FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
MIS-SC e Duo Strangloscope apresentam mostra de Cinema Eslovaco "Slovak Visual"



Quando: de 21 a 23 de outubro, horários variados
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/207936739635322

Em renovada parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), o Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas & Rafael Schlichting) receberá a Slovak Visual – mostra de Cinema Eslovaco em programações diferentes nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2016, no Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Entrada gratuita.

A sala principal do MIS acolherá uma instalação audiovisual eslovaca e a sala de projeções abrigará as exibições dos programas de curtas-metragens dos dias 21 e 22 (programação abaixo). Dia 23, serão exibidos dois longas-metragens da produção eslovaca recente na sala de Cinema do CIC. Após cada sessão haverá debates.

A comitiva de curadores e cineastas eslovacos encabeçada por Eva Krisková e Eva Pa estão em nosso país com o patrocínio da Embaixada da Eslováquia no Brasil para apresentações deste mesmo programa de filmes na Escola Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro; Usina do Gasômetro, em Porto Alegre; e MIS, em Florianópolis. Na abertura do evento, as curadoras falarão um pouco sobre os filmes que serão exibidos nestes três dias. No sábado, será promovido um encontro musical experimental após as sessões e debates, com projeções do Duo Strangloscope e jam session experimental.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 de outubro (sexta-feira):
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-SC)

19h - Abertura da mostra Duo Strangloscope convida
Apresentação: Fala Evas sobre o programa eslovaco

19h30 - Exibição do programa historical shorts - Filmes curta-metragem de arquivo

O Pequeno Polegar e os Bacilos (JankoHraško a bacily)
Direção: Viktor Kubal
Duração: 7 min.
Ano: 1974
Sinopse: História na qual o Pequeno Polegar salvou pessoas do vírus da gripe.

Contatos (Kontakty)
Direção: Jaroslava Havettová
Duração: 12 min.
Ano: 1980
Sinopse: Sobre as fraquezas das pessoas, interesses e paixões, através do relacionamento entre as coisas.

O Guarda-chuva (Dáždnik)
Direção: Ondrej Slivka
Duração: 5 min.
Ano: 1984
Sinopse: Sobre um inventor, que pretende patentear sua invenção.

Cocoricó (Ki-ki-ri-kí)
Direção: František Jurišič
Duração: 8 min.
Ano: 1985
Sinopse: Comédia de marionetes sobre o dorminhoco, que perturba o incansável galo.

O Bebê no Banco (Bábätko v banke)
Direção: Vladimír Malík
Duração: 6 min.
Ano: 1988
Sinopse: Aventuras de um bebê no banco.

21h – Filme longa-metragem contemporâneo:

66 Seasons
(66 Temporadas/ 66 sezón)
Documentário longa-metragem
Roteiro e direção: Peter Kerekes
Duração: 86 min.
Ano: 2003
Sinopse: No ano de 1936 foi aberta a piscina pública de Košice. Foi construída pelo arquiteto Hugo Barkány. Deu às pessoas a ilusão de um mar. A piscina proporcionou intimidade às pessoas seminuas. Era o lugar para encontros inesperados, era um organismo pulsando em seu próprio tempo. Toda a cidade cosmopolita que Košice era e é, era refletida nesta pequena área de água de três piscinas. Tchecos, alemães, húngaros, eslovacos, jovens e velhos, todos se dedicavam com prazer a fonte de água.

Dia 22 de outubro (sábado):
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-SC)

20h30 – Contemporay Shorts / Filmes curta-metragem contemporâneos

Arsy Versy (Arsyversy)
Direção: Miro Remo
Duração: 23 min.
Ano: 2009
Sinopse: O filme é sobre a vida de uma mãe e seu filho Ľuboš, o qual virou o mundo de pernas para o ar. Ľuboš fugiu do mundo das pessoas, para viver em simbiose com a natureza, voou para um planeta onde vivem somente borboletas – ser vivo inteligente. Sua energia de vida concentrada com uma dose inacreditável de empatia, reflete nas suas fotografias e filmes amadores.

Pandas (Pandy)
Direção: Matúš Vizár
Duração: 11 min.
Ano: 2013
Sinopse: Do jogo da evolução sobre descendentes passiveis de sobrevivência, surgem espécies cujo destino, herdado de seus antepassados, é questionável. O filme Pandas é a história das espécies mais valiosas, adorável símbolo preto e branco do mercantilismo, bem como da natureza da salvação. Panda é alugada, por um monte de dinheiro, da China ao jardim zoológico em Margecany, onde tem, da maioria dos outros animais, as condições de vida mais confortável. E isto mesmo que ela não queira. Ocorre esforço extenuante para "ajudar" a natureza e fazer a panda reproduzir. Caso as pessoas se comportassem com o mundo ao seu redor de forma mais sábia do que agora, as consequências de certas ações são imprevisíveis.

Gêmeos (Twins)
Direção: Peter Budinský
Duração: 6 min.
Ano: 2011
Sinopse: Gêmeos siameses lutam não somente no ringue, mas também fora dele. Por causa de sua deficiência, precisam juntos superar as trapalhadas na vida pessoal e social, cada um de uma perspectiva diferente. Gêmeos é um filme animado também sobre como pode ser o amor de irmãos e até onde pode chegar...

Na Fila (V rade)
Direção: Kamila Kučíková
Duração: 4 min.
Ano: 2014
Sinopse: A tediosa espera em filas nem sempre será recompensada.

25km²
Direção: Jana Mináriková
Duração: 12 min.
Ano: 2011
Sinopse: Milagres e fenômenos sobrenaturais estão acontecendo no mundo todo. Na Eslováquia, por exemplo, há um homem que pega relâmpagos em maquinas especiais, que ele mesmo construiu. Sobre estes homens é o documentário de Jana Mináriková 25 km2.

Fala das Evas e debate

Dia 23 de outubro (domingo):
Local: Cinema do CIC

17h - Made in Ash
(Feito em AŠ/Až do mestaAš)
Longa-metragem - drama
Direção: IvetaGrófová
Duração: 80 min.
Ano: 2012
Sinopse: Depois de sua formatura, Dorotka deixa sua terra natal, a Eslováquia, para trabalhar na cidade tcheca de Aš, onde é confrontada com o mundo da periferia, cheio de costureiras cansadas, aguardando a chegada de seus príncipes vindos da Alemanha próxima. O filme mostra fielmente a realidade e ambiente autêntico, que, na verdade, define a motivação das garotas para decisões mais duras na vida, as quais superficialmente podem parecer imorais.

Haverá debate após a exibição do filme.

20h30 - The Cleaner
(O Limpador/Čistič)
Longa-metragem - drama
Direção: Peter Bebjak
Duração: 94 min.
Ano: 2015
Sinopse: Como funcionário de uma agencia funerária, Tomáš vive de limpar lugares, onde pessoas ou animais faleceram. Seus dias estereotipados são perturbados pelo seu novo hobby, o qual descobre quando se vê obrigado a ficar escondido na casa de seus clientes, mesmo depois de ter terminado o trabalho. Tomáš começa a acompanhar secretamente a vida dos sobreviventes, diretamente de suas casas, e cada vez mais sucumbe a este passatempo bizarro. Quando se apaixona, a situação inesperadamente foge de seu controle. Quando, graças a seu trabalho, tem a oportunidade de entrar no apartamento da bela Kristína e seu irmão de duvidosa reputação Adam, Tomáš decide quebrar suas regras de uma só visita, e retorna frequentemente ao mesmo local. Em cada visita, reconhece que nesta família algo não está correto, e que é só uma questão de tempo, até que ele tenha que intervir. MIS-SC e Duo Strangloscope apresentam mostra de Cinema Eslovaco "Slovak Visual"

Categorias: Outubro 2016
Tags: Mostra, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar