FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Curso de Moda da Udesc comemora 20 anos com ciclo de palestras gratuitas



Quando: 03 Novembro 2016, Quinta-feira
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Destaque entre os cursos de Moda do país, a graduação oferecida pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) celebra 20 anos de criação este ano.

Uma série de palestras e debates voltados para alunos, professores e interessados, serão realizados durante o mês comemorativo, com início na próxima terça-feira, dia 4 de outubro, e segue até 3 de novembro.

Todas as atividades ocorrem no auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, localizado no do bloco amarelo da Udesc Ceart. Profissionais renomados na área, doutores e egressas da Udesc Ceart integram a grade de palestrantes. Assuntos abordando tendências atuais, no mundo acadêmico e profissional, compõem os debates.

Programação:

04 de outubro | 19h - Mesa Redonda: Formação acadêmica e mercado de trabalho na área de moda
Grupo de egressas do curso de Moda da Udesc Ceart se reúne para realizar bate-papo e debater a importância do desenvolvimento da pesquisa e das diferentes experiências de criação acadêmicas.

Convidadas:
- Carolina Luz – Consultora em gestão de marcas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e gerente de projetos sênior na O SET- estúdio de criação e consultoria em moda e design;
- Carine Martins - Estilista sênior do Grupo Malwee;
- Martina Scheidt Schovepper - modelista na empresa Labellamafia;
- Franciele Rudolfo – cofundadora da empresa Pétit Marche - moda autoral com sustentabilidade e criatividade;
- Jaqueline Scissar – fundadora do brechó online Garimpário.

10 de outubro | 18h10 – Palestra Estamparia Digital: métodos e processos de criação e produção
Com a presença de Jeferson da Silva, diretor de criação da empresa Sublitex Estamparia Digital, de Criciúma, a palestra reúne métodos de estamparia têxtil atuais e contemporâneas. O palestrante abordará a agilidade no processo da criação do produto final e a sustentabilidade na redução no uso de água e de efluentes.

20 de outubro | 19h - Coreografias de COR e de LUZ – Relação entre Moda, Arte e Design
A palestrante Flávia Tronca – artista visual, formada em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul e mestre em Educação Estética pela Pontifícia Universidade Católica de RS abordará a relação entre cor, luz, moda, arte e design. Scott MacLeay, artista de novas mídias, escritor e curador que viveu e trabalhou em Paris por mais de 30 anos e que agora reside em Florianópolis, refere-se ao trabalho de Flávia como "luminosidade relativa":

"Uma das características singulares do trabalho de Flávia Tronca é seu tratamento de superfícies e sua capacidade não só para capturar e refletir a luz em uma ampla variedade de formas, mas a sua capacidade para projetar a luminosidade muito além da superfície da tela, como se para gerar uma densidade palpável da luz reflexiva. Sempre vi seus gráficos como uma ferramenta delineando superfícies de luminosidade concorrencial ou complementar, afirma.

03 de novembro | 19h - Trends Studies: a abordagem qualitativa como metodologia
Após concluir seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa (ULisboa), a professora Sandra Rech retorna e divide sua experiência sobre o estudo de tendências e pesquisas qualitativas. A investigação de pós-doutorado professora averiguou a importância da pesquisa qualitativa em uma instituição de estudo e de aplicação de tendências.

Na busca de um delineamento maior para o trabalho, o foco foi dirigido ao TrendsObserver - TO, da Universidade de Lisboa, plataforma de investigação e aplicação de tendências, na qual se realizou sondagem e levantamento informacional com a finalidade de estabelecer parâmetros de comparação e avaliação dos processos de pesquisa qualitativa desenvolvidos pelo TO e pelo laboratório Futuro do Presente lab - FPlab, da Udesc.

Moda 20 anos Udesc

A primeira turma do curso de Moda ingressou em 1996 na Udesc. Ao longo dos anos, conquistou um significativo prestígio junto à comunidade catarinense e às outras universidades do País, sendo hoje, um dos cursos de referência nacional na área. Em junho de 2015, o curso de Bacharelado em Moda passou pelo processo de reconhecimento de curso pelo Conselho Estadual de Educação (CED), sendo avaliado com nota 4,97, em uma escala de zero a cinco. Há seis anos consecutivos, desde 2011, obtém o selo de cinco estrelas – avaliação máxima – no Guia do Estudante da editora Abril.

Anualmente, o curso realiza o Observatório de Cultura e Tendências Antecipadas - OCTAFashion, no qual são apresentadas as coleções de formatura dos alunos, reunindo um público aproximado de 3 mil pessoas e sendo considerado pela organização como o maior evento de Moda do sul do país.

Neste ano, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o curso de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda, que tem previsão de realizar o processo seletivo para a primeira turma no primeiro semestre de 2017.

Foto: Cristiano Prim / Coleção Pasárgada, de Francieli Hess, no OCTA Fashion 2015 Curso de Moda da Udesc comemora 20 anos com ciclo de palestras gratuitas

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar