FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Corolário – experimento em performance coral



Quando: 26 Outubro 2016, Quarta-feira, às 19h15, 20h15 e 21h15
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nesta quarta, 26 de outubro, o Corolário, uma performance vocal com foco na experiência sensorial sonora. Dirigida pela professora Barbara Biscaro, do Departamento de Artes Cênicas (DAC), o Corolário proporcionará ao público a vivência de uma apresentação coral diferente, baseada na relação física com o som.

O experimento vocal é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado no Espaço 2 do DAC do Centro de Artes (Ceart) em três sessões: às 19h15, às 20h15 e às 21h15, com capacidade para 40 pessoas cada. Senhas de entrada serão distribuídas no local antes de cada apresentação.

Durante a realização do Corolário, o coral cantará em diferentes formações, explorando o espaço da sala em diversas possibilidades, e criando sons conforme uma narrativa que interliga o repertório do coral num contínuo. O público presenciará uma performance que foge do tradicional formato de concerto ou apresentação, já que o coral provoca e propõe um experimento a fim de que o sentido da audição seja aguçado ao máximo. O grupo já realizou três ensaios abertos e os relatos do público confirmam o potencial da proposta.

“É a primeira vez que o Coral participa de uma proposta tão diferente, o que levou a desenvolver muito a sua habilidade de escuta crítica e independência vocal. Além disso, notou-se um envolvimento impressionante do grupo no processo de criação colaborativa, que se refletiu também num maior entrosamento entre os integrantes”, comenta a professora Alicia Cupani, coordenadora do programa de extensão VivaVoz.

A ideia inicial foi da professora Barbara Biscaro, que vivenciou experiências semelhantes em eventos internacionais de voz e performance. "Barbara já tem um histórico de outras parcerias com o Coral da Udesc e com o Programa VivaVoz, e o grupo buscava uma nova ideia para o trabalho neste semestre. Acreditamos que estávamos prontos para abraçar este desafio cênico e vocal", afirma Alicia.

O Coral da Udesc é coordenado e regido pelo professor Sérgio Figueiredo, auxiliado pelos regentes assistentes Luiz Eduardo Silva e Rafael Prim Meurer, ambos alunos do mestrado em Música. Na organização e realização deste evento, também conta com a participação da professora Alicia Cupani, numa parceria com o Programa VivaVoz de extensão.

Sobre o Corolário

Corolário, em sua origem etimológica, significa "pequena coroa" ou "gratificação". A proposta é a realização de um experimento em performance coral, que tem como ponto de partida o envolvimento de diferentes profissionais que possuem uma história de atuação e afeto com o Coral da Udesc em um projeto de criação interdisciplinar para essa formação específica.

O diferencial deste processo seria uma incursão no campo da experimentação cênico-sonora, em que o espectador/ouvinte e o cantor sejam ambos parte de uma experiência sensorial com a sonoridade, o ato de cantar e o compartilhamento da vivência cinestésica que ocorre no aqui e agora do fazer musical. Corolário – experimento em performance coral

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 29 Janeiro 2017 Trilha Medita da Cachoeira São Pedro de Al... >> Esportes
até 05 Fevereiro 2017 Inscrições para 3.525 vagas em cursos grat... >> Música
até 10 Fevereiro 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
até 10 Março 2017 Inscrições para 21º Florianópolis Audiovis... >> Cinema Gratuito
até 15 Março 2017 Inscrições para a 16ª Mostra de Cinema Inf... >> Cinema Gratuito
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar