FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Palestras e oficinas de construção de instrumentos de matriz africana e música afro-brasileira



Quando: 7 e 8 de novembro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Nos dias 7 e 8 de novembro o Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza uma série de atividades sobre a música das diásporas negras no Brasil. Entre as atividades estão uma palestra demonstrativa sobre a construção de atabaques de matriz africana e palestras sobre percurssão afro-brasileira e sobre a tradição, os mitos e ritos do Candomblé.

No dia 7 o evento ocorre das 18h30 às 22h; já no dia 8, começa às 17h30 e termina às 22h. Todas as atividades serão realizadas na sala de Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart, com entrada gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Serão emitidos certificados através de lista de presença.

Os dois dias iniciam com a palestra demonstrativa sobre a construção, os cuidados e os sistemas tradicionais de afinação dos atabaques (rum, le, rumpi), da tradição do Candomblé (Ketu e Angola), além de pandeiro tradicional do Maranhão e uma Caixa do Divino, com o artesão Luiz Poeira, que tem mais de 20 anos de experiência na criação de instrumentos de batuques e é fundador do Instituto Tambor, de São Paulo. Estes instrumentos serão adquiridos pelo Departamento de Música da Udesc Ceart, por meio do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg) da universidade.

Seguido da atividade de construção de instrumentos, ocorre a palestra-oficina-mesa redonda “Percussão Afro-Brasileira: Musicalidade e Gesto do Candomblé, do jongo, do congado e do samba de roda - Cânticos Sagrados dos Orixás”. Na palestra-oficina será abordada a tradição, os mitos e ritos do Candomblé Ketu e do Candomblé de Angola, a música e o gesto na tradição das diásporas africanas no Brasil, o papel das percussões nestas tradições, incluindo as danças e expressões musicais na cultura popular tradicional, como o jongo, o congado e o samba de roda.

Os palestrantes serão o Ogã Paulo César da Rosa Romão, de Florianópolis; Paulo Dias, bacharel em piano pela Unicamp, pesquisador das tradições musicais brasileiras e fundador da Associação Cultural Cachuera! de São Paulo; Leandro Perez, graduado em artes com habilitação em teatro pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Leonardo Kretzer, percussionista e graduando do curso de Licenciatura em Múisca na Udesc. O evento se encerra com uma apresentação de samba de roda.
Palestras e oficinas de construção de instrumentos de matriz africana e música afro-brasileira


Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Setembro 2017 Inscrições para cursos gratuitos da Escola... >> Música
até 25 Setembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 25 Setembro 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 25 Setembro 2017 Inscrições de artesãos e trabalhadores man... >> Especiais / Outros
até 25 Setembro 2017 Primavera parisiense com mais de três mil ... >> Exposições
até 27 Setembro 2017 Curso sobre Cinema no Museu Histórico de S... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar