimento Livre dos Ciclistas. O horário de saída e o percurso são decididos pelos participantes.

Engajada em um movimento mundial com diversas cidades, a Secretaria Municipal de Segurança e Gestão do Trânsito e a Guarda Municipal participam da programação do dia 'Na cidade sem meu carro' e promovem a interrupção do tráfego de carros e motos em um dos lados da praça XV de novembro (rua Arcipreste Paiva), no trecho entre a rua Tenente Silveira e avenida Paulo Fontes.

A interrupção vigora entre as 6 e as 20 horas. A proposta faz parte da 16ª Jornada Brasileira – evento internacional de reflexão sobre os modelos de Mobilidade Urbana que este ano terá como tema “faixas exclusivas, bicicletas, calçadas acessíveis e paz no trânsito”, que irá proporcionar à população áreas livre de automóveis dando mais espaço para pedestres, ciclistas e transportes públicos.

Neste dia, o semáforo do trecho será desligado e a Guarda Municipal estará no local para garantir a passagem dos pedestres por meio do aceno com a mão. O local ficará aberto para transporte público coletivo, escolar, táxi, bicicletas e pedestres. Para o tráfego de veículos permitidos, serão feitas divisões com cones e fitas zebradas para táxis, bicicletas e ônibus.

Entre outras ações, estão previstas a distribuição de cartilhas do ciclista e mudas de plantas do Horto Municipal. Por meio de um telão instalado na região central, serão apresentados projetos desenvolvidos para a cidade, além das propostas de novas configurações das vias a serem implantadas. Estarão disponíveis também atividades com checagem da pressão arterial, orientações sobre caminhar de forma saudável, programas de atividades físicas, apresentação de shows, cinema, bandas, declamação de poesias e grupos de arte.

Evento mundial

A jornada mundial 'Na cidade sem meu carro' começou em 1997 na França e chegou ao Brasil em 2001 pelo Instituto RUAVIVA. O movimento tem como objetivo principal instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade dominante em nosso país, onde o modo motorizado individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte público coletivo e do não motorizado.

A jornada se organiza com o engajamento das prefeituras, definindo uma área da cidade - protegida dos automóveis e motos - onde as pessoas possam resgatar a rua como local de convívio social, e a qualidade do meio ambiente, onde os ônibus circulam sem congestionamento e as bicicletas e pedestres não sofrem ameaças dos automóveis. No local, acontecem atividades de lazer e cultura e a população é incentivada a deixar seus carros em casa e procurar formas sustentáveis de se deslocar. Para tal, as prefeituras garantem transporte público de qualidade e informações de como funcionará a cidade na área livre de carros e motocicletas, para que a população se sinta estimulada.

A jornada visa a difundir os preceitos da Mobilidade Sustentável - onde os pedestres, os ciclistas e principalmente o transporte público entram de forma definitiva nas agendas das políticas públicas, seja urbana ou ambiental, das diversas esferas de Governo e atrair a atenção dos meios de comunicação para o tema. A Lei da Mobilidade Urbana (n. 12.587/2012) prioriza os investimentos no sistema viário em transporte público e não motorizados, bem como a transformação do transporte público em direito social, constitucionalmente reconhecido.

Programação:

Horário: A partir das 10h - Abordagem educativa dos motoristas
Local: Entorno do Terminal de Integração Trindade – TITRI
Organização: Rede Vida no Trânsito

Horário: 16h - Passeio ciclístico em prol da criação do “Anel Cicloviário”
Local: Av. Beiramar Norte (ponto a confirmar)
Organização: RITMOS das Cidades
Informações: 3233-6415

Horário: saída às 19h - Pedalada do Dia Mundial sem Carro
Local: Ponto de partida: pista de skate da Trindade, Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, s/n.
Organização: Movimento Livre dos Ciclistas
Dia Mundial Sem Carro com passeios ciclísticos


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar