FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Oficina gratuita de construção de instrumentos de percussão de matriz africana



Quando: 25, 26 e 27 de outubro, das 17h30 às 20h30
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro o Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza uma oficina de construção de instrumentos de percussão de matriz africana, com materiais como cabaças, sementes, cordas e fios.

A oficina, que será dividida em três dias, das 17h30 às 20h30, tem como objetivo informar e preparar os alunos do curso de Música sobre os cuidados com os novos instrumentos de percussão adquiridos pelo Departamento de Música, além de levar à comunidade o processo de criação dos tambores e o papel desses instrumentos dentro do candomblé.

O DMU adquiriu 12 instrumentos novos de percussão, são eles: xequerê, agbe, reco-reco de bambu, djembê, tambor de cabaça, peneira de efeitos, talking drum, popara de conchas, dois tambores de madeira e dois afoxés.

Os instrumentos foram confeccionados pelo artesão Deva Mille, de Ribeirão Preto, que vem à universidade para aplicar a oficina na Sala 3 do Departamento de Música da Udesc Ceart, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Serão disponibilizadas 12 vagas para a construção ativa dos instrumentos, voltadas aos alunos dos cursos de Música da Udesc, que deverão se inscrever por meio de formulário online: https://goo.gl/cvXK9v
Demais interessados podem participar como ouvintes sem necessidade de inscrição.

Sobre a oficina

A transformação de materiais naturais e sucata em instrumentos musicais é o viés principal desta oficina. São infinitas possibilidades de construção que se dão a partir da ótica dos participantes.

Durante o processo de construção serão provocadas discussões sobre o impacto das oficinas de arte educação, em uma troca de informações musicais e vivências cotidianas entre monitores e participantes. Células rítmicas, de matriz africana, intrínsecas à realidade brasileira, suas influências em nossa cultura e seu legado musical no Brasil e no mundo, também serão abordados. Oficina gratuita de construção de instrumentos de percussão de matriz africana

Categorias: Outubro 2016
Tags: afro, Oficina
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar