FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes



Quando: de 24 a 26 de outubro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/219124845171480

Os departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizam entre os dias 24 e 26 de outubro o encontro Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes, que contará com palestras, mesas redondas, exposições e performances, promovendo discussões sobre gênero e a luta das mulheres ao longo da história. O evento ocorre na Udesc Ceart, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com entrada gratuita e aberta ao público.

Na segunda-feira, 24, a professora Graciela Chamorro abre o evento com a palestra O Corpo: lugar de murmúrio, enfeite, saberes, dores, histórias..., uma apresentação da persistência da palavra cantada indígena ao longo da história, do destaque da presença da mulher na cultura indígena.

Graciela, que é musicista, teóloga e professora de História Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrará também a Oficina de cantos e danças kaiowá: os sendeiros de Ñandesy e a chuva mansa de Jasuka – Presenças femininas na cosmologia Guarani e Kaiowá, nos dias 25 e 26, com a mestranda e artista Arami Marschner, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No primeiro dia do evento ocorre ainda a abertura de duas exposições. Chave 17 – acessos e (in)diferenças, do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ativista LGBT Rodrigo Moretti, problematiza, através de fotografias, a norma binária e faz da multiplicidade de gênero seu foco. Dialogando com a temática de gênero do trabalho de Moretti, acontecerá a performance de Jura Mendes e a perfopalestra Bruxas, santas, loucas, velhas, meninas, “belas, recatadas e do lar”, representações do feminino nos discursos midiáticos, de Jussyane Emídio, com iluminação de Priscila Costa.

A exposição Vaginas Nômades, de Rosana Bortolin, professora da Udesc Ceart, reflete a sua pesquisa de vários anos sobre “as imagens da mulher a partir do corpo feminino e dos espaços velados, sagrados, explorados, mutilados e proibidos desse corpo”.

No dia 25, será realizada a roda de conversa Permeando gêneros: feminismos nas salas de aula do Ceart, com as professoras Brígida de Miranda e Daiane Dordete, do Departamento de Artes Cênicas; Rosana Bortolin e Silvana Macedo, professoras do Departamento de Artes Visuais; a estudante de Artes Cênicas e Thuanny Paes, esta também integrante do Coletivo Nega. A roda de conversa é aberta a todas e todos interessados.

No último dia do Mulheres em Cena, quarta-feira, 26, haverá a contação de histórias Antiprincesas, com as atrizes Emeli Barosso e Isadora Lunge que, inspiradas na literatura infantil, colocam em cheque as representações de heróis e heroínas e questionam as expectativas de gênero na litareatura e no teatro para crianças.

A professora do Departamento de Artes Cênicas Brígida de Miranda, uma das coordenadoras do evento, afirma que o evento pretende trazer a discussões de gênero e a história de movimentos feministas para a universidade. “Nós acreditamos que a arte constitui-se no terreno mais fértil para criação de representações binárias e normativas e também para a subversão dessas mesmas normas. Como produzir arte que subverta o binarismo, que dê mais visibilidade a história e produção de pessoas que foram tacitamente relegadas a margem?”, questiona.

O Encontro Mulheres em Cena é uma realização dos programas de extensão Imagens Cênicas/Evento Mulheres em Cena e Nupeart Promove, da Direção de Ensino de Graduação da Udesc Ceart, dos departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais, dos programas de pós-graduação em Teatro e em Artes Visuais e dos grupos de pesquisa Poéticas Teatrais e Articulações Poéticas. O evento é coordenado pelas professoras Maria Brigida de Miranda, Daiane Dordete Jacobs, Rosana Bortolin e pelo doutorando Jurandir Eduardo.

Programação

24/10 (segunda)

15h - Palestra O CORPO: lugar de murmúrio, enfeite, saberes, dores, histórias...
Convidada: Dra. Graciela Chamorro (Universidade Federal da Grande Dourados)
Espaço 2, Departamento de Artes Cênicas

17h30 - Abertura das exposições:
Chave 17 -- acessos e (in)diferenças -- Rodrigo Moretti (UFSC)
Vaginas Nômades -- Rosana Bortolin
Perfopalestra de Jussyane Emídio e Jura Mendes. Iluminação de Priscila Costa
Hall do Departamento de Artes Visuais e Sala de Cerâmica.

25/10 (terça)

8h às 12h - Oficina de cantos e danças kaiowá: Os Sendeiros de Ñandesy e a Chuva Mansa de Jasuka – Presenças Femininas na Cosmologia Guarani e Kaiowá
Convidadas Dra. Graciela Chamorro (UFGD) e Mestranda Arami Marschner (Unicamp)
Dança 1, Departamento de Artes Cênicas

19:00 - Roda de Conversas "Permeando gêneros: feminismos nas salas de aula do CEART", facilitadoras Dra. Brígida de Miranda (DAC), Dra. Daiane Dordete (DAC), Msc. Rosana Bortolin (DAV), Dra. Silvana Macedo (DAV), Thuanny Paes (Coletivo NEGA/DAC).

26/10 (quarta)

8h às 12h - Continuação da Oficina de cantos e danças kaiowá.
Dra. Graciela Chamorro (UFGD) e Mestranda Arami Marschner (Unicamp)
Dança 1, Departamento de Artes Cênicas

19:00 - Contação de Histórias "Antiprincesas", com Emeli Barosso e Isadora Lunge
Sala Laboratório 1, Departamento de Artes Cênicas

Realização:
Programa de Extensão Imagens Cênicas/Evento Mulheres em Cena
Programa de Extensão NUPEART Promove
Direção de Ensino de Graduação do CEART - Ciclo de palestras
Departamento de Artes Cênicas
Departamento de Artes Visuais
Programa de Pós-graduação em Teatro
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
Grupo de Pesquisa Poéticas Teatrais
Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas
Coordenação: Dra. Maria Brigida de Miranda, Dra. Daiane Dordete Jacobs, Msc. Rosana Bortolin, Doutorando Jurandir Eduardo.
Apoio: Núcleo de Comunicação (CEART), Projeto de Extensão Banco de Dados e Imagens Cênicas (BDIC/DAC), Laboratório de Iluminação Cênica (LAB-LUZ) Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar