FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Juliana D Passos e a Macumbaria - espetáculo em homenagem à cultura e raíz afro-brasileiras



Quando: 09 Outubro 2016, domingo, às 18 horas
Onde: Célula Showcase
Endereço: Rod. João Paulo, 75 - João Paulo
Evento no FB: www.facebook.com/events/584140178432461

Domingo, dia 9 de outubro, às 18h, Célula Showcase recebe o espetáculo "Juliana D Passos e a Macumbaria", que envolve música, dança e a exaltação das raízes africanas na cultura brasileira e no cenário musical catarinense. É uma homenagem à cultura e raíz afro-brasileiras, um espetáculo para admiradores, seguidores e pessoas que respeitam a cultura africana tão viva no Brasil.

um espetáculo de Cultura brasileira com música, dança, espiritualidade e cultura afro-brasileira por todos os lados.
Além da cantora - já conceituada como uma das grandes de Florianópolis - o espetáculo conta, em sua retaguarda, com alguns dos melhores músicos da noite de Floripa e região, além de ser incrivelmente enriquecido pelos atores em cena que interpretam e enriquecem ainda mais o espetáculo com suas danças e cores (se utilizando de figurino criado especialmente para o evento), em uma maravilhosa sincronia com a parte musical.

Macumbaria foi um termo idealizado por cantora Juliana D Passos. Nele está contida a herança africana, a raiz continental e as tradições propagadas na cultura e na música brasileira. Juliana D Passos é uma artista com inspiração múltipla. Sua sensibilidade está presente nas crenças - da astrologia à umbanda -, na musicalidade, na versatilidade de suas composições. O projeto Macumbaria foi idealizado há mais de dois anos, fruto da congruência dessa origem multifacetada, mística, folclórica, com a sua trajetória recente como intérprete e professora de técnica vocal.

Macumba é um tipo de árvore de origem africana, mas também é um instrumento musical bastante utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. Com o tempo e não se sabe bem em que momento, o termo acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir às religiões de matriz africana, principalmente na referência às oferendas e despachos feitos por alguns seguidores.

De acordo com a Revista Mundo Estranho, na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba".

Os ingressos para o show Juliana D Passos e a Macumbaria estão à venda nos seguintes pontos:
- Bazar 7 Estrelas, Avenida Santa Catarina, 714 - sala 1 - Bela Vista;
- Bazar Santo Expedito, na Avenida Leoberto Leal, em Barreiros;
- Plumas & Paetês, Rua Conselheiro Mafra, 435, Centro;
- Jacutá Moda Orixá, Avenida Santa Catarina, 639 - Bela Vista;
- Escola de Música Mateus Schaffer, Avenida Lédio João Martins (Avenida Central do Kobrasol), 543

Todos os pontos vendendo a R$ 15!
Juliana D Passos e a Macumbaria - espetáculo em homenagem à cultura e raíz afro-brasileiras


Categorias: Outubro 2016
Tags: Cultura, afro
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar