FaceBook Instagram Twitter


Oficina gratuita de Técnica Klauss Vianna com coreógrafa Jussara Miller



Quando: de 21 a 24 de novembro, das 17h30 às 20h30
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Departamento de Música (DMU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma oficina de técnica Klauss Vianna com a coreógrafa Jussara Miller, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. A atividade ocorre de 21 a 24 de novembro, na sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart), das 17h30 até as 20h30. O curso tem 15 vagas e será fornecido certificado aos participantes. Oficina é gratuita e aberta à comunidade, com inscrições pelo formulário online:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScqGWQxCKcdVQpywQef1vCU2Cov_GI-t-nfhOSW11eAMGwPLw/

A técnica Klauss Vianna, criada pelo coreógrafo e educador brasileiro de mesmo nome, busca desenvolver as pesquisas no campo das artes corporais, focando a flexibilização da postura e a percepção corporal.

A oficina ministrada por Jussara Miller tem como principal objetivo fazer com que o participante perceba com maior intensidade o seu corpo, desenvolvendo o ritmo de cada um. Além de também divulgar para o público, envolvido ou não com as artes performativas, os fundamentos da principal técnica de educação somática e percepção corpórea desenvolvida no Brasil.

No primeiro dia, 21, das 17h30 às 18h30, será realizado a palestra A técnica Klauss Vianna e a escuta do corpo, seguido da parte prática. Nos dias seguintes só serão realizadas as práticas das 17h30 às 20h30. Durante o curso são trabalhados os seguintes tópicos:

• A presença corporal: auto-observação conduzida pelos sentidos do corpo;
• Espaços articulares: reconhecimento e estudo do movimento parcial e total;
• A pesquisa do peso do corpo como impulso e como fluxo de movimento;
• As características dos apoios do corpo: estudo dos pontos de apoio no chão;
• Resistência: estudo da gradação do tônus muscular;
• As oposições ósseas: ação organizada que dirige o movimento;
• A pesquisa do eixo global: integração do corpo com a força da gravidade;
• Vetores de força no corpo: uso de direções ósseas para acionar musculaturas;
• A expressão do movimento: ações e suas sensações e reverberações;
• Reflexão crítica sobre os temas trabalhados e sua contextualização.

Sobre a ministrante

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa, diretora e educadora somática. É graduada, mestre e doutora em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Curso de Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1988 iniciou sua pesquisa sobre o movimento consciente, tendo como professores: Klauss Vianna e seu filho Rainer Vianna.

Posteriormente foi professora da Escola Klauss Vianna, em São Paulo e diretora,coreógrafa e bailarina da Cia de Dança Quase Mudo (1994-1999). Foi idealizadora e curadora dos eventos de Dança: Ciclo Klauss Vianna-2002 e Festival CPFL de Dança Contemporânea Klauss Vianna-2005, ambos realizados em Campinas, São Paulo.

É diretora e professora doSalão do Movimento, que fundou em 2001, um espaço de pesquisa e criação em Dança em Campinas que proporciona atividades que têm como foco a reflexão do corpo e o estudo do movimento, direcionado a adultos e crianças. É autora dos livros A Escuta do Corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna e “Qual é o corpo que dança (Summus). Recebeu 15 prêmios na área de dança, sendo dois deles da Funarte e um da Caixa Cultural.

A oficina é uma atividade do programa de extensão Flauta Doce Performance e Didática, coordenado pela Profª Valeria Bittar.

21/nov
17h30 - 18h30: Palestra A Técnica Klauss Vianna e a escuta do corpo
18h30 - 20h30: Prática

22, 23 e 24/nov
17h30 - 20h30: Prática

Coordenação profª Valeria Bittar
Gratuito e aberto à comunidade
Número limitado de vagas (15 pessoas)
Certificados emitidos através da inscrição

Jussara Miller, ministrante da oficina de técnica Klauss Vianna, em apresentação do espetáculo “Nada Tudo Pode”. Foto: Leo Lin
Oficina gratuita de Técnica Klauss Vianna com coreógrafa Jussara Miller


Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar