FaceBook Instagram Twitter


Tecendo na Tela - Mostra de cinema afro-brasileiro e africano



Quando: 22 Outubro 2016, sábado
Onde: Casa da Memória
Endereço: Rua Padre Miguelinho, 58 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1794555020789822

O grupo Toque de Melanina, da Escola Básica Aderbal Ramos da Silva, no Estreito, coordenado pela professora Maria Aparecida Rita Moreira, em parceria com o Fórum Setorial de Cultura Negra e o grupo NEGA da UDESC, organizou uma mostra de cinema afro-brasileiro e africano, com o objetivo de discutir a visibilidade negra na mídia e na sociedade, subsidiar os educadores de ensino fundamental e médio sobre a aplicação da Lei 10.639/03 e para os usos nas relações étnico-raciais.

As exibições serão gratuitas e abertas ao público e acontecerão uma vez por mês, sempre aos sábados, na Casa da Memória, no centro da cidade. Serão cinco dias de exibições, iniciando no dia 18 de junho e finalizando no dia 22 de outubro. Aos participantes será conferido certificado de 20h, expedido pela UDESC. Compareça!

"A partir da tela do cinema, possibilidades de debates sobre a cultura e a história africana e a afro-brasileira. Ludicidade, criatividade e conhecimento, auxiliando na construção de uma escola que respeita a diversidade. O negro invisibilizado na mídia ganha as telas nas escolas e tece uma experiência diferenciada. Tecendo na tela abre as portas para o cinema negro e para o debate. Queremos convidá-lo a pensar cinema e educação, a utilizar o cinema como um meio de refletir sobre as questões raciais em nosso país" (texto de divulgação).

O evento conta co m o apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, sendo que no último dia de exibição contará com a coordenadora Flavia Lima como debatedora na atividade. Confirma abaixo a programação e participe:

18/06
9h – ABERTURA
9h45min – NZINGA (109’) 1:49
Debate – Mulheres negras e resistência.

09/07
8h30min – Cidadão invisível (20’)
Debate – A presença negra em Santa Catarina
9h45min – Encontro com Milton Santos - O Mundo
Global visto do lado de cá (90’) (ou outro filme brasileiro)
Debate – Milton Santos – Você conhece?

27/08
8h30min – Documentário: Sotigui Kouyaté: um griot no Brasil
8h45min – KEITA, O LEGADO DO GRIOT (96’) 1:36
Debate – A figura do Griot em África e para além

24/09
8h30min Ilha dos Orixás
Debate – Religiosidade afro-brasileira
9h45min Negação do Brasil
Debate – Negros na mídia

22/10
9h - ANTONIETA DE BARROS (15’)
Antonieta de Barros – precisamos (re)conhecê-la
9h45min - A exceção e a regra
Racismo – precisamos combatê-lo.

Sinopse do filme "Keita: o Legado do Griot" (90min):
O velho griot Djeliba deixa sua aldeia do interior e se instala na residência da família Keita para realizar uma missão: a iniciação do menino Mabo nas tradições familiares, cuja origem remonta a Sundjata Keita - o fundador do Império do Mali. Mas as diferenças entre a memória preservada pela oralidade e a história ensinada a Mabo na escola geram um clima de tensão entre o valor da tradição e as exigências da sociedade africana moderna. O foco da tensão será a divergência entre o conhecimento histórico ensinado na escola e a memória história preservada pelos tradicionalistas.
Tecendo na Tela - Mostra de cinema afro-brasileiro e africano


Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar