FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Cine Imagens Políticas exibe "Limiares: com Anderson João Gonçalves" (2013) de Sandra Meyer



Quando: 09 Março 2017, Quinta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Cine Imagens Políticas

Quinta-feira, dia 9 de março, às 19h, ocorre a exibição de Limiares – com Anderson João Gonçalves, um documentário de Sandra Meyer, professora do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é mais uma edição do Cine Imagens Políticas, uma parceria entre o grupo de pesquisa Imagens Políticas, da Udesc Ceart, e a Fundação Cultural Badesc, onde ocorre a exibição seguida de debate com a diretora. A entrada é gratuita.

No documentário, o bailarino Anderson João Gonçalves revela a sua força criativa por meio de um discurso falado e dançado, ora delicado, ora contundente. O filme leva em conta a sua visão de mundo e suas experiências por meio de uma narrativa que é conduzida pelo próprio artista em um último depoimento, em tom confessional, concedido ao fotógrafo Pedro Alípio em 2009.

Falecido em 2010, o bailarino curitibano Anderson João Gonçalves foi um dos responsáveis pela consolidação da dança contemporânea em Santa Catarina. Em Florianópolis, nos anos 1980, gerou ideias inovadoras e participou da fundação de importantes coletivos de dança, como do Grupo Cena 11 Cia de Dança, do qual fez parte entre 1990 e 2009. Era bailarino, fazia coreografias, cenografias e figurinos.

Limiares – com Anderson João Gonçalves é um documentário de 56 minutos produzido em Florianópolis e lançado em 2014. É dirigido por Sandra Meyer, com assistência de Anderson do Carmo e roteiro de Sandra e Pedro Alípio. A obra tem produção executiva de Gláucia Grigolo, edição de Jefferson Bittencourt e edição de som, direção musical e composições de Diogo de Haro.

Após a exibição será realizado uma conversa com Sandra Meyer, diretora do documentário; Karin Serafin, bailarina, figurinista e integrante do grupo Cena 11; e Lucas Viapiana, coordenador do Cine Imagens Políticas.

Sobre o Cine Imagens Políticas

O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.

Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.

Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação do grupo, Emanuele Mattiello na curadoria e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana e Ricardo Goulart na organização do cineclube.

Sobre a participante: Sandra Meyer é Doutora em Artes, Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 1989, atuando no Curso de Licenciatura em Teatro e no Programa de Pós-graduação em Teatro (mestrado e doutorado). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, movimento, cognição, improvisação, ação física e composição.

Limiares: com Anderson João Gonçalves
de Sandra Meyer. Brasil. 2013. 56 min. Documentário. 12 anos.
Com Anderson João Gonçalves.

Este é um documentário com Anderson João Gonçalves (Curitiba, 1964 – Florianópolis, 2010). Por meio de um discurso falado e dançado, ora delicado, ora contundente, o bailarino revela sua inventividade. LIMIARES com Anderson, de 56 minutos, leva em conta sua visão de mundo e experiências por meio de uma narrativa que é conduzida pelo próprio artista em último depoimento.
Cine Imagens Políticas exibe "Limiares: com Anderson João Gonçalves" (2013) de Sandra Meyer


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Outubro 2017 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ... >> Música
até 19 Outubro 2017 Outubro Rosa 2017 no IFSC Câmpus Florianóp... >> Educação / Cursos
até 19 Outubro 2017 Semana da Rendeira com oficinas de renda d... >> Especiais / Outros
até 19 Outubro 2017 Inscrições para o ensino médio técnico gra... >> Educação / Cursos
até 20 Outubro 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 21 Outubro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar