FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Mostra individual de Rodrigo Haro "Dos Arquétipos" reúne 39 obras inéditas do artista



Quando: até 1° de novembro
Onde: Helena Fretta Galeria de Arte
Endereço: Rua Presidente Coutinho, 532 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/192321697868862

Abertura 7 de outubro às 19 horas
Visitação: até 1° de novembro; de segunda a sexta das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 13h

Quatro anos após sua última exposição individual em Florianópolis, Rodrigo de Haro abre na sexta-feira, dia 7 de outubro, a mostra Dos Arquétipos – O Poder das Imagens, na Galeria de Arte Helena Fretta, em Florianópolis. A exposição é resultado de 18 meses de trabalho do artista e reúne 39 obras inéditas do artista e pode ser visitada até 1° de novembro na Galeria de Arte Helena Fretta, com entrada gratuita. O projeto, idealizado pela galerista Helena Fretta e aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Flex Gestão de Relacionamentos e prevê, ainda, lançamento de catálogo e quatro palestras com o artista e com o curador da mostra, Fabrício Peixoto.

Entre as pinturas selecionadas para a individual estão obras que representam os vinte e dois Arcanos Maiores do Tarô, os doze signos do zodíaco e suas correspondências nas flores, Santa Catarina de Alexandria e São João Damasceno, além de três videntes. A presença das figuras do tarot, do baralho, da transcendência são uma constante no trabalho de Rodrigo de Haro. “As cartas aparecem esvoaçando sobre naturezas mortas e sobre figuras, as habituais criaturas embuçadas ou não, mas sempre enigmáticas manipulando baralhos. Sempre a interrogá-los”, descreve.

Rodrigo de Haro é um criado obediente do trabalho. É assim que o multiartista catarinense, filho do pintor Martinho de Haro, se autodenomina. “O trabalho contínuo é quem me guia. A mão e as batidas do coração é que sabem”.

Aos 76 anos, sendo mais de seis décadas dedicadas à arte, Rodrigo de Haro demonstra que não tem a paranoia do “novo” nem de ser original. “Nada é novo debaixo do sol”, lembra o artista, reproduzindo Eclesiastes. “O importante é apresentar sua verdade. Cioran (Emil Cioran, escritor e filósofo romeno radicado na França) afirma com razão que a busca desesperada de originalidade é, com certeza, a prova de um espírito de segunda classe. Neste ponto, sou bastante hierárquico”, afirma.

Para Fabrício Peixoto, curador da mostra, essas obras são caminhos para a nossa imaginação. “Se enxergamos nelas figuras exemplares do universo oculto é porque essas imagens primordiais existem em nosso inconsciente. A essas forças que agem na psique humana Carl Jung chamou de arquétipos”.

Catálogo e atividades paralelas

Além da exposição, o projeto prevê o lançamento do catálogo Dos Arquétipos – O Poder das Imagens, com 96 páginas e tiragem de dois mil exemplares. Trata-se da reprodução das 39 obras de Rodrigo de Haro que compõem a mostra e, ainda, da publicação de 22 poemas de sua autoria. O catálogo terá distribuição gratuita no lançamento e também será doado a bibliotecas públicas, escolas, universidades e instituições culturais. A apresentação é da galerista Helena Fretta e o texto curatorial é assinado por Fabrício Peixoto.

Também serão ministradas quatro palestras para estudantes, professores da rede pública e privada de ensino e interessados em arte. O agendamento pode ser feito pelos telefones (48) 3223 0913 ou 8408 2345, ou pelo e-mail helenafretta@helenafretta.com.br
Mostra individual de Rodrigo Haro "Dos Arquétipos" reúne 39 obras inéditas do artista


Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 25 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar