FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Gerações Masc conversa Arte, Mito e Cura com artista visual Giovana Zimermann



Quando: 09 Dezembro 2016, sexta-feira, às 16 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/901854233280906

A 18ª edição do Gerações Masc - Museu em Movimento, e última do ano de 2016, terá a conversa Arte, Mito e Cura com a artista visual Giovana Zimermann no dia 9 de dezembro, às 16h, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). O encontro tem entrada gratuita.

Giovana irá dividir com o público reflexões sobre sua trajetória artística e de que forma a arte a levou a caminhos de reflexão sobre o mundo e as relações humanas, partes fundamentais de sua formação como indivíduo. "Não é incoerente dizer que meu trabalho está gestado em uma questão existencial e ligada ao feminino, mesmo sendo uma visão pessoal de uma realidade aparentemente externa. Então me pergunto: Por que me afeta? Por que reajo e gasto energia questionando as violências do mundo, em especial as que são cometidas contra as mulheres? Qual é a ferida que pretendo curar com meus empreendimentos artísticos?", diz Giovana.

Permeando o bate-papo, Giovana apresentará alguns de seus audiovisuais, como Arte Pública em Florianópolis - A Praça XV como lugar praticado (2009 - 8 minutos); e Rio de Janeiro e Paris - A juventude apache do cinema na periferia (2015 - 8 minutos), baseados, respectivamente, em sua dissertação de mestrado e na tese de doutorado. Serão exibidos, ainda, trechos dos vídeos Da Janela (2009 - 15 minutos) e branCURA (2016 - 15 minutos). Giovana Zimermann tem duas fotografias como parte do acervo do Masc, ambas intituladas O Lugar do Outro (2004), que fizeram parte da mostra homônima realizada no Museu.

Sobre a artista

Giovana Zimermann é artista visual, cineasta e pesquisadora. Especialista em Linguagem Plástica Contemporânea UDESC (2000), Mestre em Arquitetura e Urbanismo PGAU/UFSC (2009), Doutora em Literatura PGL/UFSC (2015), Pós-doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro IPPUR/UFRJ (2015-2017).

Autora do livro Rio de Janeiro e Paris: A Juventude Apache do Cinema na Periferia (2016) e dos curtas-metragens Da Janela (2009) e branCURA (2016), ambos premiados por editais de cinema do Estado de Santa Catarina.

Participou de exposições nacionais e internacionais e possui obras nos acervos do Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Joinville, Museu de Escultura Casa João Turin (Curitiba - PR), Escola de Belas Artes de Salvador (BA) e Maison du Brésil (Paris - França). Faz parte do acervo de arte pública nas cidades de Florianópolis, São José, Berazategui (Argentina), Chinacota (Colômbia), Santiago (Chile), Recoleta (Chile) e na Casa de Cultura Pedro Aguirre Cerdá (Chile).
Gerações Masc conversa Arte, Mito e Cura com artista visual Giovana Zimermann


Categorias: Dezembro 2016
Tags: Encontro, Arte
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar