FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Junho 2017
Exposição "O Viajante do Tempo" do jornal "O Correio do Povo" comemora aniversário da Biblioteca Pública



Quando: até 20 de junho
Onde: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Endereço: Rua Tenente Silveira, 343 - Centro
Quanto: Gratuito

Como parte das comemorações pelo seu aniversário de 163 anos, que serão completados em 31 de maio, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe de 22 de maio a 20 de junho a exposição itinerante Viajante do Tempo, promovida pelo jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul, com pesquisa das historiadoras Silvia Toassi Kita e Ellen Annusech Bona. O jornal é um dos participantes da Hemeroteca Digital e está tendo suas edições digitalizadas e colocadas à disposição de todo o público por meio da plataforma do projeto.

Instalada junto ao hall da Biblioteca, a mostra reunirá uma série de anúncios publicitários veiculados durante os primeiros 50 anos do periódico (1919-1969), e organizados sobre quatro eixos temáticos: Propaganda é a alma do negócio, Lazer e Sociabilidade, Aparência e Saúde e Produção e Consumo. Por meio destes eixos, o visitante poderá entender as mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais que acompanharam o desenvolvimento da cidade de Jaraguá do Sul, tais como as negociações e transações imobiliárias, aluguel de animais (mulas e cavalos), os anúncios de empregos, a circulação nos bares, cinemas, cafés, os anúncios de remédios e aquisição de produtos (como bebidas, chapéus, tecidos e bicicletas). Além de anúncios publicitários impressos na Língua Portuguesa, o público visualizará anúncios na Língua Germânica, pois o jornal era editado nos dois idiomas durante as décadas de 1920 e 1930.

O periódico O Correio do Povo completou 98 anos de circulação no dia 10 de maio de 2017, sendo considerado o jornal mais antigo em atividade em Santa Catarina. A digitalização de toda a coleção do jornal já foi iniciada, sendo que o primeiro lote envolvendo os anos de 1919 a 1940 será entregue em junho.

Hemeroteca Digital

A Hemeroteca Digital é um projeto desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Biblioteca Pública de SC, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas. O objetivo é divulgar o acervo documental de publicações periódicas, em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina a partir do século XIX, promovendo assim o acesso a fontes documentais selecionadas, organizadas e estruturadas em formato digital (pdf) e disponibilizadas no endereço hemeroteca.ciasc.sc.gov.br

Visitação: de 22 de maio a 20 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 11h45
Exposição "O Viajante do Tempo" do jornal "O Correio do Povo" comemora aniversário da Biblioteca Pública


Categorias: Junho 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar