FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito será marcado com Seminário, Caminhada e Missa



Quando: de 17 a 20 de novembro
Onde: Auditório da OAB/SC, Parque de Coqueiros
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1792116951044365

Florianópolis promove ações em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, nos dias 17 e 20 de novembro. A programação começa com o seminário “Trânsito e mobilidade e os desafios para a sociedade”, realizado no auditório da OAB-SC, nesta quinta-feira (17), a partir das 18h. Domingo (20), no Parque de Coqueiros, haverá a Caminhada pela Segurança Viária e a Missa em Memória às Vítimas de Trânsito, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, também em Coqueiros. Eventos gratuitos.

Em Florianópolis, entre 2013 e 2015, foram registradas 192 mortes no trânsito. Entre os fatores de risco associados aos desastres ocorridos neste período, destacaram-se a associação entre o uso do álcool e a direção, seguido de infraestrutura e excesso de velocidade. Os números levantados pela Rede Vida no Trânsito deixam claro que os desastres de trânsito são um problema de saúde pública, com prioridade máxima de prevenção.

No Brasil, anualmente morrem, em consequência dos desastres de trânsito, cerca de 43 mil pessoas. Este número é agravado pelas mais de 500 mil vítimas de desastres com sequelas graves e invalidez permanente (Boletim Ano 5 vol. 4, DPVAT, 2015).

Para promover a reflexão sobre ações para melhorar a segurança viária e reverter as estatísticas negativas, os eventos são promovidos pela Rede Vida no Trânsito (RVT), em parceria com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB-SC), a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) e o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC.

História
O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, instituído em 2005 (Resolução A/60/5/2005), em Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, é comemorado em todo o mundo no terceiro domingo de novembro. O objetivo é a realização de um dia reflexivo, em torno das vítimas dos desastres de trânsito, resultando também em uma oportunidade de se prestar solidariedade aos familiares, amigos e todos aqueles que sofreram com a perda de entes queridos.

A ONU proclamou, em 2010, a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, com vigência entre 2011 e 2020, a fim de estimular a reversão da tendência crescente dos desastres no trânsito. Nesta década os governos de todo o mundo se comprometem a tomar medidas para prevenir os desastres no trânsito, diminuindo assim fatalidades e sequelas.

Nesta perspectiva, foi lançada a Rede Vida no Trânsito (RVT), que tem como desafio desenvolver ações que contribuam para a redução das mortes no trânsito em Florianópolis. A RVT tem atuado sistematicamente por meio da mobilização de pessoas, entidades, órgãos governamentais e outras organizações para fomentar ações que contribuam com o compromisso de buscar uma mobilidade sustentável e segurança viária.

Entre as ações primordiais, com impacto positivo na proteção das vidas, encontram-se a fiscalização sistemática, a melhoria da infraestrutura e educação da população.

Programação

Quinta-feira (17)

18h - Seminário: Trânsito e Mobilidade e os desafios para a sociedade
Local: Auditório da OAB/SC

Palestra 1: Monitoramento dos Desastres de Trânsito com Vítimas Fatais em Florianópolis
Maria Francisca dos Santos Daussy, da Rede Vida no Trânsito.

Palestra 2: Integração do Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis
Werner Kraus Júnior, do Observatório da Mobilidade UFSC.

Palestra 3: O Estatuto da Metrópole e o Novo Arranjo Metropolitano
Guilherme Medeiros, da Suderf.

Palestra 4: A Educação e a Fiscalização como condicionantes das melhorias do Trânsito e Mobilidade
Antonio de Arruda Lima, da OAB-SC.

Informações e inscrições:
www.oab-sc.org.br/cursos-eventos/2016/11/17/comissoes-transito-e-mobilidade-os-desafiospara-sociedade/2814
Evento gratuito

Domingo (20)

16h - Abertura do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito
Local: Parque de Coqueiros
Cerimonial de abertura e assinaturas do Painel dedicado a Memória às vítimas de trânsito – Familiares e amigos são convidados a escrever homenagens e nomes das vítimas. O evento também contará com tendas para distribuição de materiais informativos e educativos.

18h - Caminhada pela Segurança Viária
Local: Av. Engenheiro Max de Souza – Coqueiros
Saída do Parque de Coqueiros em direção a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Solicitado aos participantes que levem velas e/ou flores.

19h - Missa em Memória às Vítimas do Trânsito
Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Rua Prof. Bayer Filho, 81 – Coqueiros Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito será marcado com Seminário, Caminhada e Missa

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar