FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2017
Cineclube Badesc exibe "Perversa Paixão" (Play Misty for Me, 1971) de Clint Eastwood



Quando: 26 Abril 2017, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1291017377619138

Art 7

Nas quartas-feiras do mês de abril a Fundação Cultural Badesc em parceria com o Art 7, apresenta o especial SAINDO DA FRENTE DAS CÂMERAS - Atores que viraram diretores.

Interpretar é pouco para alguns atores satisfazerem seus anseios profissionais e pessoais. Por motivos diversos, muitos profissionais trocam ou conseguem conciliar a vida na frente e atrás das câmeras. Entre tantas motivações, existe quem se torna ator vislumbrando a direção, quem se interessa pela direção no dia a dia cansativo das gravações, e os que buscam uma forma de diversificar a carreira.

Perversa Paixão (Play Misty for Me)
De Clint Eastwood. EUA. 1971. 102min. Suspense. Sem classificação.
Com Clint Eastwood, Jessica Walter, Donna Mills
Homem começa a ser perseguido por mulher psicótica com quem teve um rápido caso numa noite.

Dave (Clint Eastwood) é um locutor paquerador que perdeu a namorada (Donna Mills) por causa de suas traições. Na cidade de Carmel ele vive sua rotina de passeios noturnos pelo circuito de bares e cantadas picantes dirigidas às ouvintes que escutam as cinco horas diárias de seu programa. Certo dia, ele sai como uma fã (Jessica Walter) e na sequência um romance se inicia, apesar dele deixar claro para ela que não gostaria de nada sério. Quando a ex-namorada retorna para a cidade, Dave pensa em mudar de vida e tornar-se fiel, mas Evelyn não está disposta a perder essa disputa amorosa e revela-se mais perigosa e imprevisível do que ele poderia imaginar

“Perversa Paixão” (Play Misty for Me, EUA, 1971) segue a trilha dos suspenses claustrofóbicos aberta por outro mestre, Alfred Hitchcock. Visto em retrospectiva, encaixa perfeitamente em um dos ramos de interesse do Eastwood diretor, que é o filme de mistério (“Poder Absoluto”, “Sobre Meninos e Lobos”, “Dívida de Sangue”, “Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal”). A diferença é que boa parte dos títulos posteriores que Clint dirigiu neste filão usam o elemento “thriller” como mera desculpa narrativa para investigar algum aspecto obscuro da natureza humana. “Perversa Paixão”, ao contrário, é um suspense mais despretensioso, um exercício de manipulação da tensão, bem à maneira do velho e bom diretor inglês. Ou seja, o tipo de filme perfeito para um cineasta iniciante, ainda inseguro.

O enredo é bastante simples e direto. O protagonista é um disc-jóquei paquerador (Eastwood) cuja namorada o largou por conta das sucessivas traições. Dave está aprisionado a uma rotina diária que inclui passeios noturnos pelo circuito de bares de Carmel (Califórnia) e cantadas picantes dirigidas às ouvintes que escutam as cinco horas diárias do programa que ele dirige. Ao cumprir esta rotina, certa noite, Dave leva para a cama uma fã simpática e atirada (Jessica Walter). Logo, ele e Evelyn começam a sair regularmente, embora o DJ faça questão de deixar claro que não deseja compromisso sério. Quando descobre que a ex-namorada (Donna Mills) voltou à cidade, Dave decide se endireitar e tornar-se fiel. Aí, Evelyn se torna agressiva e imprevisível – e o filme segue um crescendo de tensão impecável.

Clint Eastwood nunca escondeu de ninguém que Don Siegel foi seu grande inspirador, e “Perversa Paixão” deixa isso mais do que evidente. Como diretor, Eastwood gosta de ir direto ao ponto, sem malabarismos técnicos desnecessários, filmando apenas o essencial e abrindo espaço generoso para que os atores façam seu trabalho. Nesse sentido, a fotografia de Bruce Surtee cumpre a função com eficiência, evitando quase sempre o uso de zoom e filmando, sempre que possível, em tomadas longas, com a câmera posicionada à distância, acompanhando a ação sem interferir nela. Neste ponto, Eastwood diverge radicalmente de Hitchcock, que usava a câmera para guiar o espectador e sublinhar os significados que julgava mais importantes.

Para funcionar bem, esta opção do diretor exige uma química impecável dos atores, e este é um trunfo importante em “Perversa Paixão”. Ao escolher como contraponto dramático uma atriz energética e verbal, e desempenhar seu papel de co-protagonista de maneira discreta, Eastwood cria uma dinâmica interessante, fundamental no processo de apertar e afrouxar a tensão gerada pela história. Todo o elenco coadjuvante está muito bem (as curtas intervenções do outro DJ da rádio, do policial e do dono do bar cumprem bem a necessidade de injetar humor à trama, para evitar os excessos claustrofóbicos).

Curiosidades
• Perversa Paixão teve orçamento estimado em US$ 725 mil.
• Quando o ator [Eastwood] disse para Lew Wasserman, da Universal, que queria dirigir um filme, o executivo limitou-se a colocar apenas uma condição: não mudar sua maneira de atuar diante e, agora, atrás das câmeras.
• Foi rodado em 21 dias.
• Com liberdade total oferecida pelo estúdio, Eastwood finalizou o longa quatro dias antes do previsto e ainda economizou cerca de US$ 50 mil.
• As cenas de show existentes no filme foram realizadas durante o famoso e tradicional Monterey Jazz Festival.
• As filmagens aconteceram em Carmel, na Califórnia, cidade do ator e diretor, local onde tornou-se prefeito em 1986.
• Uma das primeiras cenas rodadas do filme foi com a participação do diretor e parceiro Don Siegel como Murph, um atendente de bar. De brincadeira, Eastwood fez ele repetir a cena 11 vezes e só depois avisou o câmera para colocar o filme e aí sim registrar a cena.
• Inicialmente, a Universal Pictures queria escalar Lee Remick para o papel de Evelyn, mas o diretor escolheu Jessica Walter por ter ficado impressionado com a atuação dela no drama O Grupo (1966), de Sidney Lumet.
Cineclube Badesc exibe "Perversa Paixão" (Play Misty for Me, 1971) de Clint Eastwood


Categorias: Abril 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar