FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Cine Imagens Políticas exibe "Limiares: com Anderson João Gonçalves" (2013) de Sandra Meyer



Quando: 09 Março 2017, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Cine Imagens Políticas

Quinta-feira, dia 9 de março, às 19h, ocorre a exibição de Limiares – com Anderson João Gonçalves, um documentário de Sandra Meyer, professora do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é mais uma edição do Cine Imagens Políticas, uma parceria entre o grupo de pesquisa Imagens Políticas, da Udesc Ceart, e a Fundação Cultural Badesc, onde ocorre a exibição seguida de debate com a diretora. A entrada é gratuita.

No documentário, o bailarino Anderson João Gonçalves revela a sua força criativa por meio de um discurso falado e dançado, ora delicado, ora contundente. O filme leva em conta a sua visão de mundo e suas experiências por meio de uma narrativa que é conduzida pelo próprio artista em um último depoimento, em tom confessional, concedido ao fotógrafo Pedro Alípio em 2009.

Falecido em 2010, o bailarino curitibano Anderson João Gonçalves foi um dos responsáveis pela consolidação da dança contemporânea em Santa Catarina. Em Florianópolis, nos anos 1980, gerou ideias inovadoras e participou da fundação de importantes coletivos de dança, como do Grupo Cena 11 Cia de Dança, do qual fez parte entre 1990 e 2009. Era bailarino, fazia coreografias, cenografias e figurinos.

Limiares – com Anderson João Gonçalves é um documentário de 56 minutos produzido em Florianópolis e lançado em 2014. É dirigido por Sandra Meyer, com assistência de Anderson do Carmo e roteiro de Sandra e Pedro Alípio. A obra tem produção executiva de Gláucia Grigolo, edição de Jefferson Bittencourt e edição de som, direção musical e composições de Diogo de Haro.

Após a exibição será realizado uma conversa com Sandra Meyer, diretora do documentário; Karin Serafin, bailarina, figurinista e integrante do grupo Cena 11; e Lucas Viapiana, coordenador do Cine Imagens Políticas.

Sobre o Cine Imagens Políticas

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação do grupo, Emanuele Mattiello na curadoria e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana e Ricardo Goulart na organização do cineclube.

Sobre a participante: Sandra Meyer é Doutora em Artes, Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 1989, atuando no Curso de Licenciatura em Teatro e no Programa de Pós-graduação em Teatro (mestrado e doutorado). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, movimento, cognição, improvisação, ação física e composição.

Limiares: com Anderson João Gonçalves
de Sandra Meyer. Brasil. 2013. 56 min. Documentário. 12 anos.
Com Anderson João Gonçalves.

Este é um documentário com Anderson João Gonçalves (Curitiba, 1964 – Florianópolis, 2010). Por meio de um discurso falado e dançado, ora delicado, ora contundente, o bailarino revela sua inventividade. LIMIARES com Anderson, de 56 minutos, leva em conta sua visão de mundo e experiências por meio de uma narrativa que é conduzida pelo próprio artista em último depoimento.
Cine Imagens Políticas exibe "Limiares: com Anderson João Gonçalves" (2013) de Sandra Meyer


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar