FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2017
1º Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário



Quando: 27 Abril 2017, quinta-feira, às 14 horas
Onde: Espaço Físico Integrado (EFI), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1107338809409646

O curso de graduação em Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nesta quinta-feira, dia 27 de abril, às 14h, o 1º Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário. O evento acontece no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).

A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço para exposição de pesquisas que discutem as estratégias experimentais no/do cinema documentário. A intenção é provocar a reflexão acerca do ensaio audiovisual enquanto dispositivo de criação nos filmes documentários e, além disso, compreender as diferentes configurações estético-políticas do registro documental e seu uso, que perpassa desde o cinema até as videoinstalações. Trata-se de um espaço para integração das discussões compartilhadas pelas diferentes disciplinas do curso de Cinema, além de se configurar enquanto a possibilidade de um lugar para interlocução com outros cursos cujos estudos tenham interesse pelas experimentações no âmbito do Cinema Documentário.

O Colóquio é organizado pela professora Patricia Iuva e contará com a participação de dois pesquisadores convidados e a mediação do professor do curso de Cinema da UFSC, Daniel Leão. Os convidados serão a professora Gabriela R. Almeida, que falará sobre “O Ensaio Fílmico ou o Documentário à deriva” e o pesquisador Jamer Guterres de Mello, que discorrerá a respeito das “Estratégias documentais do cinema à videoinstalação”.

Sobre os convidados
Gabriela Ramos de Almeida é professora-pesquisadora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Como pesquisadora e docente, atua na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual, principalmente nos seguintes temas: narrativas audiovisuais; cinema não-ficcional; ensaio fílmico; teorias do cinema; estudos visuais; interseções entre cinema e artes visuais. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2015), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensaísmo no cinema a partir da série Histoire(s) du Cinéma, de Jean-Luc Godard. Foi bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), com período de estágio doutoral na Universidad Autónoma de Barcelona, sob supervisão de Josep Maria Català Domenech. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2009), com pesquisa sobre documentários de música.

Jamer Guterres de Mello é pesquisador de Pós-Doutorado (PNPD/Capes) em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre as videoinstalações do artista e cineasta alemão Harun Farocki. Doutor em Comunicação e Informação (2016) pela UFRGS, onde desenvolveu pesquisa sobre os agenciamentos estéticos e políticos do uso de imagens de arquivo nos documentários de Harun Farocki. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no Departament de Comunicación Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona, sob a supervisão de Josep Maria Català Domènech. Mestre em Educação (2010) pela UFRGS, onde desenvolveu pesquisa sobre arte, filosofia, ciência e a estética dos fanzines. Possui experiência no ensino de cinema experimental, cinema documentário, história e teorias do cinema, teorias da comunicação e teorias da arte. Foi integrante da equipe de produção do festival Cine Esquema Novo, realizado em Porto Alegre, nas edições de 2011 e 2013.

O mediador Daniel Leão é artista, pesquisador e documentarista. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina e leciona disciplinas de Roteiro e Fotografia na UFSC. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com pesquisa sobre documentário.
1º Colóquio Experimento(s) do/no Cinema Documentário


Categorias: Abril 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar