FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Cineclube Badesc exibe "Os Corruptos" (The Big Heat, 1953) de Fritz Lang



Quando: 29 Março 2017, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/126674604533009

Art 7

Os Corruptos (The Big Heat)
De Fritz Lang. EUA. 1953. 89min. Suspense. Sem classificação.
Com Glenn Ford, Gloria Grahame, Lee Marvin.

O suicídio de um colega coloca o sargento Bannion num caso de corrupção que ameaça sua carreira e a segurança dele e de sua família: sua esposa e uma filha pequena.

Dave Bannion (Glenn Ford) é um detetive da polícia extremamente honesto, que fica sabendo que outro detetive cometeu suicídio. Ao conversar com Bertha Duncan (Jeanette Nolan), a viúva, Bannion fica sabendo que ele ficou muito deprimido após saber que era um doente terminal. Porém a amante do morto, Lucy Chapman (Dorothy Green), tinha outra história para contar. Ela afirma que, ao se matar, deixou uma nota detalhando uma complexa trama de corrupção no departamento, que é comandada por Mike Lagana (Alexander Scourby). Agora Bertha quer usar esta nota para chantagear Lagana. Quando Lucy é achada morta ao lado de uma estrada abandonada, com o corpo dela mostrando sinais óbvios de tortura, Dave se convence que a história dela era real e vai até Lagana, o ameaçando de expôr seus crimes. Lagana então ordena que Bannion seja morto, mas a bomba no carro colocada para matar Dave acaba matando Katie (Jocelyn Brando), sua esposa. Lagana alega insubordinação e tira a insígnia de Bannion, mas ele se convence que querem destruir as pistas. Assim Dave investiga o caso, pois quer conseguir justiça. Ele tem como aliada Debby Marsh (Gloria Grahame), a ex-namorada de Vince Stone (Lee Marvin), que deformou metade do rosto dela com água fervente.

Tal como em Vive-se uma só vez (You Only Live Once), de 1937, Fritz Lang trata de instituições sociais que se voltam contra um cidadão comum. No caso de The Big Heat, é a instituição policial que está degradada pela corrupção. É contra ela que o justiceiro indignado reage e busca fazer justiça com as próprias mãos. De um lado, a sociedade burguesa degradada e suas instituições sociais; de outro o pequeno homem que busca justiça. É o ideal de justiça que move o heroi problemático. A justiça como fonte da lei e do direito. Mas a indignação do heroi hollywoodiano possui, antes de mais nada, uma motivação pessoal particular; no caso de The Big Heat, vingar-se do assassinato da mulher amada.

É um tema candente na filmografia de Fritz Lang e que percorre os filmes de Hollywood (inclusive, este é o mote trágico do filme histórico, O Gladiador (The Gladiator), de Oliver Stone). Como já salientamos, é uma variação típica da Fábrica de Sonhos, principalmente nos dramas clássicos dos anos 1930: o indivíduo heroico contra o sistema do poder e do dinheiro. Se, em 1937, com You Only Live Once, tivemos um final trágico; em 1953, teremos um final feliz: Dave consegue indiciar os corruptos e voltar à instituição de polícia. Nesse caso, ao invés de You Only Live Once, a crítica social é mitigada. Não é o sistema social (e suas instituições de polícia e justiça) que está apodrecido, mas apenas alguns de seus membros. O próprio Lang assim se exprime, nesta citação tirada da crítica de The Big Heat, feita por Antonio Moniz Vianna: "O combate do indíviduo contra as circunstâncias - o eterno problema dos gregos antigos, o combate contra os deuses, o combate de Prometeu.

Da mesma forma, hoje combatemos as leis e lutamos contra os imperativos que não nos parecem justos nem bons para o nosso tempo. Talvez eles sejam necessários daqui a trinta ou cinquenta anos, mas no momento não são. Estamos sempre combatendo." Um detalhe: são as mulheres nos filme de Lang que abrem veredas para o heroi justiceiro encontrar o seu caminho. É o caso de Silvia Sydney em You Only Live Once e, em The Big Heat, isto é bem claro com Debby Marsh, interpretado por Gloria Grahame (ou mesmo da velhinha que indica o assassino da mulher de Bannio).
Cineclube Badesc exibe "Os Corruptos" (The Big Heat, 1953) de Fritz Lang


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Fevereiro 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística
até 18 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 18 Fevereiro 2018 Inscrições para 5,6 mil vagas em 195 cursos gratuitos de idiomas e de qualificação profissional
até 19 Fevereiro 2018 VI Encontro de Física e Astronomia da UFSC
até 19 Fevereiro 2018 Escolinha de Arte abre inscrições gratuitas de teatro, música e artes visuais no CIC
até 25 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar