FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Sonora Floripa – Ciclo Internacional de Compositoras com música, fórum e documentários



Quando: de 18 a 22 de outubro
Onde: Mesc, Fundação Cultural Badesc, Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/729095910527015

Do pop à música erudita. Mais de 30 artistas, entre cantoras, compositoras e instrumentistas de Santa Catarina, vão mostrar a diversidade da música produzida por mulheres no estado e debater a representatividade na cena musical, no Sonora Ciclo Internacional de Compositoras, uma mostra não competitiva, gratuita e aberta ao público.

O ciclo, que ocorre entre os dias 18 a 22 de outubro, em Florianópolis, se divide na Mostra de Palco, com apresentações musicais nos dias 18 e 19, no Teatro Pedro Ivo; Fóruns Temáticos, em 20 e 21, no Museu da Escola Catarinense (Mesc); e mostra de documentários e videoclipes seguida de bate-papo com diretores, em 22, na Fundação Cultural Badesc. A banda Cores de Aidê encerra o festival com uma apresentação no Jardim da Fundação Badesc, às 18h. De lá, parte um cortejo sonoro até a Praça XV. Todos os eventos são gratuitos! Os ingressos para a mostra musical já estão disponíveis para retirada gratuita na bilheteria dos teatros do CIC, TAC e Pedro Ivo.

Além de ser totalmente gratuito, o Sonora Floripa tem um maior número de artistas em relação às outras cidades. O festival será financiado coletivamente por meio de campanha na plataforma Vakinha que segue até o dia 25 deste mês. “Trata-se de um evento histórico para dar visibilidade às compositores mulheres de Santa Catarina. É fundamental a participação do público tanto no apoio à campanha quanto para prestigiar as atividades da mostra”, afirma Camila Durães, uma das organizadoras do Sonora. Para colaborar na campanha de financiamento coletivo da Mostra:
www.vakinha.com.br/vaquinha/sonora-ciclo-internacional-de-compositoras-florianopolis-sc

Para a instrumentista, o ciclo é uma oportunidade única para repensar os espaços dedicados às mulheres na produção musical como um todo. “Geralmente, as mulheres são intérpretes. A criação de músicas, letras ou arranjos, a direção e a regência não são lugares comuns para elas: nós”, pontua.

O Sonora Ciclo Internacional já realizou mostras em 26 cidades na Argentina, Brasil, Espanha, Irlanda, Portugal e Uruguai. A mobilização em torno do evento iniciou com a hashtag “mulheres criando”, lançada há alguns meses pela compositora mineira Deh Mussulini, integrante do Coletivo Ana. A compositora Larissa Baq, de São Paulo, inspirada pela campanha propôs então a criação de um festival de compositoras. A ideia se espalhou e multiplicou rapidamente pelas redes dando início ao movimento Sonora Ciclo Internacional de Compositoras. No intuito de chamar a atenção para a existência e força das compositoras, a rede se ampliou com o engajamento de artistas brasileiras que moram no exterior.

Mapeamento das compositoras
De acordo com Tatiana Cobbett, também organizadora, a mostra em Florianópolis será bastante inclusiva por permitir a participação de cantoras que não compõe suas próprias músicas - desde que cantem obras de compositoras do estado. “Ficamos muito satisfeitas com o resultado das inscrições, são mulheres de várias partes do estado. A mostra vai permitir o mapeamento das compositoras para dar visibilidade às mulheres que criam. Será o momento de nos conhecermos e reconhecermos enquanto compositoras. Existem mulheres compositoras em Santa Catarina e é isso que o festival vem mostrar”, explica a cantora e compositora que também se apresenta na mostra.

Ação Social
O Sonora vai apoiar a campanha de arrecadação solidária da SERTE, uma associação filantrópica e educacional sem fins econômicos, com sede em Florianópolis, que atende 246 idosos/as e crianças. A organização foi assaltada recentemente e encontra-se com dificuldades para manter o atendimento. Doações de alimentos e fraldas geriátricas podem ser feitas no dia das apresentações musicais no Teatro Pedro Ivo.

Mostra de Palcos
As apresentações musicais ocorrem nos dias 18 e 19, das 20h às 23h, no palco do Teatro Pedro Ivo. No primeiro dia, as cantoras e instrumentistas se apresentam nessa ordem: 18 de outubro: Ana Paula da Silva, Camila Durães, Sueli Ramos, Cláudia Passos, Tânia Meyer, Natália Livramento, Julia Peixoto, Ivana e a Banda Aos Trancos, Júlia Muniz, Dayana Nuñez, Silvia Abelin, Cláudia Barbosa, Bruna Nogueira, Ivanna Tollotti e A Nêga. No segundo dia, 19, é a vez de Jana Gularte, Tatyana Jacques, Silvia Beraldo, Ive Luna, Victoria Aftalion, Renata Swoboda, Denise de Castro, Luana Mockffa, Srta V, Iara Germer, Larissa Poeta, Susi Brito, Bárbara Vasques, Dandara Manoela, Flora Holderbaum, Letícia Coelho e Tatiana Cobbett

Fórum Temático
Os fóruns temáticos acontecem nos dias 20 e 21, das 17h às 22h, no Mesc. Um pocket show de Flora Holderbaum abre o primeiro dia. Logo após, terá início a primeira mesa “Educação Musical e Gênero” com abertura de Tânia Meyer, acompanhada por Bruna Nogueira e Beatriz W. Schmitd. Participam do debate Barbara Biscaro (UDESC - CEART), Letícia Grala (UFSC - CFH), Letícia Coelho (UDESC - CEART) e Verônica Kimura (UDESC - FAED). A partir das 19h, o fórum discute “Acessibilidade às composições de mulheres”, com presença de Flora Holderbaum (USP – ECA - CMU), Laura Mello ( http://www.lauramello.org/ - Viena - Berlin), A Nêga (artista autodidata e independente) e Márcia Ramos (UDESC - FAED). No dia 21, a abertura da mesa “Representatividade das mulheres da música em SC” fica por conta da cantora Kia. A atividade segue com debate por Rute Gebler (UDESC – EART), Bernardete Castelan Povoas (UDESC – The University of Iowa), Miriam Moritz (UFSC – DAC), Carol Regina (Senac – Rosas do Samba), Gracie Faraco (Àthema Music - Escola Livre de Música e Univali) e Silvia Beraldo (Compasso Aberto – Berklee College Of Music). O encerramento terá a participação do Coletivo Batalha das Minas e de suas artistas, às 19h30.

Mostra audiovisual
A atividade no Cine Clube da Fundação Cultural Badesc começa às 13h e termina às 18h com exibição dos curtas “Mawaca”, um resgate sobre a trajetória do eclético grupo musical paulista formado por oito cantoras, “Ah que Saudade da Neide Maria Rosa”, reportagem em vídeo sobre a vida da cantora catarinense Neide Mariarrosa, e dos videoclipes “Eli - Um Grito de Esperança”, da Sonora Parceria, “De Novo”, da cantora Renata Swoboda, “Té Mais”, do A Corda em Si, “O teu Amor me faz tão bem” de Melisa e Piero e “Renascendo em Cada Dia”, de Silvia Abelin. Após a exibição, ocorre o debate com participação dos diretores Marco Martins, Antônio Rossa, Stanley Costa, Fernanda Peres e Taise de Queiros Bertoldi. O evento terá ainda apresentação de Johanna Hirschler e banda às 15h e da banda Cores de Aidê, às 18h.

Programação Completa

MOSTRA DE PALCOS:
18 e 19 de outubro, das 20hs às 23hs - Teatro Pedro Ivo

18 DE OUTUBRO:
Ana Paula da Silva
Camila Durães
Sueli Ramos
Cláudia Passos
Tânia Meyer
Natália Livramento
Julia Peixoto
Ivana e Aos Trancos
Júlia Muniz
Dayana Nuñez
Silvia Abelin
Cláudia Barbosa
Bruna Nogueira
Ivanna Tollotti
A Nêga

19 DE OUTUBRO:
Jana Gularte
Tatyana Jacques
Silvia Beraldo
Ive Luna
Victoria Aftalion
Renata Swoboda
Denise de Castro
Luana Mockffa
Srta.V
Iara Germer
Larissa Poeta
Susi Brito
Bárbara Vasques
Dandara Manoela
Flora Holderbaum
Letícia Coelho
Tatiana Cobbett

-----------------------------------------------------------------------------

FÓRUM TEMÁTICO:
20 e 21 de outubro, das 17hs às 22hs - MESC - Museu da Escola Catarinense

20 DE OUTUBRO:
Mesa 1 - Educação Musical e Gênero, 17hs, com abertura de Tânia Meyer, acompanhada por Bruna Nogueira e Beatriz W. Schmitd
Barbara Biscaro (UDESC - CEART)
Letícia Grala (UFSC - CFH)
Letícia Coelho (UDESC - CEART)
Verônica Kimura (UDESC -FAED)

Mesa 2- Acessibilidade às composições de mulheres, 19hs, com abertura de Flora Holderbaum
Flora Holderbaum (USP – ECA- CMU)
Laura Mello ( http://www.lauramello.org/ - Viena - Berlin)
A Nêga (Artista Independente e Auto-didata ♥ )
Márcia Ramos (UDESC - FAED)

21 DE OUTUBRO:
Mesa 3 - Representatividade das mulheres da música em SC, 17hs, com abertura de Kya
Rute Gebler (UDESC – CEART)
Bernardete Castelan Povoas (UDESC – The University of Iowa)
Carol Regina (SENAC – Rosas do Samba)
Gracie Faraco (Àthema Music - Escola Livre de Música e UNIVALI)
Silvia Beraldo (Compasso Aberto – Berklee College of Music)

+ Encerramento com apresentação da Batalha das Minas às 19h30
*Durante o Fórum mulheres compositoras, intérpretes e criadoras da música em Santa Catarina serão homenageadas através da projeção de suas fotografias e imagens.

-----------------------------------------------------------------------------

MOSTRA AUDIOVISUAL:
22 de outubro das 13hs às 19hs - Fundação Badesc

Mostra de Curtas e Documentários:
"Mawaca", Contraponto produções, direção Katia Klock
"Ah que Saudade da Neide Maria Rosa", Fernanda Peres e Taise de Queiros Bertoldi
+ Apresentação de Johanna Hirschler e banda às 15hs

Mostra de Clips:
Eli - Um Grito de Esperança - Sonora Parceria - realização: Contraponto
De Novo - Renata Swoboda - realização: Vini Domingues
Té Mais - A Corda em Si - realização Antônio Rossa
O teu Amor me faz tão bem - Melisa e Piero - realização - Transitoriamente
Renascendo em Cada Dia - Silvia Abelin - realização - PB Filmes - Stanley Costa

Composição da mesa de bate papo:
Antônio Rossa
Stanley Costa
Fernanda Peres
Taise de Queiros Bertoldi

+ Encerramento com apresentação da Banda Cores de Aidê às 18hs
+ Cortejo até a Praça XV conduzido pelo Bloco Cores de Aidê Sonora Floripa – Ciclo Internacional de Compositoras com música, fórum e documentários

Categorias: Outubro 2016
Tags: Mostra, Fórum
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar