FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2017
Jardim Botânico recebe exposições do Museu do Lixo com temática de Natal e "Flores de Vera Sabino"



Quando: até 29 de janeiro
Onde: Parque Jardim Botânico de Florianópolis
Endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 890 - Itacorubi
Quanto: Gratuito

Duas novas exposições gratuitas no Espaço Cultural do Parque Jardim Botânico de Florianópolis serão abertas às 18 horas desta quinta-feira, 15 de dezembro: uma do Museu do Lixo, com a temática de Natal, e a outra intitulada 'Flores de Vera Sabino', da artista plástica de Florianópolis de renome nacional. A visitação pública será sempre de quinta a domingo, das 8 às 19 horas, no período de 16 de dezembro a 29 de janeiro.

A exposição de curta duração do Museu do Lixo tem caráter educativo e objetiva provocar a reflexão sobre o significado do Natal. Neste sentido, estará ambientada em três espaços, que vão tratar dos temas do consumo, da família e da simbologia natalina pela ótica cristã.

No piso térreo, os visitantes poderão conferir instalação com objetos que comumente são presenteados, e logo descartados. No mezanino, foi montada uma mesa preparada para a ceia natalina, por exemplo, com objetos retirados do Museu do Lixo. E, na área externa, poderá ser visto presépio feito de resíduos eletrônicos.

Exposições

1) - Exposições de curta duração do Museu do Lixo com a temática de Natal
A exposição está ambientada em 03 espaços onde são tratados os temas consumo, família e simbologia natalina destacando a face cristã.
No piso térreo, temos a instalação que questiona o foco consumista do Natal, com objetos que comumente são presenteados no e muitas vezes descartados no próximo Natal.
No mezanino, a exposição da CASA foi repaginada para comemorar a noite de Natal com alguns detalhes significativos (todos os objetos retirados do Museu do Lixo) como uma mesa preparada para a ceia, discos com mensagens natalinas e as cores predominantes da ocasião: verde e vermelho.
Na área externa, está sendo montado um presépio com resíduos eletrônicos descartados diariamente, onde a representatividade ambiental busca refletir sobre a sociedade atual, onde tecnologia e consumo necessitam caminhar junto à preservação de nossa casa comum. Esta exposição tem caráter educativo e objetiva provocar a reflexão sobre o significado do Natal.

2) - “Natal - Data cristã celebrada por grande parte dos brasileiros costuma, na teoria propagar o espírito natalino carregado de solidariedade e senso de comunhão.
Porém, outro espírito permeia cada vez mais essa época do ano: o consumismo.
Será que quando se tornarem adultas, as crianças de hoje irão se lembrar dos momentos em reunião com familiares e amigos ou apenas do brinquedo que ganharam ou deixaram de ganhar? O Natal perdeu a sua essência?
Afinal, qual é o verdadeiro significado dessa data?”

3) - “Flores de Vera Sabino”
A artista Vera Sabino, visita o Espaço Cultural do Parque Jardim Botânico de Florianópolis com uma exposição composta por sete obras com a temática de vasos de flores, as naturezas mortas florais. Com riqueza de detalhes, uma identidade de Vera nos leva a descobrir novos elementos e espécies da flora.

Vera Sabino

Vera Sabino tem preferência pelo folclore catarinense, além de contextualizar sua obra na cidade de Florianópolis. Autodidata, teve o primeiro contato com as tintas aos oito anos de idade. Aos 14, ganhou o 1º lugar no Prêmio Desenho do Salão de Artes Plásticas para Novos, em Curitiba. Sua primeira exposição individual foi na Ilha de Santa Catarina, aos 18 anos. É reconhecida nacionalmente, com participação em mais de 60 exposições, sendo duas na França e uma nos Estados Unidos.

A temática de seus quadros sempre foi voltada para as histórias que ouviu quando criança: “as bruxas de Cascaes, as histórias da ilha, os santos, as igrejas, as flores e as figuras femininas”. Para Vera, sua marca registrada é a técnica que utiliza, com tinta acrílica e eucatex.

A curadoria de ambas as exposições é de Lena Peixer.
Jardim Botânico recebe exposições do Museu do Lixo com temática de Natal e "Flores de Vera Sabino"


Categorias: Janeiro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para workshop gratuito de defesa pessoal feminina
até 25 Fevereiro 2018 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda do Embaú com prática de yoga e meditação orientada
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 26 Fevereiro 2018 Inscrições para aulas gratuitas de dança, alongamento e ginástica 2018/1
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 28 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar