FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Exposição fotográfica "Longe. Estado Indefinido", de Lela Martorano



Quando: até 29 de outubro
Onde: Galeria de Artes Pedro Paulo Vecchietti
Endereço: Praça XV de Novembro, 180 - Centro
Quanto: Gratuito

Abertura 14 de setembro, quarta-feira, às 19 horas
Visitação até 29 de outubro de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Utilizando a fotografia como linguagem para refletir sobre a passagem do tempo e as recordações, a artista visual Lela Martorano abre a exposição “Longe. Estado Indefinido” na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. Selecionada por meio de edital de ocupação lançado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a mostra será aberta nesta quarta-feira, 14 de setembro, às 19 horas, e ficará disponível para visitação pública até 29 de outubro, com entrada franca.

Composta por uma série de nove fotografias de paisagens, a exposição busca proporcionar uma aproximação com o espectador. O conjunto de imagens está distribuído no espaço como páginas de um livro, questionando os limites da fotografia e de sua própria materialidade. Também fazem parte da mostra uma imagem impressa em papel (lambe-lambe) – e que ocupa uma parede da galeria – e a “paisagem sonora”, assinada pela artista Fê Luz.

Nas imagens, a superfície arranhada sugere a ideia de efemeridade e esquecimento, “como se as paisagens fossem se desfazendo ao longo do caminho”, explica a artista. Para ela, “cada viagem é uma experiência interior, um passo a mais no deslocamento do homem sobre a terra”, complementa.

Explorando imagens

Natural de São Joaquim, Lela Martorano é graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutora em Lenguajes y Poeticas em el Arte Contemporaneo pela Faculdade de Belas Artes de Granada/Espanha. Radicada em Florianópolis, a artista tem um trabalho focado na exploração implacável da imagem e sua projeção, com uso opcional de dispositivos analógicos. A apropriação de slides e filmes super-8 produzidos pelo seu pai na década de 1970 constituiu a base para o desenvolvimento desse processo, que transita entre a fotografia e a videoinstalação.

Através do procedimento de apropriação e das relações entre a imagem-luz (projeção) e a imagem-matéria (fotografia), Lela Martorano busca deslocar as imagens de seu contexto cotidiano para o campo da arte e estabelece uma relação íntima com o espectador, fazendo um cruzamento de tempos, memórias e histórias, que não remetem apenas à percepção, mas também às sensações e emoções operadas pela memória.

Entre as diversas exposições individuais e coletivas realizadas pela artista, destacam-se “Mar de Dentro”, na Fundação Cultural Badesc/Florianópolis-SC e Mela Chu Gallery/Colônia-Alemanha (2012); “Olhos D’Agua”, na Galería Arrabal & Cia, Granada-Espanha (2012); e “Cidades Inventadas”, no Museu Vitor Meirelles / Florianópolis-SC (2005). Exposição fotográfica "Longe. Estado Indefinido", de Lela Martorano

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar