FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2017
Apresentação do Diagnóstico do Carnaval 2017 e entrega do Prêmio Máscara de Bamba



Quando: 13 Maio 2017, sábado, às 10 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/135190587025970

O grupo Oficina Crítica do Carnaval apresenta no dia 13 de maio, sábado, às 10h, na Fundação Cultural Badesc, o Diagnóstico do Carnaval 2017, documento que reúne dados coletados durante o desfile das escolas de samba deste ano. Na ocasião também será entregue o Prêmio Máscara de Bamba. A entrada é gratuita.

“O posicionamento crítico do grupo é impulsionado pelos rumos que a organização do carnaval de Florianópolis tem tomado nos últimos anos, principalmente em relação às manifestações espontâneas e tradicionais, que não estão sendo valorizadas em detrimento da falta de curadoria das programações carnavalescas”, afirma o consultor cultural e carnavalesco, Luis Fernando Albalustro, que lembra que o carnaval da capital já foi considerado um dos melhores do país.

O grupo Oficina Crítica do Carnaval reconhecerá sete iniciativas que valorizaram e contribuíram para a realização do Carnaval 2017, com a entrega do Prêmio Máscara de Bamba. O jornalista Renato Igor, o bloco carnavalesco Batuqueiros do Limão, o departamento de Marketing das Lojas Koerich, o blog Na Avenida, o Floripa Convention & Visitors Bureau, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e a RIC TV foram os selecionados. No evento também serão apresentados os critérios de premiação para 2018.

O Grupo

O Oficina Crítica do Carnaval é um movimento social organizado por profissionais e estudiosos, ligados direta ou indiretamente às manifestações carnavalescas da capital catarinense e que mantém o debate entre as várias fronteiras com as quais esta manifestação cultural realiza: economia criativa, memória cultural, políticas públicas, cidade e manifestações culturais.

O Grupo foi lançado em 2016 quando da realização do 1º Colóquio Carnaval de Florianópolis em Debate, no museu da Escola Catarinense. Neste evento foi produzido o Manifesto ao Carnaval de Florianópolis, que reivindica ações para preservação e manutenção adequadas com a organização do carnaval na capital.

Integram o grupo Adriana Rosa (atriz especialista em políticas públicas culturais), Carmem Fossari (teatróloga), Cristiana Tramonte (socióloga e historiadora do carnaval de Florianópolis), Graça Carneiro (arte educadora), Jorge Lautert (administrador do blog Na Avenida), Luis Fernando Albalustro (consultor cultural e carnavalesco), Marcelo Machado (arte educador, artista visual e carnavalesco), Marcos Carioni (arquiteto e cenógrafo), Michela R. Goulart (pedagoga), Rodrigo Leiffer (presidente da Sociedade Carnavalesca Tenentes do Diabo) e Sandra Makowiecky (historiadora, crítica de arte e diretora do Museu Escola de Santa Catarina).

Mais sobre os homenageados:
- Departamento de Marketing das Lojas Koerich: empresa patrocinadora do desfile das escolas de samba que se fez presente em ações de marketing sem interferir na estética do evento.
- Blog Na Avenida: pela iniciativa de transmissão ao vivo pela internet do desfile das escolas de samba.
- Floripa Convention & Visitors Bureau: por ter montado na passarela Nego Quirido durante o desfile das escolas de samba, um camarote de valorização ao samba local.
- Jornalista Renato Igor: pelo posicionamento em seus comentários em defesa do carnaval enquanto uma manifestação popular que precisa ser respeitada e incentivada pelas políticas públicas.
- Comcap: por manter o padrão de qualidade nos serviços de limpeza do desfile das escolas de samba.
- Bloco carnavalesco Batuqueiros do Limão: pela tradição de ocupar na noite de segunda feira de carnaval, a Praça XV de Novembro, tradicional reduto de bambas.
- RIC TV: por ter acreditado na força cultural do evento, mesmo em um momento de crise e transmitir ao vivo o desfile das escolas de samba.
Apresentação do Diagnóstico do Carnaval 2017 e entrega do Prêmio Máscara de Bamba


Categorias: Maio 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 24 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar