FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Projeto Pretexto Sesc 2016 tem 30 dias de exposições, performances, oficinas e feira gratuitos



Quando: de 15/09 a 15/10
Onde: em diversos locais da cidade
Quanto: Gratuito

Realizado há mais de uma década, a edição 2016 do Projeto Pretexto do Sesc em Florianópolis (Prainha) acontece com uma proposta diferenciada, de 15 de setembro a 15 de outubro. Neste ano, será trabalhado o tema “Publicações de Artista”, com proposições da professora e pesquisadora Regina Melim. A programação é gratuita e traz exposições, leituras, performances, conversas, oficinas, lançamentos e feira de publicação, em diversos locais e horários.

De acordo com Regina Melim, “são atividades que transitam entre si e formam um conjunto que busca desafiar o modelo expositivo que estamos acostumados a visitar. Não expor em vitrine tem sido o maior desafio que acompanha uma exposição de publicação de artista. Assim, as oficinas, visitas guiadas e conversas não são apenas espaços para a ampliação de repertório sobre esse tema, elas também podem se configurar como um tipo singular de exposição de tais procedimentos”.

Ela também explica que as publicações de artista surgiram na década de 1960 em contextos distintos, algumas delas, expressamente como reação a uma série de questões específicas do sistema de arte. Desse modo, nascem para ser públicas, para circularem. Seu circuito é o mesmo do livro e das revistas. Nos anos 1970 se ampliam como espaço alternativo para a arte, tanto como produção quanto como exposição. Híbrida ou miscigenada, muitas dessas publicações agregavam artistas de diferentes áreas: literatura, artes visuais, dança, teatro e música. Quando a escrita passou a ser um meio para as artes visuais, foi na publicação de artista que ela encontrou seu meio, não apenas para a sua exposição, mas também para a sua difusão.

A programação inicia na próxima quinta-feira, 15/09, às 18h30, na Fundação Cultural Badesc, com visita guiada às exposições “Revistas de Artistas no Brasil”, uma seleção de revistas criadas por artistas, de 1960 a 2010, pertencente às coleções de Jorge Bucksdricker e Regina Melim, e “Publicações como espaço expositivo”, seleção de publicações realizadas como espaço expositivo, a partir dos anos 1960, pertencente à coleção de Regina Melim.

No sábado, 17/09, às 11h, acontece a abertura da exposição “Coleção Particular” e conversa com Regina Melim e Gabi Bresola, na Biblioteca Sesc Prainha. As coleções apresentadas nesta mostra serão doadas para a Instituição, com o objetivo de criar um setor de publicações de artista na biblioteca da Unidade, que permanecerá instalado permanentemente e aberto a novas doações.

Na agenda, três oficinas estão com inscrições gratuitas abertas: “Textando”, com Fabio Morais nos dias 20, 21 e 23/09, das 14h30 às 17h30, no Sesc. “Exposições impressas”, com Regina Melim, em 29/09, das 14h às 18h, na Fundação Cultural Badesc. E “Ano 1, Nº 0”, com Jorge Bucksdricker, nos dias 04 e 05/10, das 18h30 às 21h30, na Fundação Cultural Badesc. As inscrições podem ser realizadas até 16/09, pelo email patriciagaleli@sesc-sc.com.br, contendo nome, profissão, contato e qual o interesse em participar da oficina.

Programação completa com sinopses:

15/09 | qui | 18h30 às 19h30 | Fundação Cultural Badesc
Visita guiada nas exposições “Revistas de Artistas no Brasil” e “Publicações como espaço expositivo”, com Jorge Bucksdricker e Regina Melim
Exposições que integram o projeto Pretexto: Publicações de Artista, Sesc Prainha, Florianópolis. Uma seleção de revistas criadas por artistas durante as décadas de 1960 a 2010, pertencente as coleções de Jorge Bucksdricker e Regina Melim e uma seleção de publicações realizadas como espaço expositivo, a partir dos anos 1960, pertencente a coleção de Regina Melim.

15/09 a 14/10 | seg a sex | 12h às 19h | Fundação Cultural Badesc
Visitação nas exposições “Revistas de Artistas no Brasil”, coleções de Jorge Bucksdricker e Regina Melim e “Publicações como espaço expositivo”, coleção de Regina Melim

Sobre as exposições:
- “Revistas de Artistas no Brasil: Exposição que apresenta uma seleção de revistas criadas por artistas durante as décadas de 1960 a 2010, pertencente às coleções de Jorge Bucksdricker e Regina Melim. A saber: Navilouca (1974), Corpo Estranho, Malasartes (1975-1976), A Parte do Fogo (1980), Arte em São Paulo (1981-1986), Gávea (1984-1996), item (195-2003), Recibo (desde 2002), Número (2003-2010), entre outras.

- “Publicações como espaço expositivo”: Exposição que apresenta uma seleção de publicações realizadas como espaço expositivo, a partir dos anos 1960, pertencente a coleção de Regina Melim. Entre as selecionadas estão: Working drawings and other visible things on paper not necessarily meant to be viewed as art (1966), Xerox Book (1968), July, August, September, (1969), Studio International . July, August, (1970), Artforum (1980), Do It (2004), Point d’ironie (desde 1997), Pulgar 8 (2001), Pulgar 12 (2004), Re-Shuffle: Notions of an Itinerant Museum (2006), PF (2006), amor.love: leve com você.take with you (2007), Coleção (2008), Working Drawings And Other Visible Things On Paper Not Necessarily Meant To Be Viewed (2008), The Xeroxed Book (2010),July, August, September (2012).

17/09 | sáb | 11h | Biblioteca Sesc Prainha
Abertura da exposição “Coleção Particular” e conversa, com Regina Melim e Gabi Bresola
Exposição que apresenta uma coleção de publicações de artista iniciada a partir de uma convocatória / convite endereçada a uma série de artistas como doação à Biblioteca Sesc Prainha. Um projeto que é realizado por Regina Melim e Gabi Bresola para a criação de um setor de publicações de artista na Biblioteca Sesc Prainha, que após a exposição permanecerá instalado como coleção permanente e aberta a novas doações.

17/09 a 15/10 | seg a sáb | 8h às 21h (seg a sex) e 8h às 12h (sáb) | Biblioteca Sesc Prainha
Visitação “Coleção Particular”, com Regina Melim e Gabi Bresola

17/09 | sáb | 11h | Biblioteca Sesc Prainha
Performance “Biblioteca mesmo, livrocapas”, com Silfarlem de Oliveira (Florianópolis)
Uma biblioteca invertida. Uma biblioteca que é formada a partir dos ‘livros’ que são ‘cobertos’ pelo livrocapa ou dos livrocapas distribuídos. Assim os livros, nessa ação, não permanecem em confinamento. A princípio, se dá dois tipos de usuários da biblioteca mesmo: o usuário que apresenta seu livro para ser coberto (sinalizado) pelo livrocapa e o usuário que retira um livrocapa (uma folha carimbada com a palavra ‘livrocapa’) – nas medidas que desejar, dentro das disponíveis – e dele faz-se um livro (apenas pela capa), faz-se livro cobrindo outros livros e objetos (fazendo deles livros) ou, se desejar, ‘constrói/inventa’ um conteúdo para o seu livrocapa. De qualquer modo, cada um sai com seu livrocapa (completo ou em construção) da biblioteca mesmo e para ela não retorna. Fica apenas um registro da existência de um ‘acervo’ que se espalha, deambula. Assim vai se formando um ‘acervo’ –disperso – da biblioteca mesmo.

20, 21 e 23/09 | ter, qua e sex |14h30 às 17h30 | Teatro Sesc Prainha
Oficina “Textando”, com Fabio Morais (São Paulo)
Inscrições até o dia 16/09, pelo email patriciagaleli@sesc-sc.com.br, contendo nome, profissão, contato e qual o interesse em participar da oficina.
Em Textando, o termo “escrever” é preterido em favor do neologismo “textar”, que evoca o experimentar no exercício da escrita. Abordando aspectos específicos da escrita praticada, difundida e lida no contexto das artes visuais, neste curso serão apresentadas obras-textos que, ao invés de seguir modelos literários – algo comum ao se considerar que a literatura é a arte da escrita – seguem procedimentos da performance, da escultura, da linguagem gráfica, da partitura, da arte conceitual, do minimalismo, do work in progress, do ready-made, imprimindo especificidades textuais na escrita praticada por artistas. O curso se baseia na leitura em grupo de obras que serão contextualizadas, comentadas e discutidas.
12hs distribuídas em 3 encontros:
Encontro 1 – Textualidades específicas da escrita produzida no contexto das artes visuais
Encontro 2 – O performativo como motor da escrita
Encontro 3 – Escrita e apropriação
Vagas: 20
Público: artistas e interessados em artes visuais e escrita

21/09 | qua | 20h | Teatro Sesc Prainha
Lançamento da publicação “¿Hay em Portugués? nº6”, com Regina Melim, Fabio Morais, Pedro Franz e Gabi Bresola
¿Hay en Portugués? é um projeto editorial criado em 2012 por Regina Melim, a partir dos seminários realizados pelos alunos participantes das disciplinas que ministra anualmente no Pós Graduação em Artes Visuais, no Ceart, Udesc. O foco é a tradução de textos ligados às artes visuais que nunca foram traduzidos para o português ou, se foram, estão há tempos fora de circulação.
A ¿Hay en Portugués? número 6 é uma edição especial, organizada por Fabio Morais, endereçada a “texto” e toda a gama de experimentações possíveis que a escrita experimenta no campo das artes visuais. Foi produzida fora dos seminários do pós graduação mas, da mesma forma que edição hum, pode ser entendida como uma espécie de desdobramento.
Coordenação editorial: Fabio Morais, Pedro Franz e Regina Melim
Participantes: Ana Camorlinga, Daniel Kairoz, Daniela Souto, Fabio Morais, Gabriela Bresola, Leya Mira Brander, Leonardo Araujo, Maíra Dietrich, Marilá Dardot, Pedro Franz, Rachel Gontijo, Rafael RG, Raquel Stolf, Regina Melim e Veronica Stigger.

22/09 | qui | 15h | Teatro Sesc Prainha
Visita guiada “Edições Tijuana”, com Ana Luiza Fonseca (Rio de Janeiro)
Exposição que contará com uma seleção de publicações da Edições Tijuana (SP) apresentadas por Ana Luiza Fonseca como uma ‘visita guiada’. Entre as selecionadas estão: Somático (Fabio Morais, 2015), S/T (Edgard de Souza, 2015), Sobre o Amor (Gabriel Mejia Abad, 2015), NoTempo (Lucia Mindlin Loeb, 2015), Devaneio (Lucia Mindlin Loeb, 2015), Matriz (Lucia Mindlin Loeb, 2015), Linguagentrificação (Fabio Morais, 2015), Álbum (Lia Chaia, 2015), A Melhor Resposta Que Encontrei (Por Enquanto) Para Uma Pergunta Ontológica (Guilherme Peters, 2014), La Pintura Espanhola (Daniel Senise, 2014), Museu do Homem do Nordeste (Jonathas de Andrade, 2014), entre outros, totalizando 40 publicações. Dentre as 40 publicações apresentadas na seleção de publicações da Edições Tijuana, estarão presentes alguns ‘bonecos’ à titulo de exemplificações do processo de realização de uma publicação.
Anal Luiza Fonseca também contará um pouco sobre a criação e a trajetória do espaço criado em 2007, em São Paulo, pioneiro na apresentação, difusão, produção e comercialização de publicações de artista. Desde a sua criação, num espaço anexo à Galeria Vermelho, atualmente como uma banca instalada no patéo da referida galeria, a Tijuana tem desdobramentos que vão desde a criação da Feira de Arte Impressa realizada desde 2008, à produção de publicações de artista, participações de mostras e feiras internacionais, bem como a construção de um acervo produzido por artistas de diferentes nacionalidades.

24/09 a 15/10 | seg a sáb | 11h às 21h (seg a sex) 8h às 12h (sáb) | Hall da Biblioteca Sesc Prainha
Instalação sonora “Sala de Escuta”, de Raquel Stolf (Florianópolis)
Sala de Escuta é uma instalação sonora de Raquel, que permanecerá instalada até a finalização do projeto Pretexto, em 15 de outubro.

24/09 | sáb | 11h | Biblioteca Sesc Prainha
Conversa “Página gravada” e lançamento da publicação “Anecoica”, com Raquel Stolf (Florianópolis)
Raquel Stolf apresenta parte de seus processos e investigações sob(re) publicações sonoras e seus desdobramentos, envolvendo relações entre processos de escrita e modulações de escuta, trânsitos e intersecções entre palavra, ruído e silêncio.
Na ocasião, Raquel Stolf também apresenta a publicação Anecoica, criada em 2016, na disciplina de Instalação Multimídia e no Seminário Especial Investigações sob(re) proposições sonoras, por ela ministrados, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais, no Ceart, Udesc. No lançamento será feito uma distribuição gratuita para o público presente.
Anecoica investiga usos heterogêneos do som no campo da arte contemporânea, conceitos e experiências de silêncio/ruído, espaços sonoros, modos e modulações de escuta articulados em proposições artísticas. Propõe pensar intersecções entre som, texto e contexto, entre silêncios/ruídos impressos e sonoros.
Coordenação editorial: Raquel Stolf
Participantes: Airton Jordani Jardim Filho, Fabio Wosniak, Kamilla Nunes, Karine de Oliveira Cupertino, Mayra Flaminio, Monica Hoff, Rafael Schultz Myczkowski, Silfarlem de Oliveira, Viviane Baschirotto, Leto William, Adson Leonardo Loth, Ágata Tomaselli dos Santos, Alice Donovan Linck, Ana Carolina Martins Ferreira, Ana Luiza Amaral, Bianca Caroline Schweitzer, Bruna Costa Flôr, Clara Meirelles, Débora Renata Caetano Moecke, Gabriela Hermenegildo Júnior, Hingrid Medeiros Clasen, Joseane Fernanda Bernardo, Luanda Rainho, Marina de Aguiar Casali Dias, Telma Scherer, Viviane Dalla Rosa, Ana Camorlinga.
Equipe do Projeto de Ensino: Anna Stolf, Juliano Ventura, Leto William, Luana Navarro, Mayra Flamínio, Silfarlem de Oliveira.
Projeto gráfico: Anna Stolf
Edição: céu da boca
Apoio: Edital PRAPEG, CEART-UDESC

28/09 | qua| 20h | Teatro Sesc Prainha.
Lançamento da publicação experimental “Disso (isso)”, com Raquel Stolf (Florianópolis)
Publicação experimental sonora/impressa construída coletivamente na oficina Laboratório de escuta e escrita, proposta por Raquel Stolf no CEART-UDESC, em Florianópolis (abril a novembro de 2014), e na Divisão de Artes Plásticas DaP/UEL, Londrina (novembro de 2014), como ação do Programa de Extensão MEMBRANA. MEMBRANA propôs investigar as aderências e opacidades da imagem e do som, em suas articulações com usos da palavra em projetos artísticos. Foram pensadas e produzidas proposições que envolvem práticas em vídeo/filme, áudio e texto, em suas intersecções e desdobramentos, atravessados por processos de escrita e envolvendo relações com seus contextos de circulação.
Coordenação editorial: Danillo Villa (UEL) e Raquel Stolf (UDESC)
Equipe-disso: Anna Stolf, Franciele Favero, Ruth Steyer e Leto William
Respiradores auditivos: Adolfo Emanuel (voz da letra e violono); Adriana Siqueira; Ana Camorlinga; Anderson Monteiro; Arieli Hisae; Ariel Cristina; Carolina Panchoni; Cassia Pegoraro (voz alta); Cristina Oliveira; Danillo Villa; Deborah Castello Branco; Diovane Riedel; Dimitri Camorlinga; Eduardo Silveira; Flora Holderbaum; Gabrieli Campos; Gisele Nazario; Hígor Mejia; Julianna Rosa; Leto William; Mariana Berta; Mateus Vieira; Nathalie Soler; Paolo Dias (voz alta); Patrícia de Medeiros; Raquel Stolf; Ruth Steyer.

29/09 | qui | 14h às 18h | Fundação Cultural Badesc
Oficina “Exposições impressas”, com Regina Melim (Florianópolis)
Inscrições até o dia 16/09, pelo email patriciagaleli@sesc-sc.com.br, contendo nome, profissão, contato e qual o interesse em participar da oficina.
Em Publicações como Exposições Regina Melim parte da própria exposição Publicações como Espaço Expositivo para abordar práticas curatoriais no espaço impresso, tendo como princípio a ideia de que alguns catálogos e publicações de artista se estabelecem como uma exposição itinerante, que não termina nunca. E, ainda, mais do que a distensão de seu tempo de duração de mostra, a portabilidade permite o seu deslocamento e trânsito pelos mais distintos lugares e contextos.
4hs / Vagas: 20 / Público: artistas e interessados em publicações de artistas.

01/10 | sáb | 11h | Biblioteca Sesc Prainha
Instalação e performance “Biblioteca para corpos em expansão”, com Luana Navarro (São Paulo)
Um espaço conceitual que abriga trabalhos, práticas e ações que tomam o corpo como questão. A partir de sua instalação (letreiro) ela pode abrigar e resignificar também qualquer outra imagem/situação da vida cotidiana de onde ela é instalada. O interesse reside no seu potencial de propor relações a partir das palavras que a compõe: biblioteca / corpo / expansão, numa espécie de imagem múltipla e movente que abraça distintos agentes, trabalhos e situações.

04 e 05/10 | 18h30 às 21h30 | Fundação Cultural Badesc
Oficina “Ano 1, Nº 0”, com Jorge Bucksdricker (Florianópolis)
Inscrições até o dia 16/09, pelo email patriciagaleli@sesc-sc.com.br, contendo nome, profissão, contato e qual o interesse em participar da oficina.
A partir da exposição Revistas de Artistas no Brasil, serão desdobradas e discutidas uma série de questões relativas à revista de artista como lugar de debate, exercício de convivência, veículo de difusão, gesto de resistência, espaço experimental de criação e exposição. Entre as revistas apresentadas, estarão: Navilouca, Qorpo Estranho, Malasartes, Ponto, Presença e Arte em São Paulo.
6hs distribuídas em 2 encontros / Vagas: 20 / Público: artistas e interessados em revistas de arte e de artistas

08 e 09/10 | sáb e dom | 11h às 18h | Museu Histórico de Santa Catarina – Jardins do Palácio Cruz e Sousa
Feira Flamboiã de publicações de artista
A Flamboiã é uma feira que se propõe a reunir artistas, editoras e pessoas interessadas em publicações de artista nos mais variados formatos. Teve sua primeira edição em 2015, no MHSC/Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis, que contou com expositores de várias regiões do Brasil, duas oficinas, apresentações musicais e um debate acerca do tema. Neste ano a feira acontecerá no mesmo lugar, mas com uma proposta expandida de feira como exposição, com número maior de expositores, intervenções e performances relacionadas com publicação de artista.
Concepção: Gabi Bresola e Marcos Walickosky. Projeto Pretexto Sesc 2016 tem 30 dias de exposições, performances, oficinas e feira gratuitos

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 03 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar