FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Cineclube Badesc exibe "Os Corruptos" (The Big Heat, 1953) de Fritz Lang



Quando: 29 Março 2017, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/126674604533009

Art 7

Os Corruptos (The Big Heat)
De Fritz Lang. EUA. 1953. 89min. Suspense. Sem classificação.
Com Glenn Ford, Gloria Grahame, Lee Marvin.

O suicídio de um colega coloca o sargento Bannion num caso de corrupção que ameaça sua carreira e a segurança dele e de sua família: sua esposa e uma filha pequena.

Dave Bannion (Glenn Ford) é um detetive da polícia extremamente honesto, que fica sabendo que outro detetive cometeu suicídio. Ao conversar com Bertha Duncan (Jeanette Nolan), a viúva, Bannion fica sabendo que ele ficou muito deprimido após saber que era um doente terminal. Porém a amante do morto, Lucy Chapman (Dorothy Green), tinha outra história para contar. Ela afirma que, ao se matar, deixou uma nota detalhando uma complexa trama de corrupção no departamento, que é comandada por Mike Lagana (Alexander Scourby). Agora Bertha quer usar esta nota para chantagear Lagana. Quando Lucy é achada morta ao lado de uma estrada abandonada, com o corpo dela mostrando sinais óbvios de tortura, Dave se convence que a história dela era real e vai até Lagana, o ameaçando de expôr seus crimes. Lagana então ordena que Bannion seja morto, mas a bomba no carro colocada para matar Dave acaba matando Katie (Jocelyn Brando), sua esposa. Lagana alega insubordinação e tira a insígnia de Bannion, mas ele se convence que querem destruir as pistas. Assim Dave investiga o caso, pois quer conseguir justiça. Ele tem como aliada Debby Marsh (Gloria Grahame), a ex-namorada de Vince Stone (Lee Marvin), que deformou metade do rosto dela com água fervente.

Tal como em Vive-se uma só vez (You Only Live Once), de 1937, Fritz Lang trata de instituições sociais que se voltam contra um cidadão comum. No caso de The Big Heat, é a instituição policial que está degradada pela corrupção. É contra ela que o justiceiro indignado reage e busca fazer justiça com as próprias mãos. De um lado, a sociedade burguesa degradada e suas instituições sociais; de outro o pequeno homem que busca justiça. É o ideal de justiça que move o heroi problemático. A justiça como fonte da lei e do direito. Mas a indignação do heroi hollywoodiano possui, antes de mais nada, uma motivação pessoal particular; no caso de The Big Heat, vingar-se do assassinato da mulher amada.

É um tema candente na filmografia de Fritz Lang e que percorre os filmes de Hollywood (inclusive, este é o mote trágico do filme histórico, O Gladiador (The Gladiator), de Oliver Stone). Como já salientamos, é uma variação típica da Fábrica de Sonhos, principalmente nos dramas clássicos dos anos 1930: o indivíduo heroico contra o sistema do poder e do dinheiro. Se, em 1937, com You Only Live Once, tivemos um final trágico; em 1953, teremos um final feliz: Dave consegue indiciar os corruptos e voltar à instituição de polícia. Nesse caso, ao invés de You Only Live Once, a crítica social é mitigada. Não é o sistema social (e suas instituições de polícia e justiça) que está apodrecido, mas apenas alguns de seus membros. O próprio Lang assim se exprime, nesta citação tirada da crítica de The Big Heat, feita por Antonio Moniz Vianna: "O combate do indíviduo contra as circunstâncias - o eterno problema dos gregos antigos, o combate contra os deuses, o combate de Prometeu.

Da mesma forma, hoje combatemos as leis e lutamos contra os imperativos que não nos parecem justos nem bons para o nosso tempo. Talvez eles sejam necessários daqui a trinta ou cinquenta anos, mas no momento não são. Estamos sempre combatendo." Um detalhe: são as mulheres nos filme de Lang que abrem veredas para o heroi justiceiro encontrar o seu caminho. É o caso de Silvia Sydney em You Only Live Once e, em The Big Heat, isto é bem claro com Debby Marsh, interpretado por Gloria Grahame (ou mesmo da velhinha que indica o assassino da mulher de Bannio).
Cineclube Badesc exibe "Os Corruptos" (The Big Heat, 1953) de Fritz Lang


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Outubro 2017 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ... >> Música
até 19 Outubro 2017 Outubro Rosa 2017 no IFSC Câmpus Florianóp... >> Educação / Cursos
até 19 Outubro 2017 Semana da Rendeira com oficinas de renda d... >> Especiais / Outros
até 19 Outubro 2017 Inscrições para o ensino médio técnico gra... >> Educação / Cursos
até 20 Outubro 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 21 Outubro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar