FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Exposição "Silêncio" de Albertina Prates



Quando: até 24 de junho
Onde: Centro de Cultura e Eventos, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/302520726834449

A partir do dia 19 de abril a comunidade UFSC terá um novo ponto de encontro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Espaço Expositivo do CCEven, um novo espaço que pretende divulgar as atividades culturais da Universidade.

A abertura ficará por conta da artista plástica Albertina Prates, com exposição intitulada “Silêncio”, e na sequência mais três artistas catarinenses irão expor. A mostra começa no dia 19 de abril às 17h30 e segue até o dia 24 de junho, de segunda à sexta feira, das 8h às 20h.

Albertina Prates é uma artista plástica catarinense conhecida pelas suas obras de arte figurativa em telas de grandes formatos. Já expôs em prestigiados espaços culturais como Carrousel Du Louvre – Paris; Nádor Galéria – Budapeste; Museum Night – Serbia e Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, entre outros. Participou de vários salões de arte e da Bienal de Arte Contemporânea da Argentina. Simultaneamente a artista esta com a exposição "A Pele" no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, que propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta e traz exemplares de pele humana.

O espaço, localizado no hall central de acesso ao Centro de Cultura e Eventos é destinado a divulgar atividades culturais da Universidade. O projeto foi idealizado pela diretora do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC (DCEven), Rosemar da Silva. Para o segundo semestre de 2017, o DCEven pretende publicar um edital para inscrição de propostas aos interessados em divulgar seus trabalhos nesse novo espaço. As quatro primeiras mostras serão um “ponto de partida” para divulgar e concretizar o espaço. Esta pequena galeria esta em um lugar estratégico e bem localizado no Centro de Cultura e Eventos, por conta disso a visitação será muito grande.

SOBRE A ARTISTA

É formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou em Artes Visuais Contemporâneas. Nascida em Criciúma (SC), começou a desenhar e pintar aos 5 anos de idade. Sua paixão pelo desenho e pela pintura lhe acompanharam na vida adulta e a levaram a estudar Artes Plásticas.

Foi apresentadora do programa Variedades, Jornal do Almoço, TV RBS, atuou no cinema e teatro como atriz, cantora, figurinista e direção artística. Trabalhou também como Carnavalesca criando enredos, figurinos, carros e alegorias. Admira os artistas William Blake, Lucian Freud e Francis Bacon.

"Na composição de minhas obras o nu é o ponto de partida- a vestimenta indica o tempo, a minha proposta é o Atemporal, pois falo do Ser – humano: homens, mulheres, crianças e sua Humanidade".

No esforço de olhar no tempo e no entendimento em relação ao mundo, Albertina Prates propõe composições de figuras onde se percebe uma clara dimensão cenográfica do sagrado e do profano.

Expõe seus trabalhos desde o ano de 1974. Já participou do Salão da Sociedade Brasileira de Belas Artes de Paris (dez./ 2013), da 2ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea da Argentina (out./2014) e de salões de arte contemporânea em Blumenau e Itajaí, além de ter criado grandes painéis em mosaico e em pintura acrílica em importantes espaços públicos – como Arena Multiuso de São José e Prefeitura Municipal de São José. Já realizou mostras individuais e participou de exposições coletivas no mundo todo.

Atualmente, é possível encontrar telas da artista no Studio Refosco, Florianópolis, e na Tartaglia New Showroom, no Rio de Janeiro, onde expõe atualmente

“O silêncio é uma grande cerimônia.
É um prelúdio de abertura à revelação, à criação…
Eis que somos “homem”!
O homem é mineral, é vegetal, é animal…
e através de seu espírito conecta-se com o divino.
O homem como síntese do universo, microcosmo,
ocupa o centro do mundo dos símbolos.
O homem se utiliza do Homem como espelho, e,
‘… enquanto espelho reflete a beleza ou a feiúra’ (Platino – Enéadas, 4,3.)
O silêncio é um praeladium…
Exposição "Silêncio" de Albertina Prates


Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar