FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2017
Cineclube Badesc exibe "A Face Oculta" (One Eyed Jacks, 1961) de Marlon Brando



Quando: 05 Abril 2017, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito

Art 7

A Face Oculta (One Eyed Jacks)
De Marlon Brando. EUA. 1961. 141min. Drama. Sem classificação.
Com Marlon Brando, Karl Malden, Slim Pickens

Rio é um líder de uma quadrilha de ladrões. O seu mentor, Dad Longworth, o trai e ele decide se vingar. Mas tudo pode dar errado, pois Rio se apaixona pela enteada de Dad.

Após fugir de um roubo em um banco do México, o assaltante Dad Longworth (Karl Malden), vê a chance de ficar com todo o ouro roubado quando decide deixar Rio (Marlon Brando), seu cúmplice, para ser capturado. Pego em flagrante pela polícia local, Rio é preso e condenado. Passados cinco anos, ele consegue fugir da prisão e está disposto a se vingar de seu ex-comparsa. Para seu espanto, ele descobre que Dad agora é um respeitado xerife na Califórnia, e percebe que não será fácil derrotar seu traidor. Para facilitar sua aproximação, Rio envolve-se com Louisa (Pina Pellicer), a enteada que Dad trata como filha. O que Rio não poderia imaginar é que seria traído novamente - desta vez por seu coração.

A novela “The Authentic Death of Hendry Jones”, de autoria de Charles Neider serviu de base para os roteiristas Calder Willingham e Guy Trosper (e ainda Rod Serling e Sam Peckinpah não créditados) contarem os destinos de dois ladrões de bancos que após praticarem um assalto em Sonora, no México, se separam pois só havia um cavalo. E a montaria fica com o ladrão Dad Longworth que ao invés de retornar com outro cavalo para salvar Rio, o bandido mais jovem, decide fugir sozinho com o dinheiro roubado. Rio é preso e cumpre cinco anos de prisão em Sonora jurando vingança a cada dia. Quando finalmente Rio é libertado forma outro bando para assaltar bancos até chegar à pequena cidade onde Dad passou a viver. Casado com uma mexicana, com uma jovem enteada e com o cargo de Sheriff, Dad recebe Rio que simula desconhecer a traição do ex-amigo. Após conquistar a confiança de Dad, Rio engravida sua enteada Louisa (Pina Pellicer) e antes de concretizar sua vingança Rio é preso por Dad que lhe quebra a mão direita. Após longo período de recuperação Rio procura mais uma vez o ex-amigo traidor para o ajuste de contas definitivo.

Curiosidades
* Rod Serling , já famoso como o criador da série Twilight Zone (Além da Imaginação), escreveu uma adaptação do romance A Morte Autêntica de Hendry Jones por Charles Neider (1956), a pedido do produtor Frank P. Rosenberg. O livro era um tratamento fictício da história familiar de Billy the Kid , transferida do Novo México para a Península de Monterey, na Califórnia. A adaptação foi rejeitada.
* Rosenberg contratou Sam Peckinpah , que terminou seu primeiro roteiro em 11 de novembro de 1957. Pennebaker Productions, de Marlon Brando, pagou US $ 40.000 pelos direitos de Authentic Death e assinou um contrato com Stanley Kubrick para dirigir para a Paramount Pictures . Peckinpah entregou um roteiro revisado em 6 de maio de 1959. Brando mais tarde demitiu Peckinpah e contratou Calder Willingham , mas depois que ele e Brando pararam, Willingham e Kubrick foram demitidos. Guy Trosper tornou-se o novo roteirista e trabalhou na história com Brando, que se ofereceu para servir como diretor.
* O filme foi o último da Paramount Pictures lançado no formato VistaVision . O cinegrafista Charles Lang recebeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Cinematografia, Cor desse ano. Após a liberação, ele fez pouco dinheiro, levando a uma série de filmes infrutíferos para Brando.
* Marlon Brando filmou um total de cinco horas de filmagens adicionais, algumas das quais foram posteriormente destruídas. Mais tarde, outros diretores trabalharam no resto do filme depois que Brando se afastou da produção.
* O filme caiu no domínio público e por anos só estava disponível através de cópias com baixa qualidade. Em 2016, foi feita uma nova restauração digital 4K , realizada pela Universal Pictures em parceria com a The Film Foundation e em consulta com os cineastas Martin Scorsese e Steven Spielberg. Cineclube Badesc exibe "A Face Oculta" (One Eyed Jacks, 1961) de Marlon Brando

Categorias: Abril 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Abril 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
até 25 Abril 2017 3º Cine PET Odonto-Fono exibe filme "... >> Cinema Gratuito
até 27 Abril 2017 13ª Conferência Internacional de Diáspora ... >> Teatro / Circo
até 29 Abril 2017 Trilha Medita do Vale da Utopia da Guarda ... >> Esportes
até 30 Abril 2017 Trilha Medita da Cachoeira do Maciambu com... >> Esportes
até 10 Maio 2017 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxa... >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar