FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Exposição Y/Rembe'y, de Fran Favero



Quando: até 11 de fevereiro
Onde: Museu Victor Meirelles, Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/339509113085233

O Museu Victor Meirelles abre na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 19 horas, a exposição Y/Rembe’y, de Fran Favero. Antes, às 18 horas acontece o tradicional Encontro com o Artista, quando Fran conversa com o público sobre a sua trajetória e seus trabalhos. A exposição segue até o dia 11 de fevereiro, com entrada gratuita.

Y/Rembe’y é composta por vídeos, sons, instalações e publicações de artista, trabalhos propostos a partir de um lugar fronteiriço, complexo, um espaço de encontros, tanto no sentido de reunião quanto de confronto presente neste termo: a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Os trabalhos funcionam como fragmentos que pensam cada um à sua maneira sobre esse espaço múltiplo e fazem reverberar as potências de estar à margem e no limite.

Rembe em guarani significa margem, borda, orla. Já o termo Y significa água, rio, sendo rembe’y a fronteira, a margem do rio. Na tríplice fronteira, os limites entre países são marcados pelos rios que se encontram e se cruzam. Essa relação entre água e fronteira permeia os trabalhos propostos para a exposição, seja através da fluidez encontrada nas trocas fronteiriças e nas águas do rio, ou da barreira que muitas vezes o rio e a fronteira podem representar. Além de orla, rembe também pode significar lábios. Nesse sentido, as aproximações entre os três países criam uma zona em que podem existir idiomas mesclados, atravessados, como o portunhol ou o jopara (mistura entre espanhol e guarani ou português e guarani). A exposição propõe um mergulho nesta fronteira, uma experimentação de habitar/ser/estar no entre, sempre à beira de tornar-se outro.

Fran Favero vive e trabalha em Florianópolis. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com intercâmbio para a Université du Québec à Montréal – UQAM, no Canadá. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, participa de exposições coletivas desde 2010. Tem interesse especial pelas noções de espacialidade, paisagem e fronteira, com trabalhos que se inserem no campo dos multimeios, abrangendo principalmente a fotografia, o vídeo e os usos do som.

Atenção porque o museu está em sua sede temporária: na Rua Rafael Bandeira, 41 (quase esquina com a Vitor Konder), Centro – Florianópolis. Exposição Y/Rembe'y, de Fran Favero

Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Março 2017 Inscrições para Curso gratuito de Construç... >> Educação / Cursos
até 02 Março 2017 Seis novas turmas gratuitas da Oficina Inf... >> Educação / Cursos
até 03 Março 2017 Palestra gratuita inicia atividades do pro... >> Educação / Cursos
até 03 Março 2017 Passeio Noturno "Floripa Misteriosa&q... >> Especiais / Outros
até 03 Março 2017 Inscrições para atividades esportivas ofer... >> Dança
até 04 Março 2017 Tour Gratuito Côza Nossa pelo Centro Histó... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar