FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Conversas Para Adiar o Fim do Mundo, com artista plástico Bené Fonteles



Quando: 22 Fevereiro 2017, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O artista plástico, jornalista, escritor, músico e compositor Bené Fonteles traz a Florianópolis, no dia 22 de fevereiro, Conversas Para Adiar o Fim do Mundo. O bate-papo será aberto ao público e com entrada gratuita, às 19h, no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Não é necessário se inscrever previamente para participar do evento.

O encontro com Bené faz parte da programação do projeto Verão Cultural CIC 2017, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e que até o final do mês contará com uma série de outras atividades, entre conversas, oficinas, shows, espetáculos teatrais, sessões de cinema e exposições.

A temática da conversa segue o mesmo roteiro do que foi aplicado pelo artista na 32ª Bienal de São Paulo, da qual ele foi um dos 12 participantes preferenciais. Na ocasião, Bené levou para dentro da sua “Oca Tapera Terreiro”, montada dentro do Pavilhão da Bineal, artistas, ativistas, ecologistas, antropólogos, educadores e curadores para uma série de debates que chamou de "Conversas para adiar o fim do mundo". O artista foi um dos 81 convidados para participar da Bienal onde montou a oca, lugar em que a arquitetura indígena e cabocla "comia" antropofagicamente o prédio modernista de Oscar Niemayer, Pavilhão da Bienal.

Sobre Bené Fonteles

Bené Fonteles é paraense da cidade de Bragança, e há 45 anos desenvolve uma obra em torno da apropriação de materiais que lhe causam alumbramento. Sua obra encontra-se no âmbito da valorização da cultura popular e erudita.

Artista de grande projeção nacional, Bené iniciou seu trabalho como artista plástico e compositor na década de 1970, em Fortaleza, onde também se tornou jornalista e editor de arte. Desde então, desenvolve projetos gráficos para edições culturais, educacionais e ecológicas, que se estendem por várias décadas entre São Paulo, Fortaleza, Belém, João Pessoa, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Rio de Janeiro e Brasília.

Como proposta de sua arte, decidiu não sair de seu país de origem e aprofundar seu conhecimento acerca de um Brasil universal. Artistas como Bené Fonteles são de extrema importância. A relevância atribuída a sua obra pode ser observada nas palavras de Marcelo Mattos Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo: “A mim, o que me fascina na sofisticada e altamente elaborada arte de Bené Fonteles é a capacidade de nos despertar, de provocar, de emocionar e de fazer pensar. Impossível passar incólume diante destas construções que articulam popular e erudito, experiência e pensamento, matéria e alma”. Ou, ainda, nas palavras encontradas no catálogo Palavras e Obras, escritas por Wagner Barja, atual diretor do Museu da República Brasília: “Ao aproximarmo-nos dos objetos que o artista cria, percebe-se a extremada reverência que ele tem ao recolher objetos e referências culturais para introduzi-las no âmbito do espaço mítico e sagrado.
Conversas Para Adiar o Fim do Mundo, com artista plástico Bené Fonteles
Categorias: Fevereiro 2017
Tags: Encontro, Arte
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 21 Agosto 2017 Palestra gratuita Como se Realizam os Sonh... >> Educação / Cursos
até 21 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 30 Agosto 2017 Workshops do Prêmio Desterro – 8° Festival... >> Dança
até 30 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
até 31 Agosto 2017 Inscrições para curso gratuito de Orientaç... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar