FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes



Quando: de 24 a 26 de outubro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/219124845171480

Os departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizam entre os dias 24 e 26 de outubro o encontro Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes, que contará com palestras, mesas redondas, exposições e performances, promovendo discussões sobre gênero e a luta das mulheres ao longo da história. O evento ocorre na Udesc Ceart, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, com entrada gratuita e aberta ao público.

Na segunda-feira, 24, a professora Graciela Chamorro abre o evento com a palestra O Corpo: lugar de murmúrio, enfeite, saberes, dores, histórias..., uma apresentação da persistência da palavra cantada indígena ao longo da história, do destaque da presença da mulher na cultura indígena.

Graciela, que é musicista, teóloga e professora de História Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrará também a Oficina de cantos e danças kaiowá: os sendeiros de Ñandesy e a chuva mansa de Jasuka – Presenças femininas na cosmologia Guarani e Kaiowá, nos dias 25 e 26, com a mestranda e artista Arami Marschner, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No primeiro dia do evento ocorre ainda a abertura de duas exposições. Chave 17 – acessos e (in)diferenças, do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ativista LGBT Rodrigo Moretti, problematiza, através de fotografias, a norma binária e faz da multiplicidade de gênero seu foco. Dialogando com a temática de gênero do trabalho de Moretti, acontecerá a performance de Jura Mendes e a perfopalestra Bruxas, santas, loucas, velhas, meninas, “belas, recatadas e do lar”, representações do feminino nos discursos midiáticos, de Jussyane Emídio, com iluminação de Priscila Costa.

A exposição Vaginas Nômades, de Rosana Bortolin, professora da Udesc Ceart, reflete a sua pesquisa de vários anos sobre “as imagens da mulher a partir do corpo feminino e dos espaços velados, sagrados, explorados, mutilados e proibidos desse corpo”.

No dia 25, será realizada a roda de conversa Permeando gêneros: feminismos nas salas de aula do Ceart, com as professoras Brígida de Miranda e Daiane Dordete, do Departamento de Artes Cênicas; Rosana Bortolin e Silvana Macedo, professoras do Departamento de Artes Visuais; a estudante de Artes Cênicas e Thuanny Paes, esta também integrante do Coletivo Nega. A roda de conversa é aberta a todas e todos interessados.

No último dia do Mulheres em Cena, quarta-feira, 26, haverá a contação de histórias Antiprincesas, com as atrizes Emeli Barosso e Isadora Lunge que, inspiradas na literatura infantil, colocam em cheque as representações de heróis e heroínas e questionam as expectativas de gênero na litareatura e no teatro para crianças.

A professora do Departamento de Artes Cênicas Brígida de Miranda, uma das coordenadoras do evento, afirma que o evento pretende trazer a discussões de gênero e a história de movimentos feministas para a universidade. “Nós acreditamos que a arte constitui-se no terreno mais fértil para criação de representações binárias e normativas e também para a subversão dessas mesmas normas. Como produzir arte que subverta o binarismo, que dê mais visibilidade a história e produção de pessoas que foram tacitamente relegadas a margem?”, questiona.

O Encontro Mulheres em Cena é uma realização dos programas de extensão Imagens Cênicas/Evento Mulheres em Cena e Nupeart Promove, da Direção de Ensino de Graduação da Udesc Ceart, dos departamentos de Artes Cênicas e Artes Visuais, dos programas de pós-graduação em Teatro e em Artes Visuais e dos grupos de pesquisa Poéticas Teatrais e Articulações Poéticas. O evento é coordenado pelas professoras Maria Brigida de Miranda, Daiane Dordete Jacobs, Rosana Bortolin e pelo doutorando Jurandir Eduardo.

Programação

24/10 (segunda)

15h - Palestra O CORPO: lugar de murmúrio, enfeite, saberes, dores, histórias...
Convidada: Dra. Graciela Chamorro (Universidade Federal da Grande Dourados)
Espaço 2, Departamento de Artes Cênicas

17h30 - Abertura das exposições:
Chave 17 -- acessos e (in)diferenças -- Rodrigo Moretti (UFSC)
Vaginas Nômades -- Rosana Bortolin
Perfopalestra de Jussyane Emídio e Jura Mendes. Iluminação de Priscila Costa
Hall do Departamento de Artes Visuais e Sala de Cerâmica.

25/10 (terça)

8h às 12h - Oficina de cantos e danças kaiowá: Os Sendeiros de Ñandesy e a Chuva Mansa de Jasuka – Presenças Femininas na Cosmologia Guarani e Kaiowá
Convidadas Dra. Graciela Chamorro (UFGD) e Mestranda Arami Marschner (Unicamp)
Dança 1, Departamento de Artes Cênicas

19:00 - Roda de Conversas "Permeando gêneros: feminismos nas salas de aula do CEART", facilitadoras Dra. Brígida de Miranda (DAC), Dra. Daiane Dordete (DAC), Msc. Rosana Bortolin (DAV), Dra. Silvana Macedo (DAV), Thuanny Paes (Coletivo NEGA/DAC).

26/10 (quarta)

8h às 12h - Continuação da Oficina de cantos e danças kaiowá.
Dra. Graciela Chamorro (UFGD) e Mestranda Arami Marschner (Unicamp)
Dança 1, Departamento de Artes Cênicas

19:00 - Contação de Histórias "Antiprincesas", com Emeli Barosso e Isadora Lunge
Sala Laboratório 1, Departamento de Artes Cênicas

Realização:
Programa de Extensão Imagens Cênicas/Evento Mulheres em Cena
Programa de Extensão NUPEART Promove
Direção de Ensino de Graduação do CEART - Ciclo de palestras
Departamento de Artes Cênicas
Departamento de Artes Visuais
Programa de Pós-graduação em Teatro
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
Grupo de Pesquisa Poéticas Teatrais
Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas
Coordenação: Dra. Maria Brigida de Miranda, Dra. Daiane Dordete Jacobs, Msc. Rosana Bortolin, Doutorando Jurandir Eduardo.
Apoio: Núcleo de Comunicação (CEART), Projeto de Extensão Banco de Dados e Imagens Cênicas (BDIC/DAC), Laboratório de Iluminação Cênica (LAB-LUZ)
Mulheres em Cena: praticando reflexões e discutindo práticas feministas nas artes


Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar