FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Exposição Y/Rembe'y, de Fran Favero



Quando: até 11 de fevereiro
Onde: Museu Victor Meirelles, Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/339509113085233

O Museu Victor Meirelles abre na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 19 horas, a exposição Y/Rembe’y, de Fran Favero. Antes, às 18 horas acontece o tradicional Encontro com o Artista, quando Fran conversa com o público sobre a sua trajetória e seus trabalhos. A exposição segue até o dia 11 de fevereiro, com entrada gratuita.

Y/Rembe’y é composta por vídeos, sons, instalações e publicações de artista, trabalhos propostos a partir de um lugar fronteiriço, complexo, um espaço de encontros, tanto no sentido de reunião quanto de confronto presente neste termo: a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Os trabalhos funcionam como fragmentos que pensam cada um à sua maneira sobre esse espaço múltiplo e fazem reverberar as potências de estar à margem e no limite.

Rembe em guarani significa margem, borda, orla. Já o termo Y significa água, rio, sendo rembe’y a fronteira, a margem do rio. Na tríplice fronteira, os limites entre países são marcados pelos rios que se encontram e se cruzam. Essa relação entre água e fronteira permeia os trabalhos propostos para a exposição, seja através da fluidez encontrada nas trocas fronteiriças e nas águas do rio, ou da barreira que muitas vezes o rio e a fronteira podem representar. Além de orla, rembe também pode significar lábios. Nesse sentido, as aproximações entre os três países criam uma zona em que podem existir idiomas mesclados, atravessados, como o portunhol ou o jopara (mistura entre espanhol e guarani ou português e guarani). A exposição propõe um mergulho nesta fronteira, uma experimentação de habitar/ser/estar no entre, sempre à beira de tornar-se outro.

Fran Favero vive e trabalha em Florianópolis. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com intercâmbio para a Université du Québec à Montréal – UQAM, no Canadá. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, participa de exposições coletivas desde 2010. Tem interesse especial pelas noções de espacialidade, paisagem e fronteira, com trabalhos que se inserem no campo dos multimeios, abrangendo principalmente a fotografia, o vídeo e os usos do som.

Atenção porque o museu está em sua sede temporária: na Rua Rafael Bandeira, 41 (quase esquina com a Vitor Konder), Centro – Florianópolis.
Exposição Y/Rembe'y, de Fran Favero


Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Maio 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar