FaceBook Instagram Twitter


Oficina de Danças Brasileiras



Quando: 13 Setembro 2014, sábado, às 17 horas
Onde: Biblioteca Livre do Campeche
Endereço: Av. Campenhe, 2157 - Campeche
Quanto: Gratuito

A Biblioteca Livre do Campeche (Bilica), junto ao programa de extensão Núcleos Comunitária de Cultura do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove no 13 de setembro, sábado, às 17hs, uma oficina de Danças Brasileiras com a dançaterapeuta Sarah Massignan junto e ao pesquisador e educador do "Oficina do Ritmo”, André Farias.

A oficina será dividida em três etapas: aquecimento corporal e vocal, com interatividade por meio de brincadeiras da cultura popular; didática corporal e vivência em roda das manifestações apresentadas. Serão trabalhados ritmos de origem Bandu (etnia africana) através de instrumentos de percussão.

André Farias é integrante do grupo Afoxé Amigos de Katendê e da Associação de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô. Também é o idealizador do "Oficina do Ritmo”, um centro de pesquisa e ensino do ritmo nas suas mais variadas formas de expressão. Tem como influência a cultura afro-indígena-brasileira e a ideia das multidimensões do ritmo.

Formada pelo Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux, Sarah Massignan estudou danças africanas e realizou pesquisas sobre a influência destas na cultura brasileira. Atualmente ministra aulas de Dançaterapia, Danças Populares Afro-Brasileiras e aDança Ímpar Power, na Cenarium Escola de Dança.

Sobre a B iblioteca Livre do Campeche

A Biblioteca do Campeche é uma associação comunitária independente criada por moradores da região, em seise em seus sete anos vem promovendo gratuitamente a disseminação da arte e da cultura não só pelos livros, mas também pela dança, música e afins. Hoje a biblioteca possui mais de 2 mil leitores cadastrados.

Há cinco anos o A Biblioteca junto com a Udesc desenvolve há quatro anos o Programa de Extensão Núcleos Comunitários de Cultura, da Udesc realiza atividades no local. O projeto, coordenado pela professora Tereza Franzoni, oferece oficinas de teatro para crianças na biblioteca. Também desenvolve atividades com o Ponto de Cultura, Teatro Jabuti e a Rádio Comunitária , que juntos desenvolvem ações culturais integradas, com o objetivo de criar um espaço de socialização e contribuir para a garantia dos direitos culturais do cidadão.

"Nosso papel na universidade é fortalecer esse tipo de iniciativa, sem substituir a ação da comunidade. [...] O retorno para a universidade tem sido importante, atualmente a Bilica constituiu-se também como campo para estágio de teatro na comunidade, já foi objeto de algumas monografias e, através do Ponto de Cultura Toca, tem sido uma alternativa no circuito cultural da cidade para contação de histórias, apresentação de leituras dramáticas, espetáculos teatrais e populares”, afirma Tereza Franzoni.
Oficina de Danças Brasileiras


Categorias: Setembro 2014
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar