FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Projeto CineARQ exibe filme "Desculpe Pelo Transtorno: A História do Bar do Chico"



Quando: 17 Novembro 2016, Quinta-feira, às 18h30min
Onde: Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1794012557478739

O projeto CineARQ convida a todos para o encerramento de seu ciclo de exibições deste ano com o filme “Desculpe pelo Transtorno: A História do Bar do Chico” [Todd Southgate, 2015]. A exibição acontecerá na próxima quinta-feira, 17 de novembro, às 18h30, no Auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, com entrada gratuita. A sessão será seguida de debate com Todd Southgate (diretor do filme), Débora Daniel, Ademir Damasco e Janice Tirelli Ponte de Sousa (moradores do bairro Campeche) e César Floriano (professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC).

"Desculpe Pelo Transtorno: A História do Bar do Chico” é um documentário que narra a história de como este bar, instalado à beira-mar na praia do Campeche, em Florianópolis-SC, tornou-se exemplo de luta da comunidade contra a especulação imobiliária, o desenvolvimento urbano descontrolado e poderosos interesses políticos, e pela defesa de um local de encontro, festejos e resistência política.

O documentário suscita questões relacionadas à construção em áreas de preservação ambiental, como no caso da orla; o domínio de áreas públicas pelo mercado imobiliário; a preservação de construções historicamente representativas dos costumes de um lugar. Em um período de discussão do Plano Diretor de Florianópolis, o debate é atual e fundamental para pensarmos no futuro da cidade.

O projeto CineARQ – parceria dos estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo com a Prof. Marina Toneli Siqueira e apoio do CALA – usa o cinema como porta de entrada para a discussão de temáticas relevantes à arquitetura e ao urbanismo, utilizando de sessões de filmes seguidas de debates. Para 2016, a temática "Redescobrindo o cinema nacional" faz aproximações críticas com a produção brasileira e traça paralelos com a nossa sociedade e seu contexto atual. Projeto CineARQ exibe filme "Desculpe Pelo Transtorno: A História do Bar do Chico"

Categorias: Novembro 2016
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar