FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Exibição gratuita do clássico "A General" trilhado ao vivo pela Orquestra de Choro da ELM



Quando: 17, 18 e 19 de novembro, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/226640664422922

Depois do sucesso das duas primeiras edições, está de volta o projeto Cinema ao Vivo, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Para esta terceira edição, a Orquestra de Choro da ELM executará, ao vivo, a trilha sonora para a exibição do filme de comédia/aventura A General, clássico do diretor Buster Keaton, lançado em 1926. A estreia será dia 17 de novembro, quinta-feira, com início às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC); e reapresentações nos dias 18 e 19 de novembro, sexta-feira e sábado, respectivamente, às 20h.

Ingressos

Os ingressos serão distribuídos APENAS no dia anterior de cada sessão, a partir das 12h no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no CIC, sujeito à lotação do espaço de 137 lugares. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. Além disso, no dia das apresentações, será realizada contagem dos presentes e, caso haja lugares vagos, serão distribuídos ingressos extras, no local.

Sessão especial para grupos

Além destas três apresentações haverá uma apresentação exclusiva para escolas, universidades e outras entidades de caráter educativo e cultural no dia 18 de novembro, sexta-feira, às 14h30min, mediante inscrição prévia por e-mail. As inscrições para grupo deverão ser feitas pelo e-mail mis.sc.fcc@gmail.com
Na mensagem, o responsável pelo grupo deverá enviar as seguintes informações:
Nome da instituição;
Nome do responsável pelo agendamento;
Telefone fixo da instituição e telefone celular do responsável;
Número de vagas solicitadas (máximo de 35 por instituição);
Faixa etária do grupo;
Motivo e relevância da participação do grupo;

A instituição selecionada se compromete a comunicar ao MIS eventuais desistências até o dia 16 de novembro para realocação das vagas. Cada entidade poderá inscrever até 35 pessoas e os pedidos de inscrição serão recebidos até as 12h do dia 11 de novembro, analisados pela equipe do MIS devido ao limite de lugares do cinema e os grupos selecionados serão divulgados às 13h do mesmo dia.

Sobre o filme

Quando a Guerra Civil americana teve início, o maquinista Johnny Gray (Buster Keaton) apaixonado pelo seu trem A General não foi aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. Assim, sua amada Annabelle (Marion Mack) começou a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro dele Annabelle Lee.

Segundo Orson Welles, este filme é "a melhor comédia que já foi feita, o melhor filme sobre a Guerra Civil que já foi feito e talvez o melhor filme que já foi feito"(entrevista da edição Blu-Ray de The General, de 10 de novembro de 2009, da Kino.)

Sobre a banda

A Orquestra de Choro ELM surgiu como resultado da disciplina Prática de Repertório de Choro do Núcleo Campeche da Escola Livre de Música de Florianópolis, iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Coordenado pelo bandolinista Geraldo Vargas e composto por alunos da escola, o grupo dedica-se ao estudo de arranjos dentro do repertório de choros, maxixes, scotchie, samba-choro e valsas de grandes compositores do estilo. Atualmente, conta com dois bandolins, três cavaquinhos, dois violões 6 cordas, dois violões 7 cordas, duas flautas, dois saxofones alto, um saxofone tenor, um carinete, um acordeon e dois percussionistas.

Geraldo Vargas é bandolinista de Florianópolis/SC e vem, desde a década de 1980, realizando apresentações em todo o Brasil, tendo sempre o choro como referência. Em 2003, lançou o CD Sarau no Ribeirão, com composições próprias, foi gravado na ACARI Records, contando com a produção e participação do violonista Maurício Carrilho Em 2009, Geraldo Vargas lançou o CD Vila do Desterro, também com composições próprias. O músico já se apresentou ao lado de músicos renomados como Elton Medeiros, Maurício Carrilho, Yamandú Costa, Arthur Moreira Lima, Jair do Cavaquinho, Nailor Proveta, Arismar do Espírito Santo, Grupo Galo Preto, Jorginho do Pandeiro, Zé Barbeiro, Luciana Rabello, entre outros.

Sobre o Cinema ao Vivo

O projeto do MIS/SC tem como objetivo promover exibições, no Cinema do CIC, de longas-metragens clássicos do cinema mundial, com a execução de sua trilha sonora ao vivo, por bandas de música e outros artistas renomados. Assim, o Museu visa proporcionar ao público a oportunidade de assistir gratuitamente grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial, resgatando-se a tradição do antigo “cinema mudo”, onde, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo por uma banda e, exatamente por isso, cada sessão era única. Exibição gratuita do clássico "A General" trilhado ao vivo pela Orquestra de Choro da ELM

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar