FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2014
Oficina gratuita de Danças da Renascença, com Mário Orlando Guimarães



Quando: de 1 a 4 de outubro
Onde: Centro de Artes (Ceart), Udesc
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove nesta semana, de 1º a 4 de outubro, uma oficina de Danças da Renascença, com o músico Mário Orlando Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A oficina faz parte do programa de extensão Flauta Doce: Performance e Didática e é coordenado pela professora Valeria Bittar do Departamento de Música da Udesc.

Entre os dias 1º e 3 de outubro a oficina será realizada no hall do bloco amarelo da Udesc Ceart, em Florianópolis, das 17h às 20h. Já no sábado, 4, o encontro ocorre das 10h30 às 13h30, em local a ser definido, e contará com uma apresentação de encerramento das 19h às 20h, também em local a definir.

A participação é gratuita, aberta à comunidade, e as inscrições serão realizadas na hora dos encontros. Para a participação no curso não é necessário ser estudante de dança, como também não há exigência quanto a conhecimentos aprofundados em música. No final da oficina serão emitidos certificados com a carga horária cursada por cada participante.

A oficina contará com o repertório musical de "Danças do Renascimento Europeu” e terá como essência diferentes composições distribuídas entre instrumentos da mesma família, como a família das "flautas doce”, ou a das violas de gamba. Os gêneros trabalhados nas aulas serão em grande parte: Pavana, Galhada, Sarabanda, Bransle e Bassa Dance, de autores como Pierre Attaignant, Thoinot Arbeau, Tielman, entre outros. As músicas das danças trabalhadas na oficina contarão com participação do Núcleo de Flautas Doce e conjuntos de flautas do curso de graduação de Licenciatura em Música, ambos da Udesc.

Sobre o ministrante
O professor Mário Orlando Guimarães iniciou-se na música aos nove anos de idade, quando integrou o coral infantil do Centro Educacional de Niterói. Estudou flauta doce e viajou para os Estados Unidos para estudar viola de gamba e danças da renascença, aperfeiçoando-se mais tarde no Conservatório Superior de Música de Lyon, na França.

Obteve o título de mestre em Belas Artes (Música medieval e renascentista) pelo Sarah Lawrence College e viajou por todo o Brasil e exterior com seus trabalhos. Atualmente Mário integra os grupos Quadro Cervantes, Duo de Violas, Quadro Antiquo e o Conjunto de Música Antiga da UFF, participando também como professor em diferentes festivais de música antiga pelo país.
Oficina gratuita de Danças da Renascença, com Mário Orlando Guimarães


Categorias: Outubro 2014
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar