FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Projeto CineARQ exibe filme "Desculpe Pelo Transtorno: A História do Bar do Chico"



Quando: 17 Novembro 2016, quinta-feira, às 18h30min
Onde: Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1794012557478739

O projeto CineARQ convida a todos para o encerramento de seu ciclo de exibições deste ano com o filme “Desculpe pelo Transtorno: A História do Bar do Chico” [Todd Southgate, 2015]. A exibição acontecerá na próxima quinta-feira, 17 de novembro, às 18h30, no Auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, com entrada gratuita. A sessão será seguida de debate com Todd Southgate (diretor do filme), Débora Daniel, Ademir Damasco e Janice Tirelli Ponte de Sousa (moradores do bairro Campeche) e César Floriano (professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC).

"Desculpe Pelo Transtorno: A História do Bar do Chico” é um documentário que narra a história de como este bar, instalado à beira-mar na praia do Campeche, em Florianópolis-SC, tornou-se exemplo de luta da comunidade contra a especulação imobiliária, o desenvolvimento urbano descontrolado e poderosos interesses políticos, e pela defesa de um local de encontro, festejos e resistência política.

O documentário suscita questões relacionadas à construção em áreas de preservação ambiental, como no caso da orla; o domínio de áreas públicas pelo mercado imobiliário; a preservação de construções historicamente representativas dos costumes de um lugar. Em um período de discussão do Plano Diretor de Florianópolis, o debate é atual e fundamental para pensarmos no futuro da cidade.

O projeto CineARQ – parceria dos estudantes de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo com a Prof. Marina Toneli Siqueira e apoio do CALA – usa o cinema como porta de entrada para a discussão de temáticas relevantes à arquitetura e ao urbanismo, utilizando de sessões de filmes seguidas de debates. Para 2016, a temática "Redescobrindo o cinema nacional" faz aproximações críticas com a produção brasileira e traça paralelos com a nossa sociedade e seu contexto atual.
Projeto CineARQ exibe filme "Desculpe Pelo Transtorno: A História do Bar do Chico"


Categorias: Novembro 2016
Tags: Cine, UFSC, Cinema
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar