FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Juliana D Passos e a Macumbaria - espetáculo em homenagem à cultura e raíz afro-brasileiras



Quando: 09 Outubro 2016, Domingo, às 18 horas
Onde: Célula Showcase
Endereço: Rod. João Paulo, 75 - João Paulo
Evento no FB: www.facebook.com/events/584140178432461

Domingo, dia 9 de outubro, às 18h, Célula Showcase recebe o espetáculo "Juliana D Passos e a Macumbaria", que envolve música, dança e a exaltação das raízes africanas na cultura brasileira e no cenário musical catarinense. É uma homenagem à cultura e raíz afro-brasileiras, um espetáculo para admiradores, seguidores e pessoas que respeitam a cultura africana tão viva no Brasil.

um espetáculo de Cultura brasileira com música, dança, espiritualidade e cultura afro-brasileira por todos os lados.
Além da cantora - já conceituada como uma das grandes de Florianópolis - o espetáculo conta, em sua retaguarda, com alguns dos melhores músicos da noite de Floripa e região, além de ser incrivelmente enriquecido pelos atores em cena que interpretam e enriquecem ainda mais o espetáculo com suas danças e cores (se utilizando de figurino criado especialmente para o evento), em uma maravilhosa sincronia com a parte musical.

Macumbaria foi um termo idealizado por cantora Juliana D Passos. Nele está contida a herança africana, a raiz continental e as tradições propagadas na cultura e na música brasileira. Juliana D Passos é uma artista com inspiração múltipla. Sua sensibilidade está presente nas crenças - da astrologia à umbanda -, na musicalidade, na versatilidade de suas composições. O projeto Macumbaria foi idealizado há mais de dois anos, fruto da congruência dessa origem multifacetada, mística, folclórica, com a sua trajetória recente como intérprete e professora de técnica vocal.

Macumba é um tipo de árvore de origem africana, mas também é um instrumento musical bastante utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. Com o tempo e não se sabe bem em que momento, o termo acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir às religiões de matriz africana, principalmente na referência às oferendas e despachos feitos por alguns seguidores.

De acordo com a Revista Mundo Estranho, na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba".

Os ingressos para o show Juliana D Passos e a Macumbaria estão à venda nos seguintes pontos:
- Bazar 7 Estrelas, Avenida Santa Catarina, 714 - sala 1 - Bela Vista;
- Bazar Santo Expedito, na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros;
- Plumas & Paetês, Rua Conselheiro Mafra, 435, Centro;
- Jacutá Moda Orixá, Avenida Santa Catarina, 639 - Bela Vista;
- Escola de Música Mateus Schaffer, Avenida Lédio João Martins (Avenida Central do Kobrasol), 543

Todos os pontos vendendo a R$ 15! Juliana D Passos e a Macumbaria - espetáculo em homenagem à cultura e raíz afro-brasileiras

Categorias: Outubro 2016
Tags: Cultura, afro
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar