FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex)



Quando: de 20 a 22 de outubro
Onde: Pavilhão na praça da Cidadania, em frente à reitoria, UFSC
Quanto: Gratuito

Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) –, a 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da UFSC será realizada de 20 a 22 de outubro, com o tema “Ciência alimentando o Brasil”.

A Sepex é um dos maiores eventos de divulgação científica da UFSC e um dos mais importantes de Santa Catarina. Desde 2000 o encontro reúne trabalhos desenvolvidos na Universidade em uma mostra científica aberta ao público, em pavilhão montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, no Campus Florianópolis, no bairro Trindade. São aproximadamente 200 estandes com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Durante o evento, são oferecidos minicursos, palestras e eventos paralelos, como o Seminário de Iniciação Científica (SIC).

Nesta edição, a Sepex abordará a história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a alimentação diária cada vez melhor.

As inscrições para apresentações artístico-culturais, estandes e minicursos devem ser feitas de 22 a 26 de agosto. Este ano, além da divisão de estandes por área temática, haverá espaços divididos por público-alvo – como crianças, adolescentes, comunidade acadêmica e externa. Serão priorizadas as inscrições que abordarem o tema da Semana.

A abertura da 15ª SEPEX acontecerá na quarta-feira, dia 19 de outubro, às 18h, no auditório Garapuvu e contará com a presença da jornalista e repórter catarinense Sônia Bridi. Formada pela UFSC e com carreira reconhecida nacional e internacionalmente, a jornalista traz sua experiência através de palestra a ser proferida na abertura oficial da SEPEX, com o tema “Mudanças climáticas: o que cabe a você?”.

A 15ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão – SEPEX e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2016 contarão com um show de abertura da banda Dazaranha, que será realizado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, no dia 20/10 às 12h. Consagrada pelo público catarinense e com mais de 20 anos de história, o banda promete movimentar a comunidade universitária e convidar o público para as atividades que serão realizadas nos três dias de evento.

Como em outros anos, o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), coordena a programação artístico-cultural da SEPEX. A 15ª SEPEX contará com 19 apresentações que serão realizadas em um palco montado sob o pavilhão de lona do evento e deverão acontecer de manhã, à tarde e no começo da noite (das 9h às 19h) nos dias 20 (quinta-feira) e 21 de outubro (sexta-feira), e no período da manhã (das 9h às 12h) no dia 22 de outubro (sábado). São convidados a participar todos os coordenadores de projetos institucionais que desenvolvem atividades na área. A prioridade é para apresentação de projetos culturais da UFSC, mas, havendo vagas, poderão se apresentar artistas e grupos da comunidade que estejam envolvidos em projetos da Universidade. Os interessados devem fazer sua inscrição de 22 de agosto a 02 de setembro pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br

MINICURSOS HOMOLOGADOS 15ª SEPEX
Durante a SEPEX, vários minicursos são oferecidos à comunidade interna e externa da UFSC. Os interessados em participar deverão acessar a página http://sg.sepex.ufsc.br para consultar a lista de minicursos disponíveis e fazer sua inscrição. Os minicursos são gratuitos e com número limitado de vagas. As inscrições para participar dos minicursos começam dia 14 de outubro e vão até o dia 19 de outubro. Para receber o certificado de participação é obrigatória a inscrição prévia no minicurso e a assinatura na lista de presença. Confira a lista de minicursos homologados para a 15ª SEPEX:
http://sepex.ufsc.br/files/2016/10/divulga%C3%A7%C3%A3o-minicursos-homologados-17-10.pdf

LISTA DE ESTANDES HOMOLOGADOS 15ª SEPEX
Confira abaixo a lista de estandes homologados para a 15ª SEPEX e fique atento ao cronograma:
http://sepex.ufsc.br/files/2016/09/divulga%C3%A7%C3%A3o-estandes-homologados.pdf

MAPA 15ª SEPEX
http://sepex.ufsc.br/files/2016/09/LOCA%C3%87%C3%83O-STANDS-01_06.pdf

Cronograma da SEPEX 2016:
Veja o cronograma completo e acesse as informações sobre as inscrições no site do evento: sepex.ufsc.br

Inscrição de estandes, oficinas e minicursos pelos ministrantes: 22 a 26 de agosto, no site http://sg.sepex.ufsc.br

Inscrições para apresentações artístico-culturais: 22/08 a 02/09 pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br

Assinatura e entrega dos termos de compromisso e autorização de uso de espaço físico para minicursos: 22 a 29 de agosto, entregar na PROGRAD

Divulgação da programação artístico-cultural: 30 de setembro

Homologação de minicursos: 30 de setembro

Homologação dos estandes: 30 de setembro

Assinatura e entrega dos termos de compromisso pelos coordenadores de estandes: de 03 a 07 de outubro, entregar na PROEX

Período para agendamento de transporte de materiais: 30 de setembro até às 11h00 do dia 06 de outubro, pelo e-mail pu.proad@contato.ufsc.br

Inscrição para participação em minicursos: 14 a 19 de outubro, no site http://sg.sepex.ufsc.br

Montagem dos estandes pelos coordenadores: 19 de outubro, das 14h às 18h

Realização da SEPEX: 20 a 22 de outubro de 2016
Horário de visitação:
dias 20 e 21 de outubro - das 9h às 19h (quinta e sexta-feira)
dia 22 de outubro - das 9h às 12h (sábado)

Desmontagem dos estandes: 22 de outubro, das 12h às 13h

Entrega da lista de presença dos minicursos pelos ministrantes: 24 a 28 de outubro, entregar na PROGRAD



PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DA 15ª SEPEX
20 a 22 de outubro de 2016, de quinta-feira a sábado
Local: Palco do Pavilhão da Sepex – Praça da Cidadania – Campus da UFSC Florianópolis (Trindade)

Dia 20, Quinta-feira

09h00 – Abertura Oficial da 15ª SEPEX com a presença da Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina.

11h00 – Sarau em LIBRAS – sarau em Língua Brasileira de Sinais, em que poetas surdos apresentam suas poesias, as quais refletem a sua emoção e os seus sentimentos: alegrias, tristezas, formas de percepção do mundo e sonhos. Trata-se de um gênero da Literatura Surda que mescla vários recursos e poéticas.
Coordenação: Profa. Fernanda de Araújo Machado – Departamento de Artes e Libras – DALi/CCE/UFSC.
Coordenadora: Fernanda de Araújo Machado. [30min.]

12h00min. – Show Musical – Banda Dazaranha – A 15ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão – SEPEX e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2016 contarão com um show de abertura da banda Dazaranha. Consagrada pelo público catarinense e com mais de 20 anos de história, o banda promete movimentar a comunidade universitária e convidar o público para as atividades que serão realizadas nos três dias de evento.
O show será realizado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, no dia 20/10 às 12h. [60min.]

14h00 – Oficina de Dança e Movimento do NETI – apresentação de três coreografias: Rumba Latina, Alegria Grega, e Bailando, com integrantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da PROEX/UFSC.
Coordenação: Elza Cassaleti, voluntária do NETI/PROEX. [20min.]

14h30min. – Boi-de-Mamão do NDI – apresentação de música e dança folclórica com crianças do grupo 6A vespertino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.
Coordenação: Arte-educadora Vânia Maria Broering e Professoras Giseli Day e Giandrea Reuss Strenzel, Juliane Mendes Rosa La Banca (ao violão), Gilberto Lerina e Mario Cesar machado (percussão) – NDI/UFSC. [30min.]

15h30min. – Cantoria: Coral Infantil do CA – Grupo de canto coral aberto a todos os alunos dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFSC que desejarem aprender música cantando, movimentando-se e interagindo em grupo. O repertório para coro infantil, contém peças de autores como Chica e Adê; Telma Chan e Edino Krieger.
Trabalho dos professores Maria Cristiane Deltregia Reys (coordenadora) e Luciano Py de Oliveira. [30min.]

16h15 – Grupo de Dança e Canto do CENETI –apresentação de danças e músicas inspiradas em “Clara Nunes” do Grupo de Dança do Centro Estudantil do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (CENETI) da UFSC, que conta com integrantes maiores de 60 anos e apresenta danças típicas da cultura brasileira.
Coordenação: Urilda Soares - Voluntária do NETI / PROEX. [15min.]

17h00min. – Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC – apresentação musical de repertório erudito brasileiro e internacional. Grupos musicais criados em 2009 como projetos de Extensão da UFSC, realizados pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte).
Coordenação e Regência: Miriam Moritz. [40min.]

18h15 – Coral da UFSC – com repertório voltado para a MPB, o grupo existe desde 1963 e é formado por alunos, servidores docentes e técnico-administrativos da UFSC, e por pessoas da comunidade externa. Repertório comemorativo do centenário do samba. Projeto cultural permanente, o Coral da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte).
Coordenação e Regência: Miriam Moritz. [40min.]

Dia 21, Sexta-feira

10h00 – Boi-de-Mamão do NDI – apresentação de música e dança folclórica com crianças do período matutino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC.
Coordenação: Arte-educadora Vânia Maria Broering e Professoras Josiana Picolli, Juliete Schneider, e Juliane Mendes Rosa La Banca (ao violão), Gilberto Lerina e Mario Cesar Machado (percussão) – NDI/UFSC. [30min.]

10h30min. – Roda de Capoeira – atividade do projeto de Extensão “Capoeira de Angola com o grupo Ajagunã de Palmares” que oferece aulas de capoeira à comunidade, gratuitamente, no Ginásio de Alumínio do Centro de Desportos. As aulas são ministradas por mestre Khorvão, e o projeto é frequentado por alunos de graduação, pós-graduação e também por membros das comunidades do entorno da Universidade.
Coordenação do projeto: Prof. Adair Bonini, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas/CCE/UFSC. [30min.]

12h00min. – Roda de Capoeira Angola – grupo de capoeira angola Angoleiro Sim Sinhô, com o Mestre Téo, é uma atividade permanente como Oficina do DCE da UFSC. Conta com a participação da comunidade universitária (alunos, funcionários e professores) e de outras comunidades do entorno do campus e de outros bairros.
O grupo atua em parceria com o Projeto de Extensão “Música e Cultura”, do Departamento de Antropologia da UFSC, sob a coordenação da Profa. María Eugenia Domínguez. [30min.]

12h30 – Música no Lago: Banda FForest – apresentação da banda de Florianópolis (formada por alunos da UFSC), com repertório que recebe influências de diversos estilos musicais, incorpora referências literárias e mistura rock, samba e funk, com letras carregadas de significado e alegria. Integrantes: Fabiano Foresti (bateria e voz), Fabrício Foresti (guitarra e voz) e Jhonatan Amaral (baixo e voz). O Projeto Música no Lago é uma atividade da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.
Coordenação: Departamento de Cultura e Eventos. [60min.] Local: Junto do Lago ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

14h00min. – Educação Musical do Colégio de Aplicação – Flauta Doce e Prática de Conjunto – apresentação musical de alunos de 6º ano do CA da UFSC, peças para flauta doce com arranjos que incluem outros instrumentos como xilofones, tambores e pandeiros. Repertório que contempla diversos estilos, desde peças escritas por educadores musicais para esse instrumento, até grandes sucessos conhecidos pelo público.
Coordenação: Profs. Maria Cristiane Deltregia Reys e Luciano Py de Oliveria. [30min.]

14h45min. – “Funeral Alegre” – apresentação de peça musical em que o tema central é o medo da morte, o que pode tornar a vida insuportável. O objetivo é levar o público a redescobrir o valor da vida e a importância de amá-la profundamente a cada momento. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC. Os atores são usuários do CAPS e alunos do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC (além do coordenador do projeto).
Coordenação: Prof. Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito). [30min.]

15h30min - Vozes da Ilha – apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Centro Estudantil do Núcleo de Estudo da Terceira Idade (NETI) / PROEX da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro.
Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov. [20min.]

16h00min. – Cantando a Vida – Sala Verde UFSC apresentação de músicas populares e infantis com violão, flauta, percussão e voz (com convidados). Repertório com canções de diversos projetos e ações que marcaram a história da Sala Verde UFSC. Participação Especial da Associação Caminhos para a Vida com a canção Tudo Azul.Projeto de Extensão Sala Verde – PROEX/UFSC.
Coordenação: Bióloga Marlene Alano Coelho Aguilar. [20min.]

16h45min. – Sarau Poético-Musical Negras Vozes – apresentação artístico-musical com as/os intérpretes acadêmicas/os, servidores, docentes e técnico-administrativos da UFSC, com músicas de artistas negras/os e leituras de poemas de escritoras/os negras/os. Projeto Negras Vozes: Arte, presença e memória, do CED/UFSC.
Coordenação: Profa. Joana Célia dos Passos. [40min.]

18h00min. – Danças do Projeto Práticas Corporais – Dança Cigana Russa/Brasileira: Coreografia: Lamento Cigano; Coreógrafa: Criação coletiva; Grupo Andança. / Bollywood: apresentação solo da professora e coreógrafa Anita Malcher. / Dança Cigana Artística: Coreografia: Rosas Dançantes; Coreógrafa: Criação coletiva; Grupo Andança. / Dança Cigana Amazônica: Coreografia coletiva; Coreógrafa: Anita Malcher; Grupo: Turma de Dança Cigana Amazônica. / Dança Cigana Artística: Coreografia: Cores; Coreógrafa: Criação Coletiva; Grupo Andança. / Dança Burlesca: Coreografia coletiva; Coreógrafa: Anita Malcher; Grupo: Turma de Iniciação à Dança Burlesca. / Dança Cigana Indiana – Kalbelia: Coreografia: Hansasya; Coreógrafa: Criação Coletiva; Grupo Andança. / Dança do Ventre: apresentação solo da professora e coreógrafa Gabrielle al Faruk. / Dança Burlesca: Coreografia coletiva; Coreógrafa: Anita Malcher; Grupo de Estudos em Dança Burlesca. / Projeto Práticas Corporais do CDS/UFSC.
Coordenação: Profas. Cristiane Ker & Luciana Fiamoncini. Tempo total das danças: [40min.]

Dia 22, Sábado

11h00min. – Dança do Ventre – apresentação da coreografia “One Winged Angel”, de dança do ventre, por Sammy (Samanta Rodrigues Michelin). Enfermeira. Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN-UFSC. [04min.]
Coordenação da Programação Artístico-Cultural da 15ª SEPEX: Clóvis Werner (Palco da SEPEX) / Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da USFC. 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex)

Categorias: Outubro 2016
Tags: UFSC, cursos, Sepex
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar